Artigos

12 perguntas sobre liderança para você tirar todas as suas dúvidas

Todo profissional de RH conhece a importância dos líderes organizacionais.

Mas é comum recebermos diversas perguntas sobre liderança aqui na Solides! Afinal, com um papel tão importante para a empresa, esses gestores precisam contar com ferramentas e orientações para ter assertividade no momento de lidar com os colaboradores. Por isso, separamos algumas das dúvidas e a Mônica Hauck, nossa fundadora, fez uma live no Facebook para responder, Você pode assistir aqui!

Para o artigo de hoje, trouxemos as principais perguntas sobre liderança respondidas durante a live. Então, continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre o assunto!

1- Como um líder pode motivar uma equipe que não acredita no sucesso da empresa?

Para fazer com que os colaboradores acreditem no sucesso da organização, é preciso primeiro que o líder creia nela e segundo que o propósito da empresa seja comunicado, pois esse pode ser um dos motivos do não engajamento.

Além disso, é preciso saber que cada um tem seu tempo, ou seja, a visão sobre o negócio será construída de maneira  gradativa. O dono da empresa, por exemplo, foi quem pensou a organização em si e em qual é o seu propósito, ele está de certa forma mais próximo dos objetivos do que um colaborador que acabou de entrar e ainda está entendendo e tendo contato com a organização.

O importante é comunicar a visão, os planos e onde a empresa deseja chegar, se não as pessoas não conhecerão e não entenderão o porquê de tudo que acontece. Depois disso é só deixar cada um ter o seu momento para conseguir enxergar.

2- Como engajar um líder para que ele influencie seus liderados e consiga melhores resultados?

As lideranças precisam ser exemplo para os seus colaboradores, elas precisam estar engajadas. Líderes não comprometidos com a empresa podem gerar sérios problemas.

Por isso, os gestores precisam entender e apoiar as estratégias da empresa, conhecer a cultura organizacional, se sentirem valorizados e entenderem porque estão ali. Só assim conseguirão  manter as equipes motivadas e engajadas

3- Como um líder pode dividir o tempo entre a gestão de pessoas e as próprias tarefas?  

Quando um profissional se torna líder ele precisa entender que a partir desse momento, o que importa e é essencial é a  gestão de pessoas. Afinal, o resultado da liderança depende do resultado de sua equipe.

Liderar é fazer com o que o time aumente sua performance. Por isso, ficar no operacional não irá trazer resultados.

4- Como um líder consegue gerir sua equipe em uma empresa que enfrenta conflitos com a gestão de mudanças?

Uma empresa que não muda não consegue sobreviver no mercado. Por isso, não existe liderança e gestão sem mudanças. É importante que o líder mostre para a organização a importância da transformação, que passar por modificações não é mais uma exceção e sim uma regra,

5- Como liderar uma equipe composta por antigos colegas de mesmo cargo?

Quando um colaborador vira líder da sua própria equipe, é muito importante se atentar e gerir suas emoções. É comum que os antigos colegas de trabalho passem a tratar o novo gestor com certa distância, já que a relação sofreu uma enorme mudança, e isso pode fazer com que ele se sinta isolado

Primeiramente,  preciso que o líder entenda que o papel dele na equipe passou a ser totalmente diferente, Com o novo cargo, ele ganha mais exigências, precisa tomar decisões e nadar contra a corrente

essa forma, a liderança não pode se prender às relações antigas, pois assim será realmente difícil criar um novo vínculo. É necessário que ele se imponha e seja o gestor que a equipe realmente precisa.

6 – Como fazer uma boa gestão de conflitos?

gestão de conflitos se faz levando em consideração as diferenças de cada colaborador, conhecendo o perfil comportamental deles e compreendendo quais são os motivos do confronto

Nesse tipo de situação, muitas vezes as pessoas estão querendo dizer a mesma coisa ou chegar ao mesmo lugar. Mas como cada uma tem uma forma de lidar com os acontecimentos  e de se expressar, isso pode acabar gerando atrito.

Por isso, é importante mapear o perfil comportamental dos colaboradores. Um software de RH pode te ajudar a fazer esta tarefa  de maneira rápida e segura! Assim você entende como cada profissional da equipe reage a diferentes situações e ajuda a criar um ambiente mais harmonioso.

7- Como preparar os gestores para lidar com uma nova geração de colaboradores?

Atualmente as empresas estão precisando lidar com  muitas geraçõesdiferentes em um mesmo ambiente O que é necessário ter em menteé que o ser humano se complementa.

Cada geração domina algo e tem um ponto forte que a outra não desenvolveu tanto. É dessa forma que o líder deve mostrar para os seus colaboradores que eles precisam uns dos outros, que só assim conseguirão criar um bom ambiente de trabalho.

8- Como identificar habilidades de liderança na contratação?

Primeiro é preciso entender que não existe uma habilidade concreta para ser líder, as competências para isso irão depender da necessidades da equipe e da organização. Por isso,  você precisa saber o motivo de precisar contratar um novo líder antes mesmo de começar o processo seletivo .

Com a ajuda de um sistema de mapeamento comportamental, você consegue estruturar as competências necessárias fazer o mapeamento comportamental dos candidatos para a vaga à liderança e assim realizar uma contratação mais assertiva.

Ao invés de olhar para o passado e ficar procurando coisas que deram certo, é bom também olhar para o futuro e entender o que é  preciso em um líder para que a empresa cresça.

9- Como criar plano de desenvolvimento para as lideranças?

Primeiramente, é  fundamental entender de forma profunda a estratégia da empresa. Saber onde ela deseja chegar, quais são as suas necessidades e qual é o perfil dos colaboradores que ela possui para gerar o desenvolvimento.

Olhando para o futuro e estudando o que a empresa precisa, é mais fácil entender qual tipo de liderança é necessária e assim criar um plano de desenvolvimento.

10- Quais são os pilares para uma liderança de sucesso?

Para exercer uma liderança de sucesso, o gestor precisa conhecer o contexto em que está inserido, entender o que é valor para a organização e que o seu papel é fazer com que sua equipe seja melhor do que ele. Dessa forma, ele precisará estar pronto para , abrir mão da sua vaidade e ego.

Pensar a longo prazo também é essencial. . Um líder só consegue fazer isso quando se conhece de forma profunda, sabe quais são suas capacidades e o que ainda lhe falta. Isso pode ser feito através de testes de perfil e análise de comportamento, com ferramentas que garantem assertividade ao processo.

11- Como ser um líder se os superiores não apoiam as suas decisões?

É importante fazer um alinhamento das estratégias e entender qual é o lugar do líder na organização, saber qual é o motivo para os superiores não o apoiarem.

Pode ser que exista algo que os superiores  estão enxergando e o líder não, ou ao contrário, o líder vê algo que os superiores ainda não veem e acaba não conseguindo se comunicar.

Melhorar a visão e a comunicação são pontos chaves para fazer com que os superiores entendam as lideranças.

12 – Como a liderança pode colaborar para diminuir a rotatividade de um setor?

A liderança precisa entender  qual é o impacto do seu perfil do líder para a equipe, e de que forma ele tem contribuído para a empresa. Faça uma pesquisa demissional profunda, conversando com os colaboradores e pedindo que eles digam o que pensam e o que acham do gestor.

O líder é um agente que pode mudar o setor. Por isso, entendê-lo é fundamental para saber como a equipe está sendo afetada e quais estão sendo as possíveis causas para as demissões. Muitas vezes é preciso melhorar a comunicação do time, alinhar as perspectivas e os propósitos de crescimento.

Antes de contratar um novo colaborador, também é fundamental analisar o seu perfil com a ajuda de uma ferramenta e entender qual é sua compatibilidade não só com a equipe, mas também com o líder.

Como falamos no artigo com as perguntas sobre liderança, conhecer os colaboradores é tarefa essencial para qualquer gestor. Quer saber mais sobre gestão de pessoas? É só clicar aqui, e acessar o ebook que preparamos para você!

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of