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Por que Educação Corporativa é um tema importante para 2022?

educação corporativa

Em um cenário econômico instável e com empresas se esforçando ao máximo para melhorar sua competitividade, a qualificação e o aprendizado corporativo se apresentam cada vez mais como uma estratégia importante. 

Nesse sentido, você saberia dizer o que é Educação Corporativa e por que ela será importante para garantir um bom 2022 para a sua empresa?

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Atualmente, manter os colaboradores motivados, engajados e em alta performance é um dos maiores objetivos em uma empresa, principalmente dos gestores. Como o conhecimento base e os conteúdos oferecidos pelo Estado, muitas vezes, não acompanham a velocidade do mundo corporativo, cada vez mais, as empresas estão procurando soluções internas. 

Nessa hora, entra a educação corporativa, uma ferramenta estratégica de qualificação e desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa. Para você entender tudo sobre esse tema, criamos este post, para apresentar os conceitos que envolvem a Educação Corporativa e também como colocá-la em prática. Continue a leitura!

O que é educação corporativa?

Trata-se de uma iniciativa de educação e capacitação interna das empresas. É uma estratégia da gestão de pessoas para o desenvolvimento das habilidades técnicas e pessoais. Além da qualificação e treinamento para aperfeiçoar competências de acordo com necessidades e interesse da organização. 

Essa ferramenta é composta por ações e atividades de transmissão de conteúdo relacionadas ao desenvolvimento contínuo dos profissionais em suas competências técnicas. Ao mesmo tempo, apresenta práticas de motivação, melhorias no clima organizacional, na comunicação e nas soft skills dos colaboradores. 

Todo esse conhecimento é passado de forma muito estratégica, focada nos objetivos das empresas a longo prazo e nas melhorias necessárias. 

A Educação corporativa engloba a empresa como um todo, desde seus colaboradores até os clientes, fornecedores e parceiros, o que traz proximidade e alinhamento de todos com os projetos da organização. Normalmente, ela pode se apresentar dentro da sede da empresa ou em formato online/a distância, modalidade muito utilizada atualmente.

Em resumo, lembre-se: educação corporativa é um sistema de qualificação e desenvolvimento do capital humano de uma empresa elaborado de acordo com os objetivos e desafios que a organização apresenta.

Objetivos e funções da educação corporativa

A educação corporativa, obviamente, apresenta o objetivo de trazer qualificação e conhecimento para os colaboradores. Mas esse projeto vai muito além. Esta qualificação não é deliberada, pelo contrário, ela tem como função trazer o desenvolvimento dos profissionais alinhado aos objetivos e às demandas da empresa, ou seja, contribuir ativamente com a organização.

Mais que isso, ela tem como objetivo atingir a motivação dos funcionários, para que eles aqueçam seu engajamento, voltando-se às causas e objetivos da marca. Por último, e não menos importante, a educação corporativa é capaz de atrair pessoas de fora, como clientes, fornecedores e parceiros, para dentro da empresa, o que traz mais consonância nas atividades e proximidade entre os diversos campos de trabalho nesse negócio.

A importância da educação empresarial e seus benefícios

De acordo com o que vimos até agora, é indiscutível a importância de um desenvolvimento constante dos colaboradores. Mas a educação corporativa se torna ainda mais essencial, uma vez que se apresenta como uma das melhores estratégias de compatibilização entre o caminho de crescimento da empresa e a qualificação dos funcionários. 

Em outras palavras, a educação corporativa é importante porque valoriza e desenvolve o colaborador, ao mesmo tempo que agrega e beneficia a empresa das mais diversas maneiras. Dentre os benefícios desse projeto, podemos citar:

  • Retenção de talentos e diminuição no índice de turnover do seu negócio;
  • Construção de atividades em alta performance;
  • Mais facilidade para os profissionais executarem o trabalho, de maneira mais rápida e eficiente;
  • Construção de uma sintonia com as demandas do mercado;
  • Investimento em inovação e eficiência;
  • Estruturação de um time mais qualificado e com maior competitividade no mercado;
  • Projeção de um crescimento sustentável a longo prazo;
  • Aumento da motivação e do engajamento;
  • Aumento da confiança e incentivo a posicionamentos mais estratégicos;
  • Investimento no desenvolvimento de líderes internos;
  • Melhoria da imagem da empresa e construção de uma marca empregadora, ou seja, o colaborador passa a ser um aliado;
  • Aumento do capital intelectual, consequentemente, um investimento direto no capital humano da empresa;
  • Diminuição nos custos de treinamento e onboarding;
  • Traz benefícios em termos financeiros, de produtividade e melhoria do clima organizacional.

benefícios de investir na educação corporativa

Os benefícios de investir na educação corporativa em 2022

Na atualidade, esses benefícios vão além. No próximo ano, a educação corporativa se tornará ainda mais central, por muitos motivos. Na procura por crescimento e diferencial, muitas empresas estão em busca de estratégias de qualificação e gestão de informações, logo, será um ano de grande competitividade neste âmbito. 

Além disso, é uma das poucas estratégias que é completa na abrangência de pessoas e na disponibilidade de conhecimento, focados nos objetivos da empresa.

Otimizar projetos e disponibilizar informações de qualidade para os seus funcionários são, hoje, uma das principais preocupações no mundo corporativo. Em 2022, ano pós-pandemia e de projeção de crescimento, será ainda maior.

Desafios da educação corporativa

Mesmo sendo um projeto extremamente estratégico e eficiente a longo prazo, é preciso esclarecer que alguns desafios para a sua aplicação serão encontrados pelo caminho. Dentre eles, podemos pensar em 7 obstáculos, mas que, a partir de um olhar de projeção, já é possível vislumbrar algumas soluções:

  • Muitas informações disponíveis com pouca qualidade, o que demanda uma gestão bem estratégica para sua aplicação. SOLUÇÃO: Essa gestão tem seus processos complementando muitos outros na gestão de pessoas, o que torna menos complexa essa administração;
  • Demanda autoconhecimento, tanto da própria empresa quanto dos seus colaboradores, para a compreensão de suas limitações, projeções e objetivos. SOLUÇÃO: Esta já é uma demanda atual dentro da gestão de pessoas e do setor de RH, então são informações possíveis de serem adquiridas, se é que já não foram;
  • Pode ser um investimento de alto custo. SOLUÇÃO: Ajustes podem ser feitos nos conteúdos oferecidos (por exemplo, priorizar cursos a distância, docentes dentro da própria empresa etc.) e é sempre importante pensar no retorno a longo prazo destes gastos;
  • Qualificação normalmente demanda tempo de treinamento e o resultado não é imediato. SOLUÇÃO: De fato, para soluções imediatas outras estratégias devem ser tomadas, porém, a longo prazo, a eficiência é indiscutível;
  • Dificuldade de mensuração dos resultados e pontos de melhorias. SOLUÇÃO: Por esse motivo, deve haver um planejamento do monitoramento desses resultados e feedback dos colaboradores;
  • É importante driblar a falta de engajamento. SOLUÇÃO: Mantenha a comunicação interna e seus colaboradores informados dos objetivos, dos problemas da empresa e da importância da educação nesses processos;
  • Dificuldade de certificação. SOLUÇÃO: Muitos dos conteúdos oferecidos pela educação corporativa não serão certificados pelo MEC, mas é importante conceber um certificado associado às habilidades da empresa, ou seja, valorização do conhecimento interno da organização.

Como fazer a gestão do conhecimento e a educação corporativa?

Em um mundo com excesso de informação e pouca qualidade, é importante ter uma gestão desse conhecimento para que sua absorção seja eficiente e qualificada. Além disso, o planejamento também é importante para que o desenvolvimento esteja alinhado com os princípios e os objetivos da empresa, que é uma função da educação corporativa.  

Mas não existe uma metodologia padrão para implantar a educação corporativa, justamente porque as demandas e as projeções são bem específicas de cada uma das empresas. 

Entretanto, é possível elencar algumas ações e práticas para que os gestores e o setor de RH do seu negócio projetem e implantem esse recurso da melhor maneira possível. Acompanhe!

Analisar os pontos de atenção da empresa, seus objetivos e projeções

Faça um raio-x da sua empresa neste momento e entenda os problemas e os objetivos futuros da organização. A isso, una a cultura organizacional do seu negócio e sintetize essas informações.

Levantar os pontos de dificuldade nesses aspectos

Para a solução dos problemas encontrados e a conquista dos objetivos, enumere as lacunas que precisam ser preenchidas e as atividades que devem ser potencializadas.

Elaborar capacitações e desenvolvimento

Após essas atividades identificadas, entenda quais as melhores formas de desenvolvê-las, para capacitar os colaboradores envolvidos, informá-los e engajá-los. Formule os conteúdos de acordo com essa demanda.

Construção de metodologias e logísticas de aplicação

Os conteúdos precisam ser transmitidos a partir de uma metodologia e uma logística que atenda a empresa e seu público-alvo. Para tanto, adeque os conteúdos e as metodologias uns aos outros.

Acompanhamento da aplicação e dos resultados 

Acompanhe o desenvolvimento e o envolvimento dos colaboradores com os conteúdos e proponha dinâmicas para a avaliação dos resultados a curto, médio e longo prazo.

Novas tecnologias e modelos educacionais

O mundo corporativo e de tecnologia realmente são muito rápidos. No âmbito da educação corporativa, novas tecnologias e modelos estão surgindo. Hoje, uma empresa tem diversas possibilidades para aplicá-la no seu campo e dentro das possibilidades do seu negócio.

Confira alguns exemplos:

  • REALIDADE VIRTUAL: simulações online de situações e ambientes do dia a dia podem ajudar na capacitação, treinamento e estudos;
    • MICROLEARNING: nova modalidade de cursos que se organizam em pequenos fragmentos, para que, com menor duração, o engajamento seja sustentado;
  • GAMIFICAÇÃO: utilizar situações de jogos e dinâmicas para a aplicação dos aprendizados e exercícios coletivos;
  • E-LEARNING: modalidade de ensino a distância, ou seja, uma plataforma digital com cursos e treinamentos a distância/online.

Para aprofundar ainda mais nesse projeto de Educação Corporativa e em suas plataformas, existe também uma ferramenta gratuita que ajuda na identificação da cultura da sua empresa e de seus principais pontos de atenção. 

Lembre-se, este é o pontapé inicial para a formulação da Educação Corporativa da sua empresa. Aproveite!

 

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