logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Avançando na carreira: Como superar a procrastinação

Sumário

Avançando na carreira: Como superar a procrastinação

Aprenda a superar a procrastinação e avance na carreira. Identifique seus comportamentos e mude seus hábitos para alcançar seus objetivos.

No caminho para se alcançar sonhos e objetivos, a procrastinação é o maior inimigo. Seja na vida pessoal ou na carreira, há três caminhos bem claros a seguir: o primeiro é querer, o segundo é colocar foco e atenção no agora e o terceiro é agir.

No entanto, esta fórmula é muito poderosa; é o caminho do sucesso.

Já se perguntou, o que falta ou precisa acontecer para que você encerre este ano com a sensação de que 2023 foi inesquecível?

Pois, quando você procrastina, deixa tudo para depois, arrastando suas ações para o futuro e isso te deixa estagnada em sua evolução e se seguir assim, mais um ano se encerrará e você estará na mesma página, sem grandes progressos.

Segundo estudos científicos, este comportamento é um dos piores inimigos dos nossos objetivos e nos traz muitas frustrações.

Esta é a má notícia. A boa é que com autoconhecimento podemos mudar isso, aprender a criar novos comportamentos e a gerir melhor nossas emoções.

Como avançar na carreira sem procrastinar

procrastinação

Avaliemos primeiramente um traço comum nos procrastinadores; na grande maioria dos casos, nós temos medo de lidar com nossos problemas, fugindo de encarar as verdades. 

Tornou-se um dos comportamentos contemporâneos mais comuns adiar ao máximo possível a realização de uma tarefa que poderia ter sido resolvida hoje, ou seja, deixar para amanhã ou para depois 

Em suma, preferem lidar com a culpa de não entregar uma tarefa de trabalho no prazo, por exemplo, ou mesmo de lidar com o estresse que isso causa em vez de mergulhar em si para entender a origem desse problema.

É preciso atingir a causa, já que a procrastinação é um sintoma.

Procrastinar traz consigo a sensação de que sempre temos coisas para fazer e tarefas a concluir. Com isso, a pessoa procrastinadora está sempre correndo, ocupada e atrasada em seus compromissos.

Contudo, a cada vez que diz ou pensa “estou ocupada”, não avalia, por exemplo, o sofrimento que causa em si própria; é como estar num looping sem fim. Em algumas situações, adiando o que deve ser feito pode ser fuga para preencher o próprio tempo.

É importante distinguir entre sobrecarga de trabalho, que não é positiva e requer revisão e organização, e procrastinação, o ato de realizar hoje com empenho e dedicação, sem adiar para o futuro ou usar desculpas falsas como justificativa.

Mulheres procrastinam mais que os homens?

procrastinação

O ambiente corporativo não é o único local em que se procrastina.

As mulheres se comprometem com um número maior de atividades no dia a dia, o que as torna, muitas vezes, mais versáteis e capazes de ocupar várias tarefas fora do âmbito profissional.

No entanto, a questão aqui é identificar se é uma decisão de fato acertada ou se é procrastinação. No campo de trabalho, no entanto, não há diferenças. Tanto os homens quanto as mulheres procrastinam igualmente, mesmo que elas frequentemente estejam mais ocupadas com outras tarefas como casa, filhos, etc.

Por meio do autoconhecimento é possível identificar fragilidades e gatilhos de insegurança que não nos permitem avançar.

No entanto todos temos pontos positivos e negativos, estamos em processo de evolução, portanto, dispor-se a fazer o melhor hoje é o caminho para não arrastarmos nossas ações sempre para o futuro. 

Ter um colaborador engajado, conectado com a missão da empresa que produz é um diferencial competitivo muito importante e traz um impulso grande para o sucesso na carreira.

Identificando o seu looping

procrastinação

Outro ponto fundamental nesta mudança de comportamento é identificar o seu círculo vicioso de procrastinação (o looping).

Muitas vezes, talvez na grande maioria, esteja relacionado à dificuldade de lidar com a verdade.

Porém, é como se preferíssemos lidar com a culpa de estar atrasado, sempre devendo e estressados, ao invés de enfrentar as reais questões internas que nos causam esses problemas.

Algumas pessoas trazem consigo um paradigma que sugere que algo está errado se estiverem em dia com suas metas e atividades. Elas podem acreditar que seu trabalho não foi bem-feito ou que não estão recebendo o devido valor por serem ágeis.

No entanto, é importante mostrar a essas pessoas que elas não precisam se sobrecarregar e se estressar para serem reconhecidas. Além disso, é importante ressaltar que esse pensamento não faz o menor sentido quando a pessoa é autoconfiante e se conhece bem.

Cumprir prazos, na verdade, demostra organização, entusiasmo e comprometimento com você, com as pessoas ao seu redor e no trabalho.

Tudo que distância disso, é uma distorção imposta e cruel e que nos joga no abismo de deixar para depois. Fuja disso. Ao identificar este ciclo, revisite a verdade e siga no caminho certo.

Mudando hábitos

procrastinação

Talvez você ainda esteja se perguntando, mas como posso seguir com mais estratégias para interromper esse ciclo da procrastinação? Como posso fazer diferente a partir de agora? Decidindo pela mudança de comportamento combinado com muito treino, de forma contínua e diária. 

Em suma, se vivo o presente, não procrastino, faço agora o que tenho que fazer.

E, para estar presente, é preciso prestar atenção em si para saber realmente o volume de trabalho que consegue realizar plenamente, focada e feliz.

Um bom começo é se perguntar:

“Para que preciso desenvolver esta atividade, cumprir esta meta?”

”Qual é o ganho pessoal que terei com isso?”

Os ganhos são inúmeros: sentir-se valorizado, reconhecido em suas potencialidades e competências, ter orgulho de si, de suas conquistas e da sua contribuição e crescer profissionalmente.

Os ganhos são motivações essenciais e é treino colocar o foco sobre elas (tudo em que colocamos foco cresce à nossa frente).

Conclusão

Por isso, o ponto fundamental é também trazer a atenção para o AGORA.

A sensação de estar sempre correndo contra o tempo, é outro traço de quem vive a procrastinação.

É importante focar no presente, dedicando-se ao que precisa ser feito agora, enquanto também se planeja para o futuro e as tarefas que estão por vir

Porém, ao ficar preso nesses dois mundos o presente não existe, sendo assim a pessoa deixa de agir, não cumprindo tarefas do dia, alimentando assim o ciclo da procrastinação. O resultado disso é mais ansiedade.

A dica é: cuidado com os sentimentos que roubam a sua atenção e tiram seu foco do presente. 

Contudo, preste atenção nos seus pensamentos e quando isso acontecer, volte ao hoje, comece respirando profunda e lentamente; é a respiração que nos traz para o presente. 

Inspire com calma — isso ajuda a trazer seu foco para o agora.

Repita esse exercício algumas vezes. Você leva novo oxigênio ao cérebro e treina trazer essa atenção a você. Depois, vá em frente no que precisa ser feito.

Qual é o passo que você pode dar? Coloque junto sua competência, seu amor, trabalhe com afinco e faça o que precisa ser feito. Essa é a fórmula.

Heloísa Capelas é reconhecida como uma das mais brilhantes especialistas em Autoconhecimento e Inteligência Emocional do país. Autora dos seguintes best-sellers: “Inovação Emocional”, “Perdão, a revolução que falta” e o “Mapa da Felicidade”; primeiro livro 100% dedicado ao tema no Brasil, Heloísa também é palestrante e empresária.
Assine a nossa Newsletter