Artigos

SADA está entre as melhores empresas na premiação de Minas Gerais para trabalhar

premiação

Em sua primeira participação na premiação, grupo foi incluído no ranking GPTW 2022, o que reforça a assertividade de suas ações pela ampliação do bem-estar e da capacitação dos colaboradores

O Grupo SADA chega aos 45 anos em meio a um movimento de transformação da cultura corporativa. Isso envolve uma grande evolução na gestão de pessoas, com a melhoria contínua dos processos e, especialmente, com a ampliação dos projetos de desenvolvimento de colaboradores e colaboradoras.

O momento crítico provocado pela pandemia, nos últimos dois anos, também exigiu um foco ainda maior na saúde e no bem-estar das equipes. Agora, um importante resultado desse trabalho aparece, por meio da inclusão da corporação no ranking GPTW 2022, o que a coloca no seleto grupo de melhores empresas de Minas Gerais para trabalhar. Essa é a primeira participação do Grupo na premiação. Os troféus foram entregues na última terça-feira (13/06), em cerimônia no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte (MG).

Nova call to action

De acordo com o diretor de Recursos Humanos, Comunicação e SESMT do Grupo SADA, Alexandre Sena, figurar nessa lista é motivo de muita alegria para toda a equipe, principalmente porque a avaliação das ações das organizações é feita pelos próprios funcionários.

“Acreditamos que as pessoas são a verdadeira essência de uma empresa, que só consegue crescer, se as pessoas também crescerem. Assim construímos todas nossas relações, desde o processo de seleção e contratação, passando pelas oportunidades de aprimoramento profissional, até o cuidado com a saúde integral durante toda a jornada do colaborador”, observa.

Entre os aspectos mais bem avaliados no relatório do GPTW e que motivam os profissionais a permanecerem nas mais de 30 empresas do Grupo SADA espalhadas pelo país, estão a “oportunidade de crescimento e desenvolvimento” e o “alinhamento dos valores corporativos aos pessoais”, sobretudo na forma como veem a atuação da corporação na área de Responsabilidade Social. Especificamente nesse ciclo que foi analisado para o ranking, destacam-se, as estratégias de conscientização e combate à Covid-19 dentro da organização, com ações de prevenção, educação e cuidados com a saúde dos colaboradores e das colaboradoras (especialmente nos casos em que não foi possível adotar o home-office), de seus familiares e da cadeia de terceirizados.

Leia também: A fonte da motivação no trabalho

Além disso, o Grupo mobilizou esforços diretos contra os impactos do coronavírus, direcionando setores produtivos para a confecção de camas hospitalares, produção de álcool em gel e adaptação de frotas para desinfecção de cidades, por exemplo.

“Receber essa premiação nos enche de orgulho. Ainda temos um caminho a percorrer, mas esse movimento de fazer acontecer vem da nossa gente e dos esforços que temos feito para transformar o Grupo SADA em um lugar cada vez melhor para se trabalhar”, completa a vice-presidente da corporação, Daniela Medioli.

dia mundial do trabalho

Premiação GPTW

Em sua 9ª edição regional, a pesquisa GPTW 2022 contou com a inscrição de 186 empresas sediadas em solo mineiro, representando 143.257 funcionários.

Dessas, 70 foram ranqueadas, de acordo com o tamanho: 20 de grande porte (com 1 mil ou mais funcionários), 30 de médio porte (entre 100 e 999) e 20 de pequeno porte (entre 30 e 99). A definição do ranking leva em conta os mesmos critérios de avaliação aplicados nos 109 países em que a consultoria Great Place to Work (GPTW) – empresa global de pesquisa, consultoria e qualificação – está presente.

A classificação é dividida nas categorias nacional, regional, setorial e temática. A organização é avaliada pelos próprios colaboradores, a partir de três abordagens: Pesquisa de Clima, na qual os funcionários avaliam a qualidade do ambiente de trabalho; Comentários, onde os colaboradores falam sobre o que faz a organização ser um excelente lugar para trabalhar; e Práticas Culturais, momento em que a empresa informa suas iniciativas, de acordo com a metodologia GPTW.

Veja também: [Ferramenta gratuita]

Pesquisa de Clima na prática

 

Sobre o Grupo SADA

Maior grupo de logística e transporte de veículos da América Latina, o SADA nasceu da visão pioneira e empreendedora de um jovem recém-chegado da Itália, nos anos 70. A partir daí, teve início a expansão de um grupo diverso e plural, que, atualmente, também está presente nos principais setores da economia brasileira, como indústria e comércio, bioenergia, comunicação, concessionárias, responsabilidade social e esporte.

Aos 45 anos, o SADA é composto por mais de 30 empresas, distribuídas em, aproximadamente, 50 cidades de norte a sul do Brasil, além de contar com duas bases operacionais na Argentina, e soma mais de 7 mil colaboradores. A sede está localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). No DNA do Grupo SADA, está uma força que busca sempre transformar a sociedade, inovando, impulsionando empreendimentos e oferecendo serviços de forma sustentável e responsável.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH