Artigos

Planejador: saiba mais sobre esse perfil comportamental

No mundo corporativo, as pessoas são divididas em quatro principais perfis comportamentais, que servem de auxílio para categorizar os tipos de profissionais com os quais podemos cruzar caminhos, por exemplo, o planejador.

Assim como na vida pessoal, no mundo corporativo, as pessoas contam com fraquezas, forças, pontos a serem trabalhados, gostos, desgostos, opiniões e diferentes maneiras de lidar com determinadas situações.

Nesse sentido, o foco deste post é contar um pouco mais sobre o perfil planejador, suas competências e como ele lida com cargos de liderança. Mas, antes, apontaremos um pouco sobre os outros três perfis. Acompanhe!

Nova call to action

Quais são os perfis comportamentais

Antes de aprofundar um pouco mais sobre o perfil do planejador, falaremos dos demais perfis.

Comunicador

O profissional que se encaixa no perfil do comunicador é aquele que é ativo, extrovertido e animado. Não gosta de monotonia ou de ficar sempre parado no mesmo lugar. Assim, conta com fácil dinamicidade de transitar entre um assunto e outro.

Ainda, o comunicador trabalha melhor em equipe e em um ambiente harmonioso. Além disso, entregam demandas e tomam decisões com rapidez, eficácia e agilidade. 

Executor

O perfil do executor é aquele que tem facilidade para assumir cargos de liderança, sendo ativos, dinâmicos e eficientes. Trata-se de profissionais competitivos e que fazem suas entregas com foco em resultados.

Analista

O analista é aquele perfil preocupado e que está sempre atento. Tende a ser um pouco pessimista, sendo mais quieto e retraído. Ainda, é bom em atividades que requerem agilidade, inteligência e cuidado. Por ser mais observador, surge com soluções instantâneas para problemas repentinos. 

Afinal, como é o perfil do planejador

O profissional que se encaixa no perfil comportamental planejador é identificado pelo comportamento calmo, paciente e seu autocontrole. Além disso, é tranquilo, segue as normas estabelecidas e é adepto às rotinas. 

Uma dupla ideal para o planejador seria alguém ativo e dinâmico. Ainda, por ser observador, calmo e paciente, sente-se confortável em situações de emergência. Por fim, é um perfil fácil de se relacionar, por passar um conforto através de sua tranquilidade. 

O planejador na liderança

Ser um bom líder é uma missão que vai muito além de se encaixar em um certo perfil comportamental ou não. Trata-se de um conjunto de vivência, entendimento e conhecimento de sua equipe e funções, somado às hard e soft skills.

Mas para o planejador ser um líder, é importante saber como ele lida com os diferentes perfis comportamentais de profissionais que estão em níveis acima ou abaixo dele. Por ter a característica de ser observador, consegue liderar de maneira harmônica, preocupando-se com pequenos detalhes e nuances.

O clima da equipe de um planejador é tranquilo e integrado, com todos alinhados e bons relacionamentos sendo mantidos. Quando de frente a novas ideias e projetos, implementa-os com cuidado e sem muita euforia. 

Como sempre preza por um ambiente harmônico, para um planejador na posição de liderança, é um pouco mais difícil ser duro e firme com a sua equipe. 

Se você gostou do conteúdo e quer aprender um pouco mais sobre gestão comportamental, acesse o nosso blogpost que conta como a gestão comportamental ficou ainda mais estratégica.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments