Artigos

Como contratar desenvolvedor usando uma plataforma de code assessment?

code assessment

O termo plataforma de code assessment ganhou destaque no recrutamento e seleção de profissionais em geral, inclusive da área de tecnologia. Mas, afinal, como contratar através desse método? Confira neste conteúdo como o assessment é uma ferramenta cada vez mais usada na área de Recursos Humanos. 

Aliás, mais do que recrutamento e seleção, a plataforma de code assessment pode ajudar na análise comportamental e de desempenho dos seus colaboradores.

Nova call to action

Portanto, ela fornece subsídios para a criação de planos de carreira, promoções, transferências e muitas outras mudanças dentro da equipe. 

Sobretudo, esse recurso auxilia os tech recruiters a encontrar profissionais desenvolvedores de software para as suas vagas em aberto. Isso porque a avaliação comportamental e técnica vai além do currículo. Desse modo, é possível ter um cenário muito mais fiel e completo das skills do profissional tech. 

E como um desenvolvedor se torna um profissional estratégico dentro de uma startup, avaliá-lo com todas as condições disponíveis lhe ajuda a fazer uma escolha mais consciente. Afinal, já sabemos que o currículo sozinho não consegue trazer à tona toda a complexidade de uma contratação. 

O que é plataforma de code assessment? 

A plataforma de code assessment é uma plataforma de avaliação. Essa avaliação pode ser comportamental ou técnica, mas ocorre de maneira geral com o intuito de testar a pessoa candidata ou colaborador. Aliás, assessment quer dizer avaliação, em português, enquanto code é código.

Sendo assim, quando usado no recrutamento, o assessment se torna um método mais justo e democrático de avaliação. Isso porque a simples análise do currículo pode ser carregada de preconceitos e direcionamentos. 

Afinal, a empresa pode seguir uma tendência de contratar apenas homens sem filhos, por exemplo, ao passo que a avaliação mais profunda da plataforma de code assessment não tem olhos para esses tipos de preferências. 

Portanto, o assessment é uma tendência no mundo corporativo, principalmente devido ao fato da necessidade de boas práticas na contratação de profissionais, seja de tecnologia ou de outras áreas. 

O que a plataforma de code assessment avalia? 

Existem no mercado nacional e internacional muitas plataformas de code assessment que são especializadas em avaliar desenvolvedores de software e outros profissionais de tecnologia, bem como profissionais em geral. 

Uma delas é a Coodesh, plataforma de assessment que realiza a testagem de desenvolvedores, tanto no nível comportamental quanto técnico (Scorecard, Tech Challenges, Fast Challenge e Project Challenge). 

Basicamente, ela pode reunir métodos de avaliação para traçar um perfil comportamental o mais próximo possível da realidade. Mas quando falamos em desenvolvedores e programadores, também precisamos pensar no conhecimento técnico. Assim, só a informação do histórico do currículo não é suficiente para indicar se tal pessoa candidata é a ideal. 

Dessa maneira, temos o teste comportamental e o teste técnico. Como já é de se imaginar, o teste comportamental avalia os soft skills e as características do profissional. O resultado, aliás, pode ajudar a encontrar a pessoa certa conforme o nível da vaga. Uma vaga de liderança, por exemplo, precisa de um perfil compatível. 

Comportamental

Enfim, uma das ferramentas mais conhecidas é chamada de DISC, identificada pelo pesquisador Walter Vernon Clarke, capaz de apontar o comportamento e as características socioemocionais da pessoa no ambiente de trabalho. 

Assim, DISC é um acrônimo para Dominace (dominância), Influence (influência), Steadiness (estabilidade) e Conscientiousness (conformidade). 

Técnico 

Mas além da entrevista técnica, é importante ir além na hora de recrutar e contratar desenvolvedores. Isso porque é bom conhecer o desempenho do profissional para saber como ele se sairá nos desafios reais do dia a dia da empresa, como quando houver um projeto desafiador ou um bug para resolver. 

Afinal, é no teste técnico validado pela plataforma de code assessment que a pessoa recrutadora poderá avaliar o nível de conhecimento do(a) candidato(a) nas tecnologias mais usadas no setor, entre linguagens e frameworks

Além disso, o recrutamento ficará ainda mais rico, já que dentro dos testes técnicos será possível avaliar até as características comportamentais, visto que a avaliação pode despertar sinais de liderança, de autocontrole, insegurança ou outros. 

avaliação de desempenho

Quais os tipos de avaliações? 

Mas, basicamente, existem alguns tipos de avaliações que são consideradas padrões e podem ser usadas em algumas situações mais específicas. Por isso, trazemos aqui quais são elas. 

Assessment cultural

Ele diz respeito ao fit cultural entre o(a) candidato(a) e a empresa. Assim, ao contratar uma pessoa mais alinhada à cultura da empresa é mais fácil promover a motivação, além de esperar uma adaptação mais acertada. Portanto, o talento tech poderá reproduzir posturas positivas, incentivando até mesmo o restante da equipe. 

Assessment de desempenho 

O assessment de desempenho avalia, fundamentalmente, o índice de produtividade do colaborador ou da pessoa candidata. Isso porque o conceito de competência envolve o saber fazer, mas também o querer fazer.

Podemos nos deparar com pessoas qualificadas para a oportunidade, entretanto, que não encontrem-se motivadas para produzir à altura dos conhecimentos acumulados. 

Assessment individual 

Esse tipo de avaliação dispensa comparações com outros talentos da equipe ou fora dela. Portanto, como o próprio nome diz, avalia o indivíduo, suas características pessoais em termos de comportamento e de desempenho. 

Assessment de desenvolvimento 

A avaliação de desenvolvimento do profissional identifica como ele está na atualidade e quais são as suas habilidades e competências que podem ser estimuladas. Portanto, ele verifica quais pontos fracos precisam ser melhorados com capacitação contínua. Além disso, fornece um feedback mais direcionado, pensando assim nos resultados da equipe e da empresa como um todo. 

Coaching assessment 

Aqui, a avaliação toma como base outras avaliações feitas pela empresa, podendo-se assim traçar comparativos e metas de desenvolvimento. De maneira geral, promove um alinhamento maior com a cultura da empresa e as demandas do negócio. 

Conclusão 

Portanto, como você viu, uma plataforma de code assessment pode contribuir com novos resultados na montagem de times mais alinhados e coesos, unidos ao propósito da empresa em todos os fluxos de trabalho. 

De maneira geral, as ferramentas e recursos podem ser utilizados não apenas no recrutamento e seleção, mas em todo o ciclo de vida do trabalhador dentro da empresa, ajudando a desenvolver competências. 

E trazendo essa realidade para o recrutamento tech, é possível identificar a importância da plataforma de code assessment para levar a pessoa recrutadora ao candidato ideal sem que a empresa precise investir horas e horas fazendo testes, entrevistas e desafios. 

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Coodesh.

calculo hora extra

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH