Artigos

Profissionais com cursos complementares são mais requisitados de acordo com especialista

Ser formado em uma boa faculdade não é mais garantia de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Nos últimos cinco anos, o número de pessoas com ensino superior no Brasil subiu 25% segundo o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o que contribuiu para que as empresas se tornassem ainda mais exigentes na hora de contratar. Em um cenário como esse, o profissional que quer se destacar precisa ir além da formação básica e aumentar seus conhecimentos na área em que deseja trabalhar. “Nos dias de hoje a formação complementar é muito mais valorizada do que há alguns anos. Os candidatos que investem em cursos e se especializam em atividades secundárias à sua função se destacam muito no mercado”, explica Francine Silva, consultora de recursos humanos da Luandre.

Há um grande número de instituições que oferecem os chamados cursos de atualização, especialização ou aperfeiçoamento. Para quem já trabalha e estuda e não tem tempo de acrescentar mais uma atividade à rotina, há também muitos cursos online, oferecidos até por grandes universidades como as americanas Harvard e Yale. “Mais do que um item a mais no currículo, o profissional com formações complementares mostra à empresa que está atualizado e que busca crescer profissionalmente”, completa.

Outro ponto que valoriza o candidato com especializações é a relação das empresas com novas contratações, processo que tem mudado nos últimos tempos. “Hoje o contratante tem uma série de ferramentas para avaliar o perfil dos candidatos e para escolher aquele que, além de ser o mais preparado, se adaptará com mais rapidez à cultura da empresa. Assim, quanto mais conhecimento prático e visão global da área o profissional tiver, maiores são suas chances de ser contratado”, afirma Darlene Souza, gerente da Luandre.

Nova call to action

Qual curso fazer?

Ficou na dúvida de qual formação complementar pode ajudar em sua carreira? Confira abaixo algumas dicas de cursos por área:

Comunicação: para profissionais que trabalham com Jornalismo, há muitos cursos que podem ser um diferencial no mercado, como Fotografia, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Quem atua com Marketing e Propaganda pode se interessar por especializações em Live Marketing, E-commerce e CRM.

Gestão e Negócios: nesta área, podem fazer a diferença conhecimentos em Contabilidade, Logística, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e Comércio Exterior.

Tecnologia: profissionais de tecnologia precisam estar sempre atualizados. Podem ser diferencial cursos sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Linguagens de Programação e cursos específicos para softwares requeridos pelo mercado.

Saúde: na área da saúde há uma série de cursos para especialização em determinados tratamentos, assim como para tipos específicos de pacientes, como idosos e portadores de necessidades especiais.

0 0 vote
Article Rating

Por: Chloé De

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments