Artigos

Planejamento

PLANEJAMENTO
Durante o horário da saída, uma professora levava sua turma de educação infantil ao encontro dos pais e se deparou com uma taturana no meio do caminho. Naqueles dias, as crianças haviam mostrado interesse em observar o movimento dos animais encontrados na escola, como insetos e passarinhos. A professora tinha então duas opções: parar para discutir com os alunos sobre o animal, e consequentemente alterar as atividades que tinha planejado para os dias seguintes, ou mudar seu trajeto e seguir com a saída, poupando sua rotina de uma confusão. A professora preferiu parar e observar a taturana com as crianças, que começaram a levantar hipóteses sobre os perigos que ela oferecia. Até que um dos alunos, no que ele acreditou ser um ato heroico, tirou o sapato e matou a lagarta.
“Uma menina começou a chorar, outra disse que o garoto era assassino, e ele achava que tinha salvado a turma. No outro dia minha rotina foi totalmente voltada para isso. Fizemos uma roda de conversa sobre o que tinha acontecido e tivemos a oportunidade de falar sobre o direito à vida e sobre o que representa tirar a vida de outro ser”, conta Luciana Haddad, coordenadora pedagógica do Colégio Integral, de Campinas, e protagonista da história acima.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
É de suma importância ter o planejamento de nossas aulas, acompanhar uma metodologia que nos direcionará uma evolução contínua para nossos alunos. Como na história contada acima, muitas coisas podem vir a acontecer para mudar nossos planos e com isso devemos ter flexibilidade e não podemos engessar os planos de aula.
Estudar uma metodologia e desenvolver o processo de ensino vai muito além do que seguir uma rotina. O cronograma passado dentro de uma academia que tem um sistema padronizado de aulas fortalece o desenvolvimento técnico e físico de seus alunos. Sem contar que a organização e transparência ficam mais evidentes para os frequentadores de nossas aulas.
Quando seguimos um padrão, definimos um caminho a ser traçado para a evolução de nossos alunos, com isso a criatividade, flexibilidade e desenvoltura de cada professor é que vai fazer a diferença. A mesma aula de “jab e direto” passado por um professor pode ter um peso diferente para outro. O dinamismo e entusiasmo que farão a diferença, fazendo de uma simples aula, ter resultados sensacionais.
O Planejamento seja em nossas aulas, em nosso dia-a-dia, finanças, enfim, nos dá uma direção para o objetivo a ser conquistado, com isso é importante buscar metas, estabelecer prazo e focar neste, fazendo diariamente algo em prol a cada meta traçada.
Precisamos, a cada aula estabelecer a excelência e seguir a estratégia de ensino padronizado por sua academia, tendo em mente que um dos mais importantes objetivos que nós temos é o de fazer com que nossos alunos conquistem os objetivos deles.
Organização e planejamento são competências que precisamos desenvolver e priorizar em nosso trabalho, fazendo com que as normas sejam cumpridas de maneira prazerosa e eficaz.

Boa aula
Por Warner Hammerle

Por: Warner Hammerle

Gestor da metodologia da rede de academias de lutas "Team Nogueira" Mestre de Kick Boxing, formado em profissional e Personal Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of