Artigos

Planejamento De Carreiras

Por Rosenilson Felix de Amaral
Resumo: Planejamento de Carreiras

Introdução
O objetivo desse trabalho é de enfatizar e conscientizar para a importância do planejamento e gestão das carreiras nas organizações, como sendo fundamental e estratégica; etraçar uma análise teórica sobre o conceito de carreira e frisar a importância do seu planejamento como premissa básica, para o autoconhecimento, para garantir qualidade de vida e satisfação profissional em diversas fases da carreira.
Em decorrência dos acontecimentos nos cenários, econômico, político e social, e com o surgimento da sociedade do conhecimento e da informação, que tem se desenvolvido em ritmo crescente e acelerado, torna os desafios mais difíceis de serem superados sem planejar as ações, e principalmente, as carreiras dos colaboradores nas suas respectivasorganizações. Portanto o planejamento e gestão das carreiras é indispensável, fundamental e estratégica para o desenvolvimento das organizações e pessoas, no sentido de os colaboradores agregarem valor à organização e se constituírem cada vez mais num importante diferencialcompetitivo e também de sobrevivência no mercado.

Desenvolvimento
O planejamento das carreiras contribui para que as organizações não apenas sobreviva no mercado altamente competitivo, mas que faça o seu diferencial, se tornando sólida, através de seus colaboradores. É importante ressaltar, que o planejamento das carreiras deve ir ao encontro da missão e visão da própria organização, conciliando os objetivos e benefícios organizacionais, com os dos profissionais, ou seja, alinhando os interesses da empresa com os dosseus colaboradores. O planejamento das carreiras deve-se pautar na ética, nos valores, princípios e na cultura organizacional,cooperando também para o desenvolvimento e crescimento tanto do profissional/colaborador como para alcanço do diferencial no mercado e assim gerar sucesso mútuo.
O planejamento e a gestão das carreiras busca assegurar uma contribuição preciosa no que diz respeito a sua finalidade: ela poderá dar aos trabalhadores/colaboradores da organização uma perspectiva, ou seja, no melhorinteresse da organização, as pessoas deverão sempre estar motivadas para acreditar que valeu econtinuará a valer a pena trabalhar em tal organização. Se assim não acontecer, isto é, se não existiremperspectivas de carreira, é provável que as pessoas não contribuam para o sucesso da organizaçãode uma forma tão intensa como seria o desejável, e passa a ter como alternativa, a procurapor umaorganização onde isso aconteça.
A gestão das carreiras possibilitará a continuidade da qualidade dosquadros de pessoas da empresa, possibilitando que os indivíduos mais capazes progridam na organização até aos limites das suas potencialidades. Este procedimento facilita o desenvolvimento dos seus colaboradores e leva-os a atualizar em permanência a sua contribuição para o desenvolvimento organizacional.

Nova call to action

Diante mão podemos especificar alguns objetivos do planejamento de carreiras:

1- Desenvolver pessoas com qualificações e capazes quer para executar corretamente as suas funções presentes, quer para fazer face às necessidades futuras;
2- Prevenir a obsolescência e a estagnação individual a um determinado nível;
3- Manter potenciais gestores e outros profissionais, capazes de fazer face as necessidade de pessoal da organização;
4- Criar um clima favorável ao desenvolvimento, à autoaprendizagem e ao crescimento pessoal no interior da organização;
5- Programar objetivos e linhas de atuação reguladoras dos comportamentos e das metas individuais.
Vale ressaltar que a carreira não se resume a momentos episódicos em nossa vida, somos constantemente confrontados com as mudanças no ambiente a nossa volta e com mudanças em nós mesmos. Por isso a elaboração do planejamento de carreiras implica uma relação de pensar e repensar o passado, o presente, bem como o futuro de forma cautelosa e com muita transparência nas ações, envolvendo todo um trabalho em equipe. Aqui é fundamental a participação daárea de “Recursos Humanos” da organização, o ideal é que a equipe seja composta por uma variedade de profissionais, devendo ter a participação efetiva de todos os envolvidos. Vale lembrar que todo plano de carreira deverá ser flexível, estar aberto para mudanças e adaptações, pois poderá sofrer quaisquer alterações ao longo de todo o processo.
Conclusão
Está claro, que uma das maneiras de se preparar e se antecipar os acontecimentos, é traçando um planejamento estratégico da carreira ao longo da vida, pois à medida que a pessoa progride na carreira, automaticamente adquire conceito a seu próprio respeito e que muda de acordo a maturidade emocional.Portanto o planejamento das carreiras irá colaborar para a valorização dos colaboradores da organização, concebendo-os como um ser humano, ser que pensa e possui talentos, conhecimentos, capacidades, anseios e necessidades diversas e é capaz de contribuir para que a organização faça a diferença no mercado. Concluímos,frisando que na era da informação eglobalização, queé atrelada e marcada por uma grande competitividade, mudanças e incertezas, onde tudo está voltado para resultados rápidos, para a qualidadee, por conseguinte, preocupados com desempenhos, torna-se imprescindível,que as organizações elaborem e mantenhamos planos de carreiras dos seus colaboradores/profissionaissempre atualizados, para a obtenção da eficiência e da eficácia organizacional.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments