Artigos

Profiler: identifique o perfil comportamental do seu colaborador

profiler

Uma das principais tarefas do RH é gerenciar e desenvolver o capital humano da empresa, e sabemos que essa não é uma tarefa fácil, certo? É preciso compreender não somente o nível de engajamento do funcionário com a empresa, com a equipe e com o cargo, mas também como treiná-lo para desenvolver capacitações para atingir a alta performance. Você já ouviu falar em Profiler?

Atualmente, o RH se disponibiliza de ferramentas e sistemas que auxiliam no mapeamento das características comportamentais, como o Profiler. Por meio dele é possível identificar as habilidades dos colaboradores e dessa forma, montar equipes de alta performance.

Nova call to action

Quer conhecer mais sobre esse recurso? Continue a leitura e aprenda as vantagens competitivas que o Profiler promove para a empresa! 

O que é Profiler?

O Profiler é um mapeamento comportamental com precisão de 97% na identificação dos perfis. A análise comportamental é feita em somente 5 minutos e gera os melhores resultados para as empresas. 

Ele foi desenvolvido pela Sólides, tendo como base a metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais. Foi aprovado pela UFMG, USP e FINEP. 

A partir do mapeamento realizado pelo software, o RH e os gestores têm acesso a relatórios com mais de 50 informações sobre o comportamento, as competências, ao estilo de liderança, a energia do perfil e muito mais.

Os 4 perfis comportamentais do profiler

Classificar indivíduos de acordo com perfis é uma teoria que foi criada em 1920, quando o psicólogo, William Moulton Marston, desenvolveu conceitos comportamentais para as pessoas, tornando-as únicas de acordo com suas competências predominantes.

E esses conceitos foram a base para o que hoje conhecemos como metodologia DISC, que também é a principal referência dos 4 perfis comportamentais do Profiler. Conheça-os agora!

Executor

É uma pessoa focada em resultados e agilidade. O executor tende a ser um bom líder, pois é muito autoconfiante. Além disso, é uma pessoa competitiva e motivada por desafios. Esse perfil lida bem com as dificuldades do ambiente de trabalho, pois não falta coragem no seu perfil e sabe defender sua visão diante dos desafios.

Comunicador

São pessoas carismáticas, entusiasmadas e, claro, adoram interagir. Logo, não gostam de trabalhar sozinhas, e sim em equipe, pois lhes agrada os relacionamentos interpessoais e o fato de entreter os colegas de time. 

Planejador

O planejador é aquela pessoa que gosta de seguir uma rotina. Além disso, são tranquilos, pacientes e precisam executar suas atividades no seu próprio tempo, sem pressão. Pessoas com esse perfil também tendem a ser mais introvertidas, mesmo assim, gostam de se relacionar com a equipe. 

Analista

São pessoas extremamente inteligentes, detalhistas, organizadas e responsáveis. Algo que às vezes, pode ser prejudicial, trazendo pessimismo, já que se cobram demais, achando que seu trabalho nunca está bom o bastante. O perfil analista também é ideal para cargos que envolvam pesquisas, processos e rotinas. 

Como o profiler pode impactar no clima organizacional da sua empresa

Com o auxílio de um software de RH, como o Profiler, o RH consegue automatizar vários processos burocráticos, sobrando mais tempo para tarefas focadas no capital humano. 

Desse modo, torna-se possível realizar uma gestão comportamental, contratando, direcionando e desenvolvendo pessoas de acordo com suas competências técnicas e comportamentais, oferecendo oportunidade de crescimento profissional. Assim, a motivação, o engajamento, e claro, o clima organizacional tendem a melhorar.

Isso porque, os colaboradores terão uma percepção mais positiva da empresa, de que ela não o enxerga somente como mão de obra produtiva, e sim como ser humano. 

Além disso, com os dados coletados no Profiler, é possível escolher com maior efetividade ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais e também treinamentos específicos de acordo com cada perfil, impactando diretamente no clima organizacional.

As vantagens de contar com uma plataforma de gestão

O software de RH serve para que você obtenha dados mais confiáveis sobre a empresa e seus colaboradores, como cálculo de férias e benefícios. Além de facilitar a execução desses processos, algumas dessas ferramentas contam com recursos que também auxiliam na gestão comportamental.

Mas um software de RH com perfil comportamental conta com muitas outras vantagens, como identificar o profissional que melhor se encaixa em determinadas atividades. Ademais é possível entender como ele reagirá diante das mais diversas situações que ocorrem no ambiente de trabalho. 

Ainda, entendendo o perfil de cada colaborador, é possível ter uma melhor compreensão da equipe, vendo os perfis que melhor se encaixam em determinado setor. 

Além disso, por meio de uma plataforma de gestão, é possível reconhecer e comparar as hard e soft skills de profissionais de alta e baixa performance da empresa, facilitando na identificação de novos líderes, por exemplo.

Quais as vantagens de usar um software de RH e garantir uma melhor gestão de pessoas

Formação de times de alta performance

Com a coleta e análise de dados dos perfis comportamentais é possível reunir profissionais que têm características distintas, porém, com propósitos semelhantes. Assim, alinhados com atividades de acordo com suas hard e soft skills, o time consegue alcançar resultados muito mais satisfatórios.

Torna o processo de recrutamento e seleção mais eficiente

Por meio da análise de perfis, já no R&S, o  RH terá uma chance maior de não errar na contratação. Já que é possível, por meio de um cruzamento de dados, identificar o candidato que dá “match” com determinada vaga. 

Diminuição do turnover

Colocando o profissional certo na vaga certa, dificilmente ele deixará a empresa e ainda trará os melhores resultados para a organização. Ainda, a empresa gastará menos com rescisões, novos processos seletivos, tempo gasto com treinamentos de novos colaboradores etc.

Conheça o Profiler Sólides

O seu principal objetivo é possibilitar a gestão de pessoas dentro das empresas.

Uma organização que realiza sua gestão baseada em comportamentos mostra seu diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, por ter uma visão mais estratégica do seu capital humano.

Assim, ela desenvolve talentos de acordo com cada perfil  e contrata profissionais que de fato estejam alinhados com a cultura do negócio. 

Por que ter o Profiler Sólides

Ainda, quando o profissional está ciente de seu perfil comportamental, ele mesmo pode fazer uma autoanálise sobre suas qualidades e limitações. Assim, consegue buscar seu próprio desenvolvimento, por meio de cursos, treinamentos e mentorias, por exemplo. 

E todo esse autoconhecimento ultrapassa os benefícios do desenvolvimento profissional, impactando também nas suas relações e realizações como indivíduo social. 

Gostou de saber mais sobre o Profiler e seus benefícios? Aproveite para falar com um de nossos especialistas!

Calculadora-de-produtividade

 

4.5 2 votes
Article Rating

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma plataforma de gestão de talentos com people analytics e gestão comportamental.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH