logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > RH na Prática > Profiler: conheça a melhor solução para mapeamento comportamental

Sumário

Profiler: conheça a melhor solução para mapeamento comportamental

Uma das principais tarefas do RH é gerenciar e desenvolver o capital humano da empresa, e sabemos que essa não é uma tarefa fácil, certo? É preciso compreender não somente o nível de engajamento do funcionário com a empresa, com a equipe e com o cargo, mas também como treiná-lo para desenvolver capacitações para atingir a alta performance. Você já ouviu falar em Profiler?

Atualmente, o RH se disponibiliza de ferramentas e sistemas que auxiliam no mapeamento das características comportamentais, como o Profiler. Por meio dele é possível identificar as habilidades dos colaboradores e dessa forma, montar equipes de alta performance.

Quer conhecer mais sobre esse recurso? Continue a leitura e aprenda as vantagens competitivas que o Profiler promove para a empresa! 

O que é Profiler?

O Profiler é um mapeamento comportamental com precisão de 97% na identificação dos perfis. A análise comportamental é feita em somente 5 minutos e gera os melhores resultados para as empresas. 

Ele foi desenvolvido pela Sólides, tendo como base a metodologia DISC e outras sete teorias comportamentais. Foi aprovado pela UFMG, USP e FINEP. 

A partir do mapeamento realizado pelo software, o RH e os gestores têm acesso a relatórios com mais de 50 informações sobre o comportamento, as competências, ao estilo de liderança, a energia do perfil e muito mais.

Os 4 perfis comportamentais do profiler

Entenda o que é profiler!

Classificar indivíduos de acordo com perfis é uma teoria que foi criada em 1920, quando o psicólogo, William Moulton Marston, desenvolveu conceitos comportamentais para as pessoas, tornando-as únicas de acordo com suas competências predominantes.

como estruturar o seu RH do zero

E esses conceitos foram a base para o que hoje conhecemos como metodologia DISC, que também é a principal referência dos 4 perfis comportamentais do Profiler. Conheça-os agora!

Executor

É uma pessoa focada em resultados e agilidade. O executor tende a ser um bom líder, pois é muito autoconfiante. Além disso, é uma pessoa competitiva e motivada por desafios. Esse perfil lida bem com as dificuldades do ambiente de trabalho, pois não falta coragem no seu perfil e sabe defender sua visão diante dos desafios.

Comunicador

São pessoas carismáticas, entusiasmadas e, claro, adoram interagir. Logo, não gostam de trabalhar sozinhas, e sim em equipe, pois lhes agrada os relacionamentos interpessoais e o fato de entreter os colegas de time. 

Planejador

O planejador é aquela pessoa que gosta de seguir uma rotina. Além disso, são tranquilos, pacientes e precisam executar suas atividades no seu próprio tempo, sem pressão. Pessoas com esse perfil também tendem a ser mais introvertidas, mesmo assim, gostam de se relacionar com a equipe. 

Analista

São pessoas extremamente inteligentes, detalhistas, organizadas e responsáveis. Algo que às vezes, pode ser prejudicial, trazendo pessimismo, já que se cobram demais, achando que seu trabalho nunca está bom o bastante. O perfil analista também é ideal para cargos que envolvam pesquisas, processos e rotinas. 

Como o profiler pode impactar no clima organizacional da sua empresa

Veja como o profiler pode influenciar na empresa!

Com o auxílio de um software de RH, como o Profiler, o RH consegue automatizar vários processos burocráticos, sobrando mais tempo para tarefas focadas no capital humano. 

Desse modo, torna-se possível realizar uma gestão comportamental, contratando, direcionando e desenvolvendo pessoas de acordo com suas competências técnicas e comportamentais, oferecendo oportunidade de crescimento profissional. Assim, a motivação, o engajamento, e claro, o clima organizacional tendem a melhorar.

Isso porque, os colaboradores terão uma percepção mais positiva da empresa, de que ela não o enxerga somente como mão de obra produtiva, e sim como ser humano. 

Além disso, com os dados coletados no Profiler, é possível escolher com maior efetividade ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais e também treinamentos específicos de acordo com cada perfil, impactando diretamente no clima organizacional.

As vantagens de contar com uma plataforma de gestão

O software de RH serve para que você obtenha dados mais confiáveis sobre a empresa e seus colaboradores, como cálculo de férias e benefícios. Além de facilitar a execução desses processos, algumas dessas ferramentas contam com recursos que também auxiliam na gestão comportamental.

Mas um software de RH com perfil comportamental conta com muitas outras vantagens, como identificar o profissional que melhor se encaixa em determinadas atividades. Ademais é possível entender como ele reagirá diante das mais diversas situações que ocorrem no ambiente de trabalho. 

Ainda, entendendo o perfil de cada colaborador, é possível ter uma melhor compreensão da equipe, vendo os perfis que melhor se encaixam em determinado setor. 

Além disso, por meio de uma plataforma de gestão, é possível reconhecer e comparar as hard e soft skills de profissionais de alta e baixa performance da empresa, facilitando na identificação de novos líderes, por exemplo.

Quais as vantagens de usar um software de RH e garantir uma melhor gestão de pessoas?

Veja abaixo os principais benefícios de contar com este tipo de solução!

Formação de times de alta performance

Com a coleta e análise de dados dos perfis comportamentais é possível reunir profissionais que têm características distintas, porém, com propósitos semelhantes. Assim, alinhados com atividades de acordo com suas hard e soft skills, o time consegue alcançar resultados muito mais satisfatórios.

Torna o processo de recrutamento e seleção mais eficiente

Por meio da análise de perfis, já no R&S, o  RH terá uma chance maior de não errar na contratação. Já que é possível, por meio de um cruzamento de dados, identificar o candidato que dá “match” com determinada vaga. 

