Artigos

Postura profissional: o seu cartão de visitas

Você já parou para pensar na sua postura profissional?

Postura profissional é o conjunto de particularidades pessoais e condutas comportamentais, baseadas em princípios éticos, que viabilizam a convivência entre os companheiros de trabalho e em relação a instituição.

É comum no ambiente de trabalho, o colaborador se sentir confortável, principalmente quando já possui alguns anos de contribuição na instituição, presume que está em sua própria casa. Essa aparente sensação de bem estar, oportuniza muitas vezes inconscientemente, o afrouxamento das atitudes positivas, possibilitando uma caracterização distorcida da realidade ética e comportamental do colaborador. A maneira como você age cotidianamente, indica quem realmente você é, determinando o modo como as pessoas pensam a seu respeito. A sua apresentação pessoal estabelecida exclusivamente pelo seu comportamento, viabilizará ou não a sua ascensão hierárquica dentro da instituição. A sua postura profissional é o seu cartão de visita!

Nova call to action

Um estudo realizado na Universidade americana de Harvard, revelou que 2/3 das demissões nas instituições privadas estadunidenses, são causadas por dificuldades de relacionamento entre os colegas de trabalho, ocasionadas principalmente pela falta de postura ética por parte dos profissionais. Por isso, é sensato que todo profissional independente da função que exerce examine-se a si mesmo constantemente, compartilhando comportamentos exemplares e salutares durante toda a sua jornada de trabalho. É necessário vigilância total!

Dessa maneira, investir em aprimoramento de habilidades comportamentais e expandir as emoções positivas podem ser um excelente caminho para a criação de autoridade comportamental. Isso porque a maioria das pessoas agem de maneira equivocada no ambiente de trabalho, por desconhecer os seus princípios pessoais fundamentais, além de ignorar as diretrizes organizacionais estabelecidas pelas instituições. Particularmente, indico a todas as pessoas o autoconhecimento, pois viabiliza a expansão da consciência, fornecendo informações elementares importantes como: valores e crenças pessoais.

A seguir descrevo três atitudes que lhe ajudarão a fortalecer a sua postura profissional:

1- Vista-se profissionalmente. Alinhe os seus valores pessoais com as normas organizacionais da instituição e da função que exerce. Lembre-se: O ambiente de trabalho não é a sua casa. Saiba diferenciar os papéis. Tenha visão sistêmica.

2- Pontualidade. Ser pontual indica comprometimento e proporciona confiança entre instituição, líder e liderado. Leve o seu trabalho a sério! Por mais que o que você faz no momento atual não seja o que você gostaria de estar fazendo, honre os seus princípios e a oportunidade que lhe foi concedida. A gratidão é uma dádiva divina. Portanto, seja grato e passe para o próximo nível.

3- Trate a todos com igualdade. Independente da função que você exerce, seja ético, justo e imparcial. Todos merecem ser tratados com respeito e dignidade. Lembre-se: A sua família está em casa. Assédio moral é crime! Usar a sua posição para humilhar o seu semelhante também…

A postura profissional é desenvolvida e aperfeiçoada cotidianamente. Existem múltiplas atitudes que irão fortalecer a sua postura profissional, procure executá-las e ascenda profissionalmente!

Por: Thiago Nascimento

Possuo graduação em Teologia pelo Centro Universitário Internacional, MBA em Coaching, com ênfase em Liderança e Gestão de pessoas e Pós-Graduação em Gestão e Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Coach profissional, com habilitação em Análise Comportamental. Técnico em Segurança do Trabalho.