Artigos

Planejamento de Marketing Pessoal

Quando falamos de marca pessoal não podemos esquecer dos conceitos de planejamento estratégico de marketing, ou seja, uma análise de cenário de mercado, missão, visão, valores e metas. O principal objetivo do marketing é conhecer o cliente a tal ponto que seu produto ou serviço adeque-se ao cliente e venda-se sozinho.

No plano de marketing pessoal, podemos utilizar de algumas ferramentas como a Swot, para identificar os pontos fortes, a melhorar, ameaças e oportunidades, afim de descrever objetivos e metas e o plano de ação. Além dessa análise é necessário entender a segmentação de mercado: qual público será atendido?

Autoanálise

Quando pensamos em “você” como marca, ficam os questionamentos: Onde queremos chegar em longo prazo? Qual nosso sonho de vida? O que dá sentido a sua vida? Seus valores estão de acordo com sua missão? Qual o seu legado? O que você está fazendo hoje pelo longo prazo da sua carreira?

A visão, valores e missão são etapas fundamentais para uma autodescoberta que definirá o planejamento de uma carreira pessoal e profissional. Além disto um bom planejamento de marketing pode se utilizar de outras ferramentas importantes como o modelo das cinco forças de Porter.

Piramide do Mkt pessoal

Após uma autoanálise, o questionamento deve ser constante como: Em que aspectos você se diferencia de outros profissionais? Nos conceitos de marketing pessoal existem quatros aspectos importantes divididos em uma pirâmide, sendo a base:

Identidade; quem é você? diferenciando por ser único;

Proposta; O que é? Ser original;

Expressão; como fazer; ser coerente;

Relação; como participar; ser autêntico.

Além desta definição podemos complementar com três aspectos importantes na estratégia de carreira, são eles:

  • Objetivos e metas;
  • A natureza da tarefa;
  • A concorrência.

Portanto a partir do momento que se tem a definida a marca pessoal através do autoconhecimento, deve-se estabelecer o plano de ação em busca de alcançar os objetivos da sua marca.

Desta forma o Plano de ação a ser definido deve considerar os seguintes aspectos: Objetivos: O que você almeja? Qual seu publico-alvo? Qual conteúdo utilizar para divulgar a marca? Qual sua estratégia online ou offline? Em relação à conteúdo para divulgar?

Por: Edvânia Savani Savani Perin

Coach Executive e Life Coach. Analista Comportamental, Disc e Analista Assess de Competências. Administradora, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas PUC PR. E Marketing e Vendas. Possui experiência de na área de gestão de pessoas , área financeira e administrativa, desenvolvendo habilidade de negociação , resolução de conflitos, dinamismo entre outras. Instrutora de cursos Técnicos Senai. Desde 2017 é Diretora da Savani Consultoria e Desenvolvimento.