Artigos

PESSOA CERTA NA FUNÇÃO CERTA

Quando uma empresa contrata um funcionário, alguns quesitos normalmente são analisados durante o processo de seleção: aparência física, competências técnica, formação, empatia ou a soma dessas características. Mas, e quando isso não é o suficiente?

É comum vermos uma empresa contratar um funcionário para o atendimento ao cliente e este, não ter o carisma necessário para a função. Porém, é um excelente funcionário para ficar em um escritório, fazendo levantamentos de contas a pagar e receber, por exemplo. Por isso, ao analisar o perfil de um candidato à uma vaga, não podemos deixar de analisar também, se essa vaga se encaixa no que o candidato deve e pode fazer, segundo sua formação e aptidão.

Mas, essa tarefa não é fácil. É comum nas empresas, pessoas atuando em funções que não lhes proporcionam o melhor rendimento, como no exemplo citado acima. E de quem é a culpa? Talvez seja exatamente da dificuldade que é perceber e determinar a capacidade e limitação de cada um.

Uma das ferramentas que o gestor tem a disposição hoje em dia para minimizar este problema é a tecnologia. Com o avanço dos estudos, analisar o perfil de um candidato está ficando menos complicado com a utilização de softwares que monitoram e determinam o perfil de um funcionário.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é a realização de cursos de capacitação. Esses cursos podem trazer como resposta, a necessidade de remanejar determinados funcionários além de apontar qual é a capacidade e limitação de cada um.

Porém, para o pequeno e o médio empresário talvez essas ferramentas tenham um custo elevado ou simplesmente não compensem. É aí que surge a possibilidade da utilização do outsourcing.

OUTSOURCING

A terceirização de RH já é uma realidade no Brasil e pode ajudar empresários de todos os portes, na contratação e na identificação das potencialidades de cada candidato e funcionário, para a função que será exercida. Assim, o empresário não precisa dispor das ferramentas e sim, contratar o serviço de empresas que detém além das ferramentas, o know-how necessário, com um custo bem menor.

Investir na capacitação, em processos de motivação e valorização profissional, também é muito importante. E para isso, também é possível contar com as empresas especializadas na terceirização de RH.

É preciso estar atento a essa questão, pois a pessoa certa na função certa pode ser a diferença entre um funcionário eficiente e um trabalhador desmotivado.

Amanda G. Gagliastri
Administradora
Especialista em Gestão de Pessoas
amanda@tradeup.adm.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of