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Posicionamento De Mercado 2

POSICIONAMENTO DE MERCADO 2

O mercado é uma surpresa, sabemos cada segmento empresarial é diferente do outro, por mais que o sistema administrativo seja muito parecido os produtos finais são diferentes que geram um controle final financeiro diferente. Para os lojistas o melhor o final do ano, os trabalhadores compram roupas, trocam móveis, viajam, o consumo é muito elevado nessa época, para as industrias metalúrgicas não é tão bom, as empresas pagam os 13º salários, férias, em janeiro tem IPVA, IPTU, Escola, material escolar e muitos profissionais e empresas se preservam no tocante “gastos” e tem cortado custos em diversas áreas, não quero falar sobre riscos, nem sobre a economia, quero falar sobre sua empresa, a sua marca.
Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes e nos corações dos seus respectivos consumidores.

Quando pensamos em custo benefício o que vem em nossas mentes quando pensamos em:
• Sabão em pó => Omo
• Bebiba láctea => Danone
• Esponja de aço => Bombril
• Lamina de barbear => Gilette
• Amido de milho => Maizena

Essas empresas estão nas mentes dos consumidores, quando as donas de casa fazem a lista de compras para o marido, elas pedem:
• 2 kg Omo
• 2 bandejas Danone
• 2 pacotes Bombril
• 3 estojos de Gilette
• 2 pacotes de maizena

A dona de casa “esposa” é submissa à missão do marido, ou seja, ela dá a direção em muitos atributos da casa, o marido por ser obediênte, ou melhor para agradar a esposa, ele compra exatamente o que esta escrito na lista, eles nem sempre compram os similares, não importa o preço, ele compra o que esta na lista!

 Mas existem outras marcas tão boas quanto, vamos citar:
• Omo: existe o Brilhante, Ace, Tixan Ipê
• Danone: Vigor, Paulista, Nestle, Parmalate
• Bombril: Assolam
• Gilette: Prestobarba, Probak, BIC entre outros.

Nossas empresas devem ser a líder de mercado dentro de sua categoria, vamos concordam? Mas porque a maioria temos sido a genérica sem muita visibilidade? Nossa empresa é tão boa quanto a marca que estão na mente e nos corações de nosso futuros clientes e parceiros. Até agora falei de produtos do dia a dia, para exemplificar, sei que cada empresa tem seu perfil e seu segmento,

Mas, devemos fazer uma REFLEXÃO:

Existem 2 tipos de clientes, os internos e os externos;

 Como os clientes externos nos enxergam?
 Como somos aceitos no mercado?
 Como nossos concorrentes nos vêem?
 Qual o grau de fidelidade de nossos parceiros?
 Minha empresa é um sucesso?
 Minha empresa é um fracasso?
 Defendemos a alguma missão ou alguma politica?

 Como nossos funcionários, que são nossos clientes internos nos observam?
 Será que eles vestem a camisa, ou se envolvem com a missão da empresa?
 Quais são as mensagens que passam em suas mentes?
 Será que eles falam bem, promovem nosso produto, ajudam os seus colegas?

A propaganda boca a boca é a mais eficaz e gratis, mas ela tem o poder para te ajudar e te prejudicar;

 Como você preserva sua marca? Seus produtos e/ou serviços, tem boa aceitabilidade?
 Em momento de crise, o melhor seria recuar ou avançar?
 Tirar produtos de linha ou criar novos produtos?
 Demitir ou admitir novos funcionários?

Qual a posição que sua empresa se encontra na mente e no coração de seus clientes, fornecedores, parceiros e funcionário?

As respostas podem ser assustadoras!

Para concluir:

Nessa realidade devemos cuidar da nossa imagem, da nossa marca, da visibilidade do nosso negócio, saber se relacionar, se comportar. Tudo é válido!

Mas nesse momento o melhor é se relacionar, aumentar o time em conhecimento, criar novas tendencias, novas necessidades, novos clientes tendo o sucesso de nossos negócios.

Flavia Caetano
flavia@flaviacaetano.com.nr

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