logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Conheça segredos do planejamento de endomarketing

Sumário

Home > Artigos > Conheça segredos de sucesso planejamento de endomarketing para o próximo ano

Conheça segredos de sucesso planejamento de endomarketing para o próximo ano

Descubra como construir um planejamento de endomarketing eficaz, integrando gerações e singularidade organizacional

Ao olharmos com uma lupa para uma organização, tendo por referência todo um ecossistema de valores, crenças, nos deparamos com o desafio – principalmente – de compreender o modo de engajamento das diferentes gerações com mentalidades e atitudes que compõe cada organização.

O papel de construir esse olhar minucioso e detalhista de cada elemento que compõe a cultura organizacional é a chave de entrada para a construção de um planejamento de endomarketing de sucesso, e tendo as pessoas como centro do planejamento, o que é mais importante. 

O que é Plano de Endomarketing?

planejamento de endomarketing: homem analisando gráficos

O plano de endomarketing envolve estratégias voltadas para a comunicação interna e engajamento dos colaboradores. Seu objetivo é promover a valorização da marca empregadora e fortalecer a cultura organizacional.

Isso é alcançado por meio de ações que visam integrar, motivar e informar a equipe, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho positivo.

Elementos-chave incluem alinhamento dos objetivos da empresa com os valores dos colaboradores, comunicação transparente, reconhecimento do desempenho e o estímulo à participação ativa dos funcionários.

O feedback contínuo e a avaliação de resultados são fundamentais para a eficácia do plano de endomarketing.

Como fazer um Planejamento de Endomarketing?

Para desenvolver um planejamento eficaz de endomarketing, é crucial compreender as necessidades e expectativas da equipe interna. Comece identificando os objetivos da empresa e alinhando-os aos valores e objetivos dos colaboradores.

Comunique de forma clara e envolvente, destacando conquistas, metas e reconhecendo o trabalho da equipe. Utilize diferentes canais de comunicação interna, promova a participação ativa dos colaboradores e incentive o feedback.

Além disso, integre ações de endomarketing ao ambiente de trabalho, estimulando o senso de pertencimento e fortalecendo a cultura organizacional. Avalie continuamente os resultados e ajuste as estratégias conforme necessário.

Integre as pessoas e os processos 

Ao definir o seu legado e estabelecer o significado, as bases para o seu planejamento terão um caráter singular. A verdade é que a singularidade de organizacional é chave para estabelecer a comunicação interna e o endomarketing de maneira autêntica.

A a cultura de uma organização é tudo o que está conectado com os seus códigos e linguagens.  Identificar todo o seu público, tendo clareza de cada tipo de mentalidade, e para isso é necessário escutar.

Em cada circunstância que desperdiçamos para a escuta ativa, realmente estamos apenas escutando a nós mesmos e acabamos por perder inúmeras possibilidades a partir da visão e opinião mais valiosa para o nosso planejamento: justamente a do nosso cliente interno.

Dê significado e seja flexível 

O primeiro e necessário é dar significado ao seu planejamento de endomarketing. Quando pensamos em cultura organizacional, é justamente o momento de determinar o quanto os colaboradores, realmente, valorizam a informação, a informação; se estão dispostos a vencer as barreiras organizacionais para compartilhá-la; e como podem adquirir novos conhecimentos para colocar a comunicação a serviço dos negócios.

Ao nos depararmos com a missão de fazer um planejamento de endomarketing, antes de tudo, busque entender qual o legado da sua marca para o colaborador, para o ano seguinte. Após ter clareza disso, é hora de pensar em outra etapa.

Fique atento ao contexto externo e interno da marca

A cultura empresarial, por mais estática possa parecer também vulnerável às mudanças. O papel do endomarketing neste contexto é fundamental, pois ele deve se tornar parte da orientação gerencial estratégica e buscar, em suas ações e efeitos, proporcionar a melhoria contínua buscando sempre elevar os níveis de produtividade e lucratividade.

E para isso, é importante olhar e estudar o contexto em que você está construindo esse planejamento.

Contexto é todo o conjunto de circunstâncias que permite se determinada palavra ou frase terá um sentido, e não outro. Por exemplo, a palavra “manga” ao ser utilizada no contexto de vestuário tem, um sentido, já no de frutas tem um outro complementarmente diferente.