Diminuição do turnover

Entenda as vantagens de usar o Sólides Profiler!

Colocando o profissional certo na vaga certa, dificilmente ele deixará a empresa e ainda trará os melhores resultados para a organização. Ainda, a empresa gastará menos com rescisões, novos processos seletivos, tempo gasto com treinamentos de novos colaboradores etc.

Leia também:

Conheça o Profiler Sólides

O seu principal objetivo é possibilitar a gestão de pessoas dentro das empresas.

Uma organização que realiza sua gestão baseada em comportamentos mostra seu diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, por ter uma visão mais estratégica do seu capital humano.

Assim, ela desenvolve talentos de acordo com cada perfil  e contrata profissionais que de fato estejam alinhados com a cultura do negócio. 

Aliás, o Profiler é uma tecnologia exclusiva da Sólides, com precisão de 97%, baseada na metodologia DISC e mais sete teorias comportamentais e aprovado pela USP, UFMG e FINEP. Desse modo, com ele, gestores e profissionais de RH têm acesso a relatórios completos e dados sobre competências, energia para o trabalho, estilo de liderança ideal para o colaborador, histórico individual e muito mais.  

Com o Profiler, empresas conseguem identificar o perfil de comportamento e competências de cada colaborador e dessa forma, construir equipes mais produtivas. 

Agora, com o novo profiler, você terá acesso a novos recursos que trarão mais eficácia e melhores resultados para a sua empresa. 

Gráficos comportamentais ricos para análises ainda mais profundas 

O gráfico comportamental, exibido no novo Profiler, conta com 20 competências em formato de roda. É possível, por meio dela, avaliar o quanto o colaborador tem desenvolvida cada uma das competências. 

Entre as competências do novo Profiler, temos sociabilidade, relacionamento interpessoal, proatividade, multitarefas, organização, concentração, empatia e muito mais. 

É possível acompanhar também, ao longo do tempo, a evolução do desenvolvimento das competências, quando comparamos com aplicações anteriores do Profiler na mesma pessoa. Ou seja, fornecendo um gráfico amplo do desenvolvimento dos colaboradores.   

O Sólides Matcher ficou muito mais inteligente e permite cruzar dados como você quiser

Com o Sólides Matcher, você consegue selecionar o colaborador, cargo ou candidato e desenhar a roda de comparação para ver o quanto um se aproxima do outro. 

Por exemplo, em um processo seletivo, você seleciona o perfil de um candidato e o perfil da vaga e os compara. Com isso, você terá acesso a porcentagem de aproximação das competências do candidato com a vaga. Dando um norte para saber o que é possível desenvolver no colaborador ou no candidato selecionado. 

Assim como é possível comparar com a vaga, pode-se comparar candidatos com o perfil de colaboradores top performance, sendo assim, identificando pessoas que performam mais rápido e tanto quanto o colaborador que entrega mais resultados. 

People Analytics como você nunca viu

O People Analytics é uma análise que permite entender as pessoas além dos números. Sua empresa poderá identificar habilidades, desenvolver o potencial e criar feedbacks mais produtivos.

Da mesma forma, no novo profiler, você visualizará facilmente o mapeamento comportamental e as principais informações de toda a empresa e de cada departamento. 

Além disso, você poderá realizar uma análise preditiva para identificar o perfil dos colaboradores, evitar conflitos, criar um bom clima organizacional e reduzir a taxa do turnover com o mapeamento comportamental. 

Portanto, com ele, você criará também, times de alta performance. Tornando as equipes mais produtivas com perfis comportamentais complementares, reunirá os top performances e entregará os melhores resultados. 

Engenharia de cargo com muito mais dados para colocar a pessoa certa no lugar certo

Com a engenharia de cargos você define o perfil que precisa para desenhar um cargo ou criar um plano de desenvolvimento. Selecione as principais competências do profissional por meio da aplicação de filtros aprimorados. 

Para um coaching ou consultor de RH, a engenharia de cargos ajuda a planejar uma projeção de crescimento do profissional e identificar quais competências seriam necessárias para que o profissional possa atingir um nível de liderança, por exemplo. 

Aliás, o mesmo vale para empresas, que podem desenhar as competências necessárias para um novo cargo e identificar quais profissionais se encaixam para um processo interno, por exemplo. Além disso, a engenharia de cargos também pode ser utilizada para recrutamento e seleção – nesse caso, a empresa precisa utilizar a plataforma completa de gestão de talentos da Sólides, que contém mais de 30 ferramentas para recrutamento, desenvolvimento e retenção de profissionais. 

Gostou de saber mais sobre o Profiler e seus benefícios? Aproveite para falar com um de nossos especialistas!

Aprenda mais. Faça o nosso curso Metodologia Comportamental Sólides Profiler e veja como usar essa ferramenta para aprimorar os resultados da sua equipe!

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o uso de ferramentas como o Sólides Profiler, é muito importante para as empresas em diversos aspectos.

Primeiramente, pelo fato da ferramenta oferecer uma compreensão mais profunda do perfil comportamental dos colaboradores, permitindo uma melhor gestão de equipes, aprimoramento das relações interpessoais, identificação de potenciais de liderança, e a criação de estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional mais eficazes.

Portanto, ao compreender as nuances individuais dos membros da equipe, as empresas podem otimizar a comunicação, promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, além de maximizar o desempenho e a satisfação dos colaboradores.

Ou seja, o uso de ferramentas de mapeamento comportamental como o Sólides Profiler pode contribuir significativamente para o sucesso e a competitividade das empresas no mercado atual.

Gostou de saber mais sobre profiler? Então, continue acessando o nosso portal para ler outros conteúdos como esse!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Assine a nossa Newsletter