Artigos

Perfil comportamental: o que você precisa saber para fazer a contratação certa

perfil comportamental

Parte essencial de uma empresa, seja ela uma multinacional ou uma pequena organização de descarte de lixo eletrônico, são os colaboradores que atuam nos setores da empresa. Por isso, saber o que é perfil comportamental é muito importante, já que eles são uma forma de identificar atitudes predominantes em cada indivíduo.

A contratação de profissionais é uma preocupação para os gestores de qualquer companhia. E no momento da contratação, é importante que seja traçado um perfil comportamental que vá de encontro com as expectativas da empresa no que diz respeito aos resultados esperados.

Nova call to action

Neste texto, iremos falar sobre o perfil comportamental e o que o gestor de uma empresa precisa se atentar para fazer a contratação certa para o seu setor. Fique conosco e acompanhe.

O que é perfil comportamental?

De forma geral, o perfil de uma pessoa pode ser descrito como um resumo de suas características. E o comportamento, pode ser entendido como as respostas que o ser humano emite quando é estimulado de diversas formas pelo ambiente externo em que se encontra.

Com isso, podemos entender que o perfil comportamental de uma pessoa trata-se de seu modo de agir diante de determinadas situações.

E no que diz respeito ao ambiente corporativo, o perfil comportamental se refere ao modo como cada indivíduo reage dentro deste tipo de ambiente.

O perfil comportamental pode prever não apenas como um colaborador vai reagir em um ambiente corporativo, mas também como se relacionará com outros profissionais naquele ambiente em situações do dia a dia ou até mesmo em momentos de conflito.

Portanto, o gestor de uma empresa fabricante de bisnaga de plástico, por exemplo, pode traçar o perfil desejado para a vaga que necessita, seja na área de produção, financeira, recursos humanos e outras, e a partir daí, fazer o processo seletivo para a contratação.

É importante entender que há diferentes metodologias para saber sobre o perfil de um profissional e os principais perfis classificados são:

  1. Comunicador;
  2. Planejador;
  3. Executor;
  4. Analista.

Como analisar o perfil comportamental?

A análise do perfil comportamental de um profissional é importante no momento da contratação. Veja a seguir como analisar esse perfil!

  1. Entenda o perfil das pessoas já contratadas: para traçar um perfil, é importante entender o perfil dos colaboradores já contratados. Com isso, é possível entender as características dos perfis que já fazem parte da empresa e o perfil ideal para cada área;
  2. Traça o perfil desejado para a vaga: uma empresa de usinagem de precisão, por exemplo, que entende o perfil de quem já está na empresa, consegue com mais facilidade traçar o perfil desejado para uma vaga em específico;
  3. Considere a missão e valores, mas também as características da área: é importante buscar profissionais que se adequem à missão e valores da empresa e em conjunto com isso, considerar as características da vaga em questão, por exemplo, para a área de vendas um profissional comunicativo, empático de raciocínio rápido etc;
  4. Faça testes eficientes: os testes são fundamentais para o mapeamento e análise de perfil. Há diversas metodologias para esta finalidade como DISC, STAR, IAC, HBDI e muitas outras;
  5. Analise de forma profunda: faça um apanhado das informações dos testes e entrevistas e analise profundamente cada candidato, entendendo seus pontos fortes, pontos a melhorar, capacidade comportamental etc.

Considerando os passos acima, é possível realizar uma contratação mais assertiva de acordo com as expectativas de resultados para a vaga disponível.

 

gestão empresarial

 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments