Artigos

Profiler: identifique o perfil comportamental do seu colaborador

Uma das principais tarefas do RH é gerenciar e desenvolver o capital humano da empresa, e sabemos que essa não é uma tarefa fácil, certo? É preciso compreender não somente o nível de engajamento do funcionário com a empresa, com a equipe e com o cargo, mas também como treiná-lo para desenvolver capacitações para atingir a alta performance. 

Atualmente, o RH se disponibiliza de ferramentas e sistemas que auxiliam no mapeamento das características comportamentais, como o Profiler. Por meio dele é possível identificar as habilidades dos colaboradores e dessa forma, montar equipes de alta performance.

Quer conhecer mais sobre esse recurso? Continue a leitura e aprenda as vantagens competitivas que o Profiler promove para a empresa! 

Nova call to action

Sobre o Profiler

O Profiler é um mapeamento comportamental com precisão de 97% na identificação dos perfis. A análise comportamental é feita em somente 5 minutos e gera os melhores resultados para as empresas. 

Ele foi desenvolvido pela Sólides, tendo como base a metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais. Foi aprovado pela UFMG, USP e FINEP. 

A partir do mapeamento realizado pelo software, o RH e os gestores têm acesso a relatórios com mais de 50 informações sobre o comportamento, as competências, ao estilo de liderança, a energia do perfil e muito mais.

Vantagens de adotar o Profiler

Com o Profiler, o RH poderá planejar estrategicamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Além do desenvolvimento — considerando as competências de cada colaborador — o RH e os gestores poderão formar equipes bem mais produtivas. 

Ele fornece a possibilidade do autoconhecimento para que os profissionais cresçam na carreira. Além disso, contém informações precisas que auxiliam e geram insights para uma gestão de pessoas mais eficaz.  

Além de todos esses benefícios, o RH terá em mãos índices situacionais que possibilitam a correlação entre diversos dados. Abaixo citaremos exemplos dos dados entregues pelo mapeamento: 

Energia

O índice da energia indica o pique para o trabalho e a aptidão para absorver o estresse causado pela cobrança. 

Índice de Exigência do Meio

Indica como o colaborador percebe a cobrança realizada pelo meio externo, ou seja, o nível que se sente cobrado no momento atual pelos superiores. 

Amplitude

É o tanto que a pessoa é influenciada ou influencia o ambiente em que se encontra. Alguém com amplitude alta, tende a dispersar mais que as outras pessoas. 

Flexibilidade

Indica se a pessoa tem facilidade de adaptação às novas mudanças no comportamento ou no ambiente externo. 

Aproveitamento

Esse índice mostra se a pessoa se sente bem aproveitada no cargo que está desempenhando. 

Moral

A moral é definida como o nível de auto aprovação e desempenho, seja profissional ou pessoal. 

Energia do Perfil 

Diferente da energia (pique pro trabalho), a energia do perfil é considerada como manutenção da motivação e produtividade. 

Incitabilidade

É a velocidade na qual a pessoa tende a reagir a estímulos para ações. 

Tempo de resposta

É o tempo que a pessoa leva para responder o teste comportamental, isso pode influenciar ou não nos resultados. 

Existem muitas vantagens ao adotar o Profiler em sua empresa. Hoje, muitos optam por softwares de RH que possam auxiliar na otimização de processos de gestão e análise do comportamento. 

Sendo assim, é importante realizar um diagnóstico do seu RH para analisar todas as possibilidades em que o Profiler pode mudar a sua gestão de pessoas. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!  

 

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of