Artigos

Plano de cargos e salários: o que é, vantagens e como implementar

O plano de cargos e salários é muito mais que um mero documento no cotidiano das empresas. Pelo contrário, quando bem elaborado, representa uma ferramenta que proporciona segurança aos profissionais, beneficiando a retenção de talentos e a redução de custos. 

Este post explicará o que é o plano de cargos e salários, qual sua importância e como implementá-lo com passos simples e objetivos. Confira!

Nova call to action

O que é plano de cargos e salários?

Trata-se da estruturação dos cargos existentes em uma empresa. No plano estão definidas as atribuições, responsabilidades e deveres dos colaboradores, com as respectivas remunerações.

Ainda, é um documento formalizado para dar transparência aos interessados — empregador e empregado — sobre a forma como a gestão trata e valoriza seu capital humano. 

Além de estabelecer atribuições e responsabilidades, o plano também serve para organizar a entrega de demandas ou informar o que se espera delas. Dessa maneira, o documento garante isonomia entre os profissionais. 

Mas para ser completo, o plano de cargos e salários deve contemplar a descrição de cargos, com a hierarquia e relevância para o negócio. A faixa salarial de cada função pode ser definida a partir de requisitos básicos estipulados pela organização, considerando valores de mercado. 

Para que serve?

O quadro funcional de uma empresa depende de alguns fatores, como seu porte ou o segmento de atuação. Assim, a lista de funções e cargos pode variar. Por isso, o plano de cargos e salários é fundamental para organizar e garantir a transparência das informações.

Esse documento entra em ação para que não haja conflitos sobre quem é o responsável por cada tarefa na engrenagem. O plano é uma ferramenta de gestão de RH importante para estruturar as tarefas e responsabilidades exercidas pelos profissionais. Além de definir os salários que devem receber.

Portanto, o plano de cargos e salários é um guia para auxiliar gestores e colaboradores no cotidiano das empresas. Mas ele não pode ser confundido com o plano de carreira, pois é um instrumento diferente e com funções distintas. 

Qual a importância de implementar um plano de cargos e salários?

Quando o plano de cargos e salários é bem elaborado e estruturado corretamente, ele traz muitos benefícios para as empresas e para os colaboradores. Conheça algumas vantagens de contar com esse instrumento no dia a dia do RH. 

Organizar o planejamento financeiro

A formalização dos cargos e salários possibilita delimitar as despesas e encargos salariais dos recursos financeiros da empresa. A partir disso, as lideranças conseguem avaliar se o retorno sobre o investimento (ROI) está compatível com o planejado. 

Afinal, o planejamento financeiro permite definir com clareza se há necessidade de cortes ou remanejo de recursos. 

Equilíbrio organizacional

O equilíbrio é muito importante para as empresas, tanto financeiro quanto organizacional. Uma vez que torna o negócio mais competitivo e pode garantir — ou não — sua sobrevivência no mercado. Quando há desarmonia nas finanças ou na estrutura do RH, há riscos de gestão. 

Nesse contexto, o plano de cargos e salários contribui para a estabilidade do negócio, pois garante a contratação de profissionais relevantes e alinhados com a cultura organizacional

Com um bom plano de cargos e salários, a gestão consegue prever a trajetória de cada colaborador, já que há uma estrutura predefinida, considerando desde a base da empresa até os cargos mais altos. 

Funções claras e bem definidas

Dar clareza aos deveres e responsabilidades de cada colaborador é essencial para integrá-los na empresa, principalmente durante o onboarding, quando as pessoas estão se juntando ao grupo e precisam saber o que devem fazer e quais são os limites da função. 

Nesse sentido, o plano de cargos e salários estabelece com exatidão quais as funções associadas a cada cargo e quais as compensações financeiras que eles oferecem. Organizar essas informações transmite segurança aos novatos e aos veteranos da empresa. 

Aumento da produtividade

Esse benefício tem ligação com o anterior, pois quando os colaboradores têm clareza sobre suas responsabilidades, eles compreendem o valor do seu trabalho e vislumbram as possibilidades de crescimento. 

Ainda, esse cenário de segurança e clareza tem reflexo direto no clima organizacional e na produtividade dos profissionais. Trata-se de condições que reforçam o bem-estar das equipes e trazem benefícios para a empresa, pois a produtividade pode ser responsável pelo êxito ou pelo fracasso dos negócios. 

Atração de novos talentos

Estabelecer um plano de cargos e salários e dar publicidade a ele contribui para a atração de novos talentos e fortalece o employer branding da organização. Assim, quanto mais atrativo for o anúncio da vaga, mais candidaturas a empresa recebe e maior a hipótese de encontrar profissionais de alta performance. 

Qual o objetivo da descrição de cargos?

A descrição de cargos é essencial para o bom funcionamento das empresas. Quando bem elaborada, ela consegue resolver os problemas preventivamente ou evitar que eles voltem a ocorrer

Uma descrição de cargos clara a objetiva evita desvios de função e promove a equiparação salarial. Consequentemente, as ações trabalhistas movidas por ex-colaboradores diminuem ou perdem o efeito. 

Afinal, quando empresa e empregado estão cientes das atribuições de suas funções e responsabilidades, não há espaço para reclamações posteriores.  

Como implementar o plano de cargos e salários?

Para estruturar e implementar o plano de cargos e salários na empresa, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • faça pesquisas sobre a estruturação atual da empresa: quais as funções existentes, o perfil dos ocupantes das vagas, reajustes salariais necessários, entre outras informações relevantes;
  • elabore a política do plano de cargos e salários: com as informações coletadas, comece a estruturar o documento e coloque tudo no papel, de forma clara e objetiva;
  • divulgue o novo plano: coloque a prévia do documento sob apreciação dos gestores e, após aprovação, dê publicidade a ele. Permita que os colaboradores tenham conhecimento do conteúdo;
  • esclareça dúvidas, receba sugestões e feedbacks: a participação dos colaboradores pode enriquecer o documento;
  • apresente o plano de cargos e salários: colaboradores efetivados ou ingressantes devem ter ciência do que a empresa espera deles e do benefício financeiro que receberão. Essas informações são relevantes para quem deseja crescimento profissional ou está buscando oportunidades. 

Conhecer as particularidades e benefícios do plano de cargos e salários é fundamental para as empresas. Como recomendação final, lembre-se que esse documento deve ser atualizado constantemente, pois cargos, funções e remunerações podem mudar a qualquer momento. 

Por isso, estar atento aos assuntos relacionados ao capital humano é um pré-requisito para a boa gestão de pessoas. Para complementar os conhecimentos adquiridos nesse conteúdo, que tal saber mais sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments