Artigos

O processo de coaching como ferramenta de melhoria

processo de coaching

Podemos dizer que coaching é um processo composto por uma série de ferramentas específicas que nos auxiliam em nosso desenvolvimento. Dentro de um processo de coaching trabalhamos nosso autoconhecimento, é proposto uma análise da nossa situação atual e onde queremos chegar, depois é definido um objetivo que será trabalhado durante o processo.

Hoje em dia a prática se popularizou muito, podemos observar várias propostas relacionadas ao tema.
O importante ao escolher um profissional para que nos auxilie nesse processo, é fugir das soluções mágicas e promessas que não possuem nenhum embasamento que comprovem sua eficácia.

Nova call to action

Conceito de coaching

Coaching é um processo que nos estimula a sair da nossa zona de conforto, e obviamente que isso nos gera desconforto, mesmo quando não estamos felizes com a situação, nossa mente acaba nos levando para o caminho que entende ser mais fácil, por ser conhecido, ainda que não esteja mais nos trazendo satisfação e muitas vezes até nos provocando dor.

Benefícios do processo de coaching em nossa atividade profissional

Hoje, com os avanços tecnológicos, percebemos mudanças cada vez mais rápidas, temos um excesso de informações que faz com que fiquemos constantemente ansiosos e com a sensação de não estarmos acompanhando tudo que é importante.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, durante a pandemia tivemos muitas empresas que foram obrigadas a cortar custos para sobreviver, dessa forma muitos profissionais capacitados acabaram sendo demitidos.

Precisamos nos reinventar a todo momento nos mantendo atualizados não só em nossa área de atuação, mas com um entendimento geral do contexto em que estamos inseridos, uma vez que os processos estão cada vez mais conectados.

Nesse sentido o processo de coaching ajudará o profissional a avaliar sua situação atual, será feita uma análise, de quais são seus pontos fortes, pontos de melhoria, quais oportunidades estão disponíveis dentro do seu ambiente, o que o profissional precisa trabalhar para se tornar mais competitivo e melhorar seus resultados.

O processo é importante não apenas para quem busca uma recolocação, quando estamos empregados muitas vezes entramos em uma zona de conforto que faz com que deixemos de lado alguns pontos importantes.

Como por exemplo, investir em cursos e treinamentos para que possamos nos manter atualizados, muitas vezes nossa liderança nos faz uma série de cobranças e ficamos sem entender o que precisa ser melhorado, achamos que nosso desempenho não mudou e que continuamos apresentando os mesmos resultados.

O que acontece é que as empresas também motivadas pelas mudanças cada vez mais rápidas, também precisam de profissionais cada vez mais capacitados, proativos e com visão de futuro.

Dessa forma o processo de coaching entra como uma importante ferramenta para nos auxiliar nesse processo de mudança.

O profissional terá mais clareza de sua posição, inclusive conseguindo enxergar um propósito dentro do que faz, algo muito importante para manter nossa motivação.

MELHORIA QUALIDADE DE VIDA

O processo de coaching traz benefícios para todas as áreas de nossa vida, ainda que o objetivo principal escolhido seja profissional, quando mudamos nossa postura diante de algumas situações, outras áreas também são beneficiadas.

O mapa da situação atual, será como uma fotografia, contemplando nossa vida, pessoal, profissional, espiritual, relacionamentos etc.

Essa fotografia possibilita uma maior clareza de onde será necessário empenhar maiores esforços, muitas vezes não nos damos conta do quanto negligenciamos alguns aspectos de nossa vida, o processo de coaching trará um maior equilíbrio entre todas as áreas conferindo maior efetividade ao processo.

COACHING

DICAS PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO

Muitas vezes entramos no modo “automático”, algumas mudanças de hábitos podem nos ajudar a sair desse processo:

– Há quanto tempo você não faz algo novo ou agrega um novo conhecimento? A resposta a essa pergunta pode fornecer algumas pistas de como está sua busca por conhecimento.

– Converse com pessoas que pensem diferente de você. Conversar com pessoas que tenham pensamentos, culturas e hábitos diferentes amplia nossas perspectivas e aumenta nossa capacidade de resolução de problemas, mostrando outros pontos de vista que antes não havíamos pensado.

– Se possível alterne o caminho que faz para o trabalho todos os dias. Essa atitude tira nossa mente do modo automático.

– Leia assuntos que não fazem parte da sua área de atuação, além de aumentar seu conhecimento, você também terá um repertório maior para interagir com as outras pessoas.

– Invista em autoconhecimento. Saber do que você gosta, o que causa desconforto, quais são seus limites, ajudará a promover relações mais harmoniosas e menos conflituosas.

– Mantenha o equilíbrio ao utilizar as redes sociais. Monitore o tempo que você passa online e veja se não está deixando de lado outras atividades, como praticar esportes, fazer alguma atividade física, fazer um trabalho voluntário, aprender a cozinhar etc.

– Estabeleça pequenas metas. Quando assumimos um compromisso conosco fica mais fácil manter o foco.

Toda mudança implica em sair de uma situação conhecida para uma situação, que em um primeiro momento não teremos o controle, por isso vem o desconforto, mas com tranquilidade e persistência o processo também trará muito crescimento, aprendizado e satisfação, e as ferramentas de coaching podem auxiliar muito nesse processo.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o processo de coaching, que tal saber mais sobre o foco na liderança?

engajamento de funcionários

0 0 votes
Article Rating

Por: Vera Rocha

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments