Artigos

Planejamento estratégico na gestão de pessoas

INTRODUÇÃO

O dicionário aurélio define planejamento como “trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados” e define estrategia como “antes de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos”. Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização. Através dele, pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar objetivos concretos em prazos determinados e em etapas definídas, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual.
Na Administração de Recursos Humanos, o planejamento estratégico assume um papel importante no que se diz respeito à tomada de decisão. Ele atua como determinador e executor de ações direcionadas ao fim comum da organízaçãoj envolvendo a análise de eficiência e eficácia das pessoas que compõem a empresa.
Este trabalho mostrará as ações estratégicas do setor de Recursos Humanos, baseando-se num relatório da consultoria de um Hotel, que já iniciou o processo de planejamento estratégico global da empresa.
o planejamento estratégico da gestão de pessoas se baseia no conceito básico do RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positiva e fuvorável a organização, envolvendo aspectos como satisfação e qualidade de vida.

DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS DA EMPRESA E O SETOR DE RH
A gerência de Recursos Humanos, para delinear as suas estratégias de ação, fundamemou­se nos dados do Seminário Interno de Definições Estratégicas da empresa. Partindo da análise detalhada do relatório final desse seminário, pôde-se construir a visão comportamental da situação da atual e potencial da empresa.
Antes de apresentar quais ações serão desenvolvidas por esta gerência será demonstrada a análise sedimentada do planejamento, sendo assim, foram consideradas as observações feitas nos grupos de discussão voltadas para definição dos pontos furtes e fracos da empresa e observou-se que a grande parte dos pontos tracos está relacionada com o corpo de gestores e funcionários e nos pontos fortes percebeu-se grande qualidade na área estrutural e ambiental.
Assim, a gerência de RH enfatizou os pontos fracos e fortes, que estão diretamente ligados ao departamento de Recursos Humanos, e elaborou o quadro a seguir para uma melhor visualização.

Nova call to action

Seleção de pessoal pouco adequado para superar os problenlas, de baixa qualificação e produtividade de mão de obra local.
Falta de planejamento: metas, objetivos, resultados,treinamento,motivação e valorização do funcionáriol plano de cargos.
Visão gerenciaI: gerencíamento de equipes (atualmente pouco integrados), visitas técnica, falta de direcionamento (evitando ingerências) .
Necessidade de maior unidade gerencial: participação, comunicação, união, integração de áreas.
Necessidade de elevação da qualidade dos serviços: ausência de rotinas de procedimentos, ausência de definições de políticas formalizadas e divulgadas.
Falta de identificação dos funcionários com a empresa, dificuldades de comunicação e relacionamento interpessoal, falta de limites de autoridade.

• Melhoria no recrutamento de RH.
Comprometimento das gerências com os resultados da empresa, preocupação dos dirigentes com este programa de melhorias.
Atendimento (serviço).
Qualificação profissional.
Estrutura organizacional adequada.

Através deste quadro a gerência iniciou as discussões que atendem a primeira que~l::: planejamento na gestão de pessoas: qual conjunto de ações poderá atingir tais pomos. visanco a melhoria dos fracos e estabilizaçào dos fortes?
Para obter a resposta desta questão, o departamento de RH, após reuniões e discussões internas, chegou às conclusões que serão apresentadas a seguir.

TIPO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
o enfuque adotado pelo setor de Recursos Humanos será o OTIMIZANTE. Todas as decisões estarão voltadas para os melhores resultados, a fim de aprimorar as práticas do dia a dia do trabalho até então vigentes, para maximizar os recursos disponíveis.
Fundamentado no norteamento otimizante das decisões do setor serão apresentadas as linhas de ações prioritárias do planejamento estratégico.

DIRETRIZES DA GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS
Confurme solicitado pela empresa foram elaboradas duas diretrizes, que atendem as suas maiores preocupações. As diretrizes são:
1. Desenvolvimento e avaliaçào das habilidades para o trabalho;
2. Criação de um ambiente favorável no trabalho.
A diretriz 1, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES. PARA O TRABALHO, fui desenvolvida a partir da necessidad~inamento e avaliação das pessoas que compõem a empresa. Ela tem como objetivo ao mesmo tempo em que proporciona treinamento em questões pessoais e profissionais, buscando aumentar o bom desempenho dos funcionários, avalia a eficiência dessas pessoas em seu dia a dia no trabalho, tanto individualmente quanto por departamento.
A diretriz 2, CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL NO TRABALHO, foi elaborada para atender a necessidade de integração das pessoas e prezar pela qualidade de vida no trabalho. Tem como propósito a Íormação de redes internas de relacionamentos, visando facilitar

maior troca de informações em nível gerencial e em nível global fazem parte da empresa, e a higiene psicológica no trabalho, preocupação com a C[cl2.li,iai-,; i-,; vida no trabalho através de programas de saúde que visam a minimização das tensões no trabêI:e, e de gerenciamentos mais participativos,

PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETRIZ

Os programas que atendem a diretriz Desenvolvimento e Avaliação das Habilidades no Trabalho serão:
1. Programa de Treinamento de Pessoal
2. Programa de Àvaliação do Desempenho
o programa 1, PROGRÁMA DE TREINAMENTO DE PESSOAL, objetiva
proporcionar uma visão sistêmica da empresa, a disseminação de seus princípios e crenças, qualificação dos funcionários e adequação às demandas existentes a execução de seus trabalhos, ainda serão feitos treinamentos voltados a questões pessoais dos indivíduos, como relacionamento no trabalho, trabalho em equipe, liderança, reconhecimento de seu potencial, tudo voltado para trazer para a empresa o melhor desempenho profissional dos indivíduo.
Para atender aos objetivos desse programa foram criados dois projetos:
.Um passo para o crescimento pessoal: treinamento fucado no indivíduo, para desenvolvimento de liderança, exercício do trabalho em eqUipe e auto conhecimento .
.Um passo para o crescimento profissional: treinamentos formais específicos para cada área de atividade do hotel.
o programa 2, PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO, objetiva acompanhar e avaliar as pessoas no desempenho de suas ativídades na empresa, serão realizadas tanto avaliações de desempenho individual, com base nas metas do departamento, quanto de desempenho departamental, com base nas metas da organização.

Esse programa será, inicialmente, composto por dois projetos:
.Como estou contribuindo na empresa? é a avaliação da eficiência do indivíduo na empresa.

.Como anda o meu departamento? é a avaliação da eficiência de cada

PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETRIZ 2
Para a diretriz 2, Criação de um ambiente favorável no trabalho, foram desenvolvidos os seguintes programas:
1. Programa Rede de Relacionamentos
2. Programa de Higiene Psicológica no Trabalho
o programa 1, PROGRAMA REDE DE RELACIONAMENTOS, tem suas ações voltadas pr6P~a troca de infurmações e experiências de nível gerencial, e integração de âmbito global, desde as diretorias até os demais departamentos, através de alguns eventos comemorativos.
Para esse programa foram também elaborados dois projetos:
.Vamos Conversar? : facilitação da troca de informações de nível gerencial de uma maneira informal e descontraída, para geração de novas idéias, troca de experiências e crescimento mútuo .
.lntegração Global: promoção de eventos que envolvam a todos do hotel de acordo com calendário de atividades pré-definido.
o programa 2, PROGRAMA DE HIGlENE PSICOLÓGICA NO TRABALHO, a preocupação com a qualidade de vida no trabalho ocasionou a criação desse programa que no que se refere .l higiene do trabalho, que é a preocupação com as condições ambientais do trabalho que asseguram a saúde fisica e mental com as condições de bem-estar das pessoas, buscou-se dar ênfase às questões relacionadas ao ambiente psicológico no trabalho, através de projeto como:

.Gerente nota 10: é o gerenciamento participativo através da maior aproximação do líder com os funcionários, trata-se do gereme valorizando as idéias e sugestões de seus colaboradores na gestão (funcionários) .

.Diga não ao estresse: viabilizar a possíveis cargas de estresse antes do início das atividades do dia no hotel, por meio de atividades físicas e de relaxamento.

RESUMO DOS PLANOS DE RH

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE RH

Desenvolvimento e Avaliação das Habilidades para o trabalho

Criação de um Ambiente Favorável no Trabalho

Treinamento de Pessoal Avaliação de Desempenho

Rede de Relacionamentos

Higiene Psicológica no Trabalho

APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO

Para a apresentação do Plano Estratégico j diretoria do hotel foi decidido que seria tanto através de apresentação oral aos diretores através de slides detalhados, sobre cada programa e projeto do setor, como através de um relatório formal a cada diretoria, também serão distribuídos
relatórios mais sucintos aos demais departamentos do hotel, através de folders ilustrativos, para apresentar de maneira global quais os planos e objetivos do setor de Recursos Humanos.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
João LucasAndréia QueirozÂngelo Verissimo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ângelo Verissimo
Visitante
Ângelo Verissimo

Me ajudou na construção de meu TCC!!

Andréia Queiroz
Visitante
Andréia Queiroz

Interessante. Mas tem muitos erros de digitação nessa página.

João Lucas
Visitante
João Lucas

Nossa, a ortografia foi crucificada nesse texto. Se eu não tivesse um pouco de paciência já tinha desistido. O conteúdo do texto é bom, toda a análise e método. Mas a ortografia puxa toda a atenção. Antes de postarem, revisem o texto.