No contexto organizacional, estar conectado aos fatores internos e externos que influenciam em cada aspecto da organização é essencial.

Ao pensar em seu planejamento de endomarketing leve em consideração os fatores internos: como sua estratégia, cultura, estrutura, recursos, processos e pessoas. E também os fatores externos: ambiente econômico, político, social e tecnológico.

YouTube video

Analise como está o clima da sua organização 

 A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta importante para as empresas que desejam entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e uma ferramenta poderosa para entender melhor de pessoas, processos e contexto organizacional.

Por meio dela, é possível identificar pontos fortes e fracos do clima organizacional, bem como as principais necessidades e expectativas dos colaboradores.

A pesquisa de clima é uma ferramenta eficaz para identificar pontos de melhoria no clima organizacional. Além de ajudar a identificar barreiras ao desempenho.

Por exemplo, se os colaboradores estão insatisfeitos com a remuneração ou com o plano de carreira, isso pode afetar negativamente seu desempenho e auxiliar na tomada de decisões estratégicas da empresa.

Por exemplo, se a pesquisa mostra que os colaboradores estão insatisfeitos com o treinamento, a empresa pode investir mais em treinamentos e desenvolvimento.

Entender os principais “gaps” por meio de uma pesquisa de qualidade é um passo importante antes mesmo de pensar no planejamento de endomarketing da sua marca.

Foque em qualidade e não em quantidade

Pensar em sucesso empresarial tendo por foco o engajamento do colaborador passa necessariamente pela análise de como está a sua capacidade de comunicação interna.

Esse raio-x a partir de um diagnóstico, tal como mencionado a pesquisa de clima, é importante até mesmo para a sustentabilidade da organização.

O senso de construção de identidade organizacional é o que precisa estar em evidência. E isso, não necessariamente, passa pela quantidade de ações, mas pela qualidade delas.

Ter isso em mente é vital para nos concentrar em produzir resultados de alta qualidade, mesmo que isso signifique “produzir menos”. Isso traz resultados mais precisos e eficazes. 

Aqui estão algumas perguntas que podem te ajudar a revisar o padrão de qualidade do seu planejamento de endomarketing:

  1. O que você considera um resultado de alta qualidade?
  2. Qual o feedback do seu cliente interno sobre as três últimas ações de endomarketing que você realizou?
  3. Qual ação de endomarketing que deu certo neste ano e que pode ser replicada em 2024? O que foi determinante para o sucesso?

Alinhe o planejamento com os objetivos de negócios

Por meio da cultura e da comunicação as pessoas dão sentido ao mundo em que vivem; são elas que atribuem significado às experiências organizacionais. Bekin, uma das principais referências no assunto, afirma que o Endomarketing é um processo holístico, isto é, um processo em que a empresa é vista como um todo integrado, visível em todos os seus aspectos

Trata-se, portanto, de um processo capaz de gerar um relacionamento cooperativo, a responsabilidade compartilhada: a coesão, o verdadeiro trabalho em equipe, até mesmo gerando responsabilidades entre os funcionários).

 Diante disto, o Endomarketing apresenta-se como peça chave para o resultado final da empresa para que esta possa ser mais eficiente e mais competitiva. Neste contexto, alinhar principais objetivos de crescimento do negócio com o foco nas pessoas e no cuidado com o colaborador é tão importante.

Engaje a liderança na concepção do planejamento

planejamento de endomarketing

O conceito de estados da PNL (Programação Neurolinguística) refere-se aos nossos processos mentais e físicos que experimentamos a qualquer momento.

O Estado Presente é aquilo que demonstra nossa interação com o ambiente externo, de quão bem estão funcionando os nossos corpos e o nosso pensamento (incluindo as emoções).

O Estado Desejado nada mais é do que aquilo que você se propõe  ser, viver, querer, desejar e realizar daqui a um tempo, que pode ser dias, meses anos (curto, médio, longo prazo).

Você e seu time têm clareza de onde querem chegar? Clareza é a ponte para a realização. Tenha clareza e seja claro com seu time.

Ao aplicar a PNL na liderança, buscando focar em um time de gestores, estes se tornam capazes de acessar pontos importantes da comunicação, facilitando a persuasão e eliminando algumas barreiras na troca de mensagens, evoluindo na resolução de diversos problemas operacionais em seus times. 

Os desafios continuam, pois a difusão de visão unificada no ambiente organizacional é um exercício constante. Por outro lado, de um ambiente estressante e sem identidade organizacional, a empresa passará a ser um lugar com sua própria marca e cada colaborador passou a viver em um ambiente com mais empatia e flexibilização dos pontos de vista por parte de seus gestores.

Transformando gradualmente a saúde organizacional e favorecendo o ambiente para a inovação e cada vez mais estratégico.

Tenha em mente a jornada completa do colaborador 

A proposta de valor ao empregado (Employee Value Proposition) é o norte para todo planejamento de endomarketing de sucesso.

Neste contexto, temos que ter clareza toda jornada do colaborador e se ela está interligada com o EVP da marca, Tendo isso claro, será realista construir um planejamento com base sólida e coerente com a identidade e metas prioritárias da empresa. 

A jornada do colaborador representa o ciclo de vida completo do profissional durante sua relação com uma empresa. Ela abrange todas as etapas, desde a atração e recrutamento até a demissão, passando pelo onboarding, desenvolvimento, desempenho e retenção.

Ao pensar no planejamento de endomarketing da sua empresa, tenha em mente as ativações que você e seu time farão, de maneira integrada, em cada um dos “steps” da jornada do seu cliente interno.

O objetivo central da jornada do colaborador é justamente melhorar a experiência dos funcionários e promover seu engajamento e produtividade.

Para isso, é importante que as empresas entendam as necessidades e expectativas dos seus colaboradores em cada etapa da jornada, conforme falamos no início desta coluna. 

  • Atração e recrutamento: Nesta etapa, a empresa busca candidatos que tenham o perfil adequado para a vaga. É importante que o processo de recrutamento seja transparente e com processos bem estruturados, para que os candidatos tenham uma boa impressão da empresa. O Endomarketing será fundamental para ajudar a criar uma imagem interna e que reflita externamente com boa reputação para a marca.
  • Onboarding: Esse é um step fundamental na hora de receber o novo colaborador na sua organização. Qual a mensagem mais importante ele deve receber? Como isso será feito? Qual experiência vai marcar a sua chegada na empresa?.
  • Desenvolvimento: O desenvolvimento profissional é fundamental e fator de retenção para talentos. Fomentar um ambiente de crescimento e atualização constante é fator-chave para criar um ambiente de geração de valor contínuo ao funcionário. Promover treinamentos e fazer o marketing interno de divulgação por meio de ações criativas e inovadoras deve estar no seu planejamento de endomarketing.
  • Desempenho: A comunicação interna é aliada da avaliação de desempenho. O desempenho dos colaboradores deve ser avaliado regularmente, para que eles possam receber feedback e orientação. O feedback deve ser objetivo e construtivo, para que os colaboradores possam se desenvolver e melhorar seu desempenho. Contemplar a sua campanha de avaliação de desempenho é abrir espaço para o real crescimento e engajamento do seu colaborador.
  • Offboarding: Tão importante a forma como colaborador entra na empresa é a maneira como ele sai. Estar atento aos materiais e processos que envolvem a saída do colaborador, prezando pela saúde mental e apoio em recolocação no mercado.

Leia também:

Conclusão

Em suma, a construção de um planejamento de endomarketing eficaz exige uma análise minuciosa e detalhada de cada elemento que compõe a cultura organizacional, considerando as diversas gerações presentes na equipe. Integrar pessoas e processos é a chave para um planejamento de sucesso, priorizando a singularidade e autenticidade da organização.

Dando significado e sendo flexível, é possível estabelecer bases sólidas, alinhando o planejamento com os objetivos de negócios. A atenção ao contexto externo e interno, a análise do clima organizacional e o foco na qualidade, não na quantidade, são fundamentais para resultados precisos e eficazes.

Engajar a liderança, compreender a jornada completa do colaborador e alinhar tudo com o Employee Value Proposition são ações cruciais para promover um ambiente organizacional saudável, inovador e estratégico.

Ao seguir essas diretrizes, o planejamento de endomarketing se torna uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade da marca e impulsionar o sucesso empresarial a longo prazo.

Essas e outras dicas sobre o mundo do endomarketing você vai encontrar no RH Portal da Sólides.

Assine a nossa Newsletter