Artigos

Planejamento estratégico: conceito e aplicações

Planejamento Estratégico: Conceito e Aplicações.

Márcio Ananias de Brito

Para Chiavenato (2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade da empresa.

Nova call to action

Planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa é uma ferramenta de gestão que auxilia na tomada de decisão e na busca de resultados mais efetivos e competitivos para a organização.

As organizações estão adotando uma postura mais competitiva diante destes vastos desafios globais, tecnológicos, econômicos e sociais.

Ainda no mesmo sentido Chiavenato destaca as questões fundamentais de um processo de planejamento estratégico: onde e como estamos? Onde queremos chegar? Como chegaremos lá? Por que queremos chegar lá? Qual a importância para as organizações antes de realizar uma análise da importância do planejamento estratégico para as organizações é necessário descrever e analisar as principais tendências , como a empresa deve se comportar, se posicionar e agir, para sua introdução, Crescimento, Maturidade e se preparar para o eventual declínio, se antecipando e aproveitando as oportunidades.

A administração estratégica melhora a forma de gerenciar e essencialmente atingir metas. Não existe gerenciamento sem metas, gerenciar é estabelecer novos padrões, modificar e/ou cumprir os padrões existentes.

O modelo proposto por Gracioso (1996) enfatiza o planejamento estratégico orientado para o mercado, o grande diferencial deste modelo é a metodologia de análise de mercado utilizada, que servirá de subsídio para a elaboração de estratégias e planos para alcançar os objetivos da empresa através da resolução das seguintes questões: Quais as forças que regulam a competição do nosso tipo de negócio? , Que ações nossos concorrentes poderão lançar e como poderemos enfrentá-los? Como se desenvolverá o nosso mercado? Como posicionar a nossa empresa para maximizar as chances de êxito em longo prazo?

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico. 7 reimpr – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

GRACIOSO, F. Planejamento estratégico orientado para o mercado: como planejar o crescimento da empresa conciliando recursos e cultura com as oportunidades do ambiente externo. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

Márcio Ananias de Brito, sou professor no curso de Administração. tenho formação em processos e Mba em Gestão Empresarial, também uma breve experiência em mestrado em ciência política.

4.3 4 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rosangelakelp
Rosangelakelp
1 ano atrás

Parabéns contribuiu muito para o entendimento