Artigos

Por que as empresas precisam se preocupar com a saúde financeira dos funcionários?

Este é um guest post escrito pela Allya. 

Sem dúvida, já existem muitas empresas se preocupando com a saúde física e emocional dos colaboradores. E ainda bem, né? Afinal, sabemos da importância do bem-estar físico e bem-estar emocional dos profissionais no dia a dia. Porém, infelizmente, muitas empresas ainda não perceberam que a saúde financeira dos trabalhadores também precisa da atenção do RH e merece a devida importância. 

Neste artigo, vamos falar sobre o bem-estar financeiro dos funcionários e como promovê-lo na sua empresa. Confira a seguir! 

Nova call to action

O que é saúde financeira?

A saúde financeira é o estado de equilíbrio entre os pagamentos das despesas, dinheiro para aproveitar a vida, poupança para um futuro estável e a tranquilidade de viver com o saldo positivo. 

Nossos hábitos são responsáveis pela condição da nossa saúde financeira. Portanto, se tivermos a prática de lidar com o dinheiro de uma maneira positiva, então nossa saúde financeira será mais saudável. 

Por outro lado, se não conseguirmos equilibrar as contas e tivermos uma relação negativa com o dinheiro, a nossa vida financeira passará por uma série de problemas, como estresse, ansiedade, depressão, cobranças constantes, entre outros.

A saúde financeira dos colaboradores

As empresas precisam saber que o estado da saúde financeira do funcionário gera a baixa produtividade no trabalho.

Os problemas financeiros causam mais insegurança e estresse no profissional que, consequentemente, se tornam mais distraídos, preocupados, desanimados e improdutivos. 

Em 2019, a pesquisa “Employee Financial Wellness Survey”, realizada anualmente pela PwC, mostrou que o bem-estar financeiro pode causar o absenteísmo nas empresas. 

Isso porque o estudo concluiu que cerca de 1 em cada 3 funcionários estão perdendo mais de 3 horas no trabalho por semana para lidar com seus problemas financeiros. Muito tempo, né?

Como melhorar a saúde financeira dos funcionários?

As empresas podem ajudar (e muito) os seus colaboradores a conquistarem uma saúde financeira mais saudável e equilibrada. Veja como: 

  • Aplicar pesquisa de bem-estar financeiro

RH, você conhece os hábitos financeiros dos profissionais que trabalham na sua empresa? Provavelmente não!

Então, para entender como os funcionários lidam com as finanças no dia a dia e qual a relação deles com o dinheiro, o primeiro passo é a realização de uma pesquisa de bem-estar financeiro para identificar a forma de abordar sobre esse assunto com eles. 

  • Implementar um programa de bem-estar financeiro

O segundo passo para ajudar a saúde financeira dos profissionais é a implementação de um programa de bem-estar financeiro

Esse programa consiste em levar conteúdos aos colaboradores de forma qualificada e profissional através de palestras, cursos de finanças pessoais e sessões de orientação financeira individual. 

  • Oferecer benefícios financeiros

Uma forma eficiente de ajudar na vida financeira dos colaboradores é oferecendo benefícios corporativos que ajudam a economizar. 

O RH pode optar pelos benefícios financeiros, como a plataforma de descontos da Allya que possui mais de 30 mil parcerias em diversas categorias (saúde, alimentação, educação, e-commerce, lazer, beleza, entretenimento e muito mais). 

  • Incentivar a organização financeira

Mostre aos funcionários que existem tecnologias que ajudam a organizar a vida financeira, como aplicativos e planilhas de controle do orçamento mensal. 

Essas tecnologias ajudam o profissional a entender melhor suas finanças e a buscar maneiras de economizar para ter uma saúde financeira saudável. 

Como está a saúde financeira dos funcionários da sua empresa? Já parou para pensar sobre isso? Nos conte nos comentários!

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments