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Proatividade em vendas

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, proatividade é a qualidade ou característica do proativo. Capacidade que alguém tem de fazer com que determinada coisa aconteça, tomando a iniciativa.

Históricamente proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio.

Na perspectiva do trabalho, segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização.

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As principais características das atitudes proativas são:

1.Busca ativa por oportunidades de mudança;

2.Planejamento e execução de ideias;

3.Enfrentamento de obstáculos.

No contexto da venda, o profissional proativo é aquele que se antecipa às situações. Ele tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabe como seus concorrentes trabalham e aproveita para adquirir experiências e aprender com eles, mesmo não tendo muito tempo. Ou seja, o vendedor proativo busca, em todas as situações, adquirir o máximo de conhecimento, o que lhe permite antecipar-se aos fatos.

Vendedores proativos são sempre bem-vindos por seus clientes. São pessoas que se antecipam aos acontecimentos, são responsáveis e estão sempre atualizados.

Estão sempre pesquisando, buscando coisas novas, realizando cursos, especializações para agregar valor a sua atuação profissional e aos resultados para sua empresa e, sobretudo, para seus clientes. Visam ainda o bom andamento do processo de vendas.

Pela sua proatividade, dedicação e senso de coletividade, o vendedor consegue envolver seus colegas de profissão, ao mesmo tempo em que consegue destaque entre eles. Além disso, é movido e motivado por valores. Sempre querer ajudar, auxiliar, cooperar de alguma maneira.

Algumas sugestões de Atitudes Proativas:

• Não espere pelo outros: se você pode resolver algo sozinho, não espere por outra pessoa;

• Tome iniciativa: se você está seguro a tomar alguma atitude vá em frente;
• Crie e Inove: ouse fazer diferente;

• Elimine tudo o que é desnecessário: burocracias, tempo desperdiçado, retrabalho.

• Antecipe-se: planeje com antecedência, não deixe suas atividades para serem realizadas em cima da hora;

• Resolva: se tem um problema em mãos, vá até o fim com ele, não transfira responsabilidades;

• Atualize-se: busque estar sempre antenado, atualizado na sua área, faça especializações, cursos, capacitação, etc.

Vale lembrar que um vendedor proativo pode fazer a diferença, evitando ações de emergência e consequentemente erros.

Se você acha que não é uma pessoa proativa, mas deseja adquirir este perfil, preste atenção nas 10 dicas a seguir:

1.Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo: Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade? Quais precisam de atenção assim que chegam?

2.Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano (ou rotina) para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.

3.Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.

4.Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.

5.Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.

6.Saiba definir o que é prioritário.

7.Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.

8.Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.

9.Antecipe as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.

10.Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece a sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional de vendas é visto pelos seus clientes, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal. Pense nisso!

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