Artigos

Fit Cultural no processo de Recrutamento e Seleção

processo de recrutamento e seleção

Por Emanuella Velez, Psicóloga, Top Voice Linkedin e fundadora da página Virei RH no Instagram

Fit Cultural no processo de Recrutamento e Seleção. Já ouviu essa palavra? Alguns candidatos se perguntam o motivo pela qual foram reprovados nos processos seletivos, mesmo se saindo super bem nos testes iniciais. A verdade, é que cultura organizacional também é um aspecto avaliado no processo de recrutamento e seleção. Você sabia disso?

Nova call to action

Cultura organizacional, segundo Chiavenato (2010) “é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhadas por todos os membros da organização.” Ou seja, é o que distingue uma empresa, das demais. Pensar em alinhamento de valores e objetivos é entender que cada um, seja empresa ou candidato, tem propósitos bem definidos e se eles não estiverem conectados, existe uma probabilidade de erro para ambos os lados.

Já pensou em participar de um processo seletivo, ser aprovado em todas as etapas e ao iniciar na empresa verificar que os valores, a forma de comunicação e a própria forma de liderar pessoas e fazer gestão são totalmente diferentes do que você acredita e preza enquanto profissional?

Existem empresas que são mais agressivas quanto a cobrança de resultados, e alguns profissionais não veem problema algum em trabalhar nesse formato. Para outros, trabalhar num ambiente tranquilo e onde haja compreensão dos limites já é um fator importantíssimo para que haja um bom desempenho. Por isso, avaliar a correlação da cultura organizacional ao processo de recrutamento e seleção é tão importante.

Inclusive, há uma frase – máxima de Peter Schutz que diz “Contrate caráter, treine habilidades”. Quando observamos o contexto organizacional correlacionado ao processo de Recrutamento e Seleção, entendemos que se faz necessário que o candidato possua competências técnicas e comportamentais.

Mas não adianta saber colocar em prática e ter atitude, se a empresa pensa totalmente diferente! E por isso é preciso similaridade, caso contrário a estratégia da organização não será alcançada com sustentação, tão pouco os objetivos a curto ou longo prazo, e para isso a análise e relevância do processo, pois a busca é de pessoas com a mesma visão.

Impactos positivos da análise da cultura organizacional no processo de recrutamento e seleção

Alguns pontos comprovam a importância desse tema e listamos alguns para que haja uma maior compreensão. Confere!

1.Transparência no processo

Não tem nada pior que um processo conduzido em forma de “mito da perfeição” sobre a empresa, quando a realidade é totalmente diferente. Quando o processo é conduzido de forma ética e jogando limpo sobre a cultura da organização, seja a nível de ambiente, gestão, liderança e processos, a tendência é que haja assertividade e melhor escolha para ambos os lados.

2. Melhoria no clima

Se a empresa está bem alinhada em relação aos valores, crenças e propósito e os colaboradores comungam dessa mesma visão é provável que o ambiente seja leve e saudável. Quando a divergência de objetivos a tendência é que surja mal-estar e conflitos, impactando assim na forma com as pessoas convivem e se correlacionam;

3. Maior engajamento

Se as pessoas acreditam no propósito da organização, e isso gera um bom clima organizacional, a tendência é que haja também um maior engajamento. Já que pesquisas apontam que pessoas felizes tendem a produzir mais, e isso só é possível se houver alinhamento.

Veja também:
Ferramenta gratuita: Pesquisa de Clima na prática: Questionário completo

Quando o setor de RH não se preocupa com esses aspectos, termina gerando aspectos negativos para a organização e que custam muito caro, como alto índice de turnover, alto índice de absenteísmo, baixa produtividade, employer branding prejudicado devido a não preocupação com a experiência do candidato e custos financeiros.

Por isso, o time de Recursos Humanos deve compreender qual é a cultura da empresa para poder de forma clara e objetiva informar aos candidatos e assim, gerar assertividade e resultados duradouros.

E não para por aqui. Continue aprendendo mais sobre Cultura organizacional no processo de recrutamento e seleção em nosso outro artigo: Quais são os indicadores de Recrutamento e Seleção? 

gestão empresarial

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH