Artigos

Pode o RH ser ágil​?

Começo trazendo a questão: Os princípios de desenvolvimento de software podem ser aplicados ao desenvolvimento de talentos?

Sim, e um número crescente de profissionais de RH está explorando as possibilidades e procurando maneiras de gerenciar a volatilidade, aprimorar a adaptabilidade e fortalecer a organização aplicando metodologias Ágeis em seus processos de gerenciamento de talentos. A metodologia por trás do desenvolvimento iterativo também pode ajudar a aprimorar as práticas de gestão de pessoas.

O que é RH Ágil?

Nova call to action

Segundo o HR Trend Institute “Agile HR” refere-se a uma maneira de trabalhar e organizar a função de RH facilitando a capacidade de resposta e adaptabilidade das atividades e estruturas, facilitando a flexibilidade na correspondência entre as flutuações da força de trabalho e a demanda. Desta forma a maneira como a função de RH suporta a organização para se tornar mais responsiva e adaptativa.

Os recursos advindos dos frameworks de metodologias ágeis são altamente valorizados pelas organizações que precisam fazer negócios no “VUCA” – um termo usado primeiro pelas forças armadas dos Estados Unidos que agora é usado com mais frequência para definir a tempestade perfeita de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. No VUCA, é essencial que as empresas sejam ágeis e receptivas, pois o cenário muda com frequência e a empresa precisa acompanhar esta mudança para continuar entregando valor para seus clientes.

Planos inflexíveis e hierarquias rígidas podem funcionar quando o mundo se move de maneira lenta e previsível, mas neste turbilhão de acontecimentos que estamos vivendo, eles bloqueiam a inovação, nos faz perder tempo e impede as organizações de aproveitarem novas oportunidades.

Nos últimos anos, diversas áreas além do TI, como marketing, inovação, finanças foram reformuladas com sucesso em termos do “Agile”. E o RH ágil ganhou força, pois esta entregando valor estratégico para seus clientes internos e ajudando as organizações a se manterem competitivas no que tange atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

RH tradicional vs. RH ágil

Quando aplicados ao RH, os princípios do Agile mudam o foco da imposição de comando e controle para capacitar a colaboração, co-criação e inovação.

Sob uma abordagem ágil, por exemplo, uma pequena equipe trabalharia em conjunto com o RH para projetar, desenvolver e entregar umprojeto ou serviço de RH, em vez de cada membro trabalhar independentemente das instruções de cima para baixo.

De várias maneiras, a natureza evolutiva da estrutura de negócios tradicional está apoiando a introdução do RH Ágil. As estruturas organizacionais tornaram-se muito mais planas nos últimos anos, abrindo assim oportunidades de colaboração em todas as direções.

Essa colaboração se estende muito além do departamento de RH. De fato, um elemento-chave da mentalidade ágil é que as soluções que devem ser desenvolvidas de forma colaborativa com os clientes – e, no caso do RH, isso significa co-criar soluções com os funcionários.

Avançar para o trabalho ágil pode parecer uma grande mudança, mas a simplicidade deve ser o seu guia. Pequenos passos e mudanças rápidas são a base do ágil; você não precisa mudar tudo de uma vez.

Começar sua jornada em 2020 significa simplesmente tornar-se mais adaptável e focado no cliente, o que é um começo positivo para o ano de todos.

5 1 vote
Article Rating

Por: Marcela Azevedo

Consultora de RH na MF Consultoria de RH, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e RH Ágil, há 10 anos buscando transformar e impactar positivamente organizações. Ajudo empresas a encontrar formas de obter resultados através de processos mais eficientes de RH. Sou fundadora e conteudista da @HR.BRASIL no instagram e entusiasta da transformação ágil.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments