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Como melhorar as taxas de resposta da pesquisa de clima organizacional

As taxas de resposta da pesquisa de clima organizacional é um assunto delicado na maioria das empresas. Muitas organizações podem alcançar apenas uma taxa de resposta de 50%, mas algumas conseguem aumentar para 80%, às vezes até para 90%. Você pode sentir que esse nível de participação pode parecer uma tarefa assustadora e esmagadora, mas a verdade é que não está longe de ser possível.

Existem três razões principais pelas quais muitas empresas sofrem com baixas taxas de resposta. Primeiro de tudo, é porque os colaboradores participaram de várias pesquisas e mesmo assim parece não haver mudanças nos resultados.

Segundo, alguns profissionais podem temer serem identificados e perseguidos por seus pontos de vista. E terceiro em alguns locais de trabalho, os gerentes podem não perceber a importância das pesquisas da equipe e, portanto, não colocar ênfase e atenção suficientes para que elas sejam preenchidas pela equipe.

Seja qual for o problema específico da sua empresa, veja como aumentar as taxas de resposta da pesquisa de clima organizacional.

Envolva os gestores no processo

O primeiro e mais importante passo para aumentar as taxas de resposta da pesquisa de clima organizacional é fazer com que os gerentes participem, entendam a sua importância e compartilhe para a equipe. Quando a pesquisa estiver em andamento, os gestores devem lembrar para os colaboradores que ela está acontecendo e sobre os seus benefícios.

É bom também que eles monitorem as taxas de resposta para que o setor de recursos humanos possa identificar os departamentos com baixos índices de resposta. Os gestores precisam ser responsáveis pelas taxas de participação dos seus departamentos, já que eles são responsáveis ​​diretos por essas equipes e têm a capacidade de fazer com que a pesquisa alcance todos.

Realce os resultados de pesquisas anteriores

Como mencionado anteriormente, um dos maiores problemas para as baixas taxas de resposta das pesquisas, é que os colaboradores não acreditam que ela terá algum efeito sobre os problemas da empresa.

Isso pode ser resolvido compartilhando resultados e estatísticas das últimas pesquisas e mostrando como a organização melhorou com base nesses resultados. No entanto, não fale apenas sobre quando a nova pesquisa estiver chegando ou quando for concluída. Procure destacar seus esforços trimestralmente para que a pesquisa esteja sempre atualizada e na mente de seus colaboradores.

Promova a pesquisa de clima organizacional

É indispensável que você torne sua pesquisa o mais acessível possível para seus funcionários. Isso pode significar tê-la disponível online, em formato de papel, ou até mesmo através de um site que seus funcionários possam preencher em casa por conta própria.

No entanto, você não pode parar por aí,  você precisa promover a pesquisa o máximo que puder. Isso significa criar cartazes, enviar e-mails e usar os gestores para lembrar os colaboradores. Quanto mais acessível, melhores serão as taxas de resposta!

Garanta a confidencialidade

Não deixe que o medo de retribuição de seus colaboradores prejudique a taxa de resposta. Se os profissionais tem medo de que o feedback sincero seja recebido de forma desfavorável, eles precisam se sentir confiança na pesquisa e em quem terá acesso a ela.

É por isso que talvez seja melhor terceirizar a pesquisa em vez de executá-la internamente para que os colaboradores se sintam seguros para responder o que acharem que devem. Evite perguntas muito pessoais, uma longa lista de perguntas que pedem aos funcionários que indiquem sua idade, sexo e cargo, fará com que eles pensem que serão identificados.

Tenha calma nas perguntas abertas

Embora as perguntas abertas sejam excelentes ferramentas para capturar os verdadeiros pensamentos e sentimentos dos colaboradores, uma pesquisa com muitas perguntas abertas torna a pesquisa cansativa de forma muito rápida. Fazendo com que os colaboradores desistam de responder.

Limite-se a duas ou três perguntas formuladas com precisão, que convidam a uma reflexão aberta e sincera sobre os pontos fortes da empresa e áreas de oportunidade em toda a organização, a fim de aumentar as taxas de resposta da pesquisa de pessoal.

Coloque essas dicas em práticas, é certo que as taxas de resposta na suas pesquisa de clima organizacional, irão aumentar e consequentemente o ambiente de trabalho irá melhorar, pois mais colaboradores irão dar suas opiniões sobre as mudanças necessárias.

Quer saber o que fazer com os resultados da pesquisa? Então não perca tempo, clique aqui e acesse o artigo que separamos para você!

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

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