logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > RH na Prática > Profissionais de RH: O que é, características e principais funções

Sumário

Profissionais de RH: O que é, características e principais funções

Se você escolheu a área de Recursos Humanos para construir sua carreira, sabe que há uma vasta gama de funções. Nos últimos anos, o profissional de RH tem conquistado cada vez mais espaço dentro das empresas.

Quem quer se manter atualizado no mercado precisa seguir as pessoas certas. Acompanhando os profissionais de RH e colunistas do RH Portal que são referência nas redes, é possível agregar ainda mais conhecimento sobre a área e obter insights importantes para melhorar a gestão de pessoas da sua empresa.

Para ajudar você nessa tarefa, neste post, listamos 6 profissionais de sucesso que estão influenciando o mercado e que atuam como colunistas aqui no RH Portal. Quer saber quem são e o que andam fazendo? Confira na leitura!

O que é o profissional de RH?

https://www.youtube.com/watch?v=ehUWdEDyQg8u0026t=11s

Dentro da área de Recursos Humanos, os profissionais de RH podem trabalhar em diferentes atuações, como as mais específicas, com responsabilidades específicas ou generalistas, cuidando de várias tarefas do setor.

O que um profissional de RH tem que ter?

Um profissional de RH de sucesso vai além da gestão de rotinas administrativas. Ele se destaca como um parceiro estratégico para o negócio, contribuindo para o alcance dos objetivos da empresa através da gestão eficiente dos recursos humanos. Para isso, ele precisa ter um conjunto de habilidades e conhecimentos abrangentes, que podemos dividir em áreas essenciais.

Visão ampla: é fundamental que o profissional de RH consiga enxergar além do que está diante dele. Durante o processo de recrutamento e seleção, por exemplo, não se pode olhar apenas para o currículo e certificados, mas também para o perfil e o que ele pode, de fato, oferecer à empresa.

Sensibilidade: o RH é o setor responsável por cuidar do principal responsável pelo sucesso de uma organização: os colaboradores. Por isso, conquistar a confiança dos funcionários e ter a sensibilidade para cuidar de diversas questões é fundamental. Essa característica do profissional de RH, consegue contribuir para o clima organizacional.

Boa comunicação: como um bom comunicador, o profissional de RH consegue apresentar os objetivos da organização de maneira mais clara, assim como passar seus conhecimentos ao restante do grupo. Além disso, pessoas que sabem se comunicar bem, tendem a explicar melhor as tarefas, o que minimiza erros.

como estruturar o seu RH do zero

Inovar: um bom profissional de RH precisa ter a característica de inovador para conseguir lidar com as adversidades do mercado, que está em constante mudança, a partir de soluções inovadoras, capazes de manter a organização em crescimento.

Ética: por fim, mas, não menos importante, é essencial que os profissionais de RH sejam éticos, para que possam realizar suas ações sempre dentro da lei, prezando pelo bom senso e um ambiente saudável na organização.

“O RH é responsável por criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas, engajadas e produtivas.” – Laszlo Bock, ex-vice-presidente sênior de RH do Google.

Saiba mais: Explore a importância do RH nas empresas e veja como você pode utilizar o LinkedIn de forma estratégica para estar em constante crescimento. Clique aqui e faça nosso curso gratuito.

Principais funções dos profissionais de RH

Eduardo Félix; profissional de RH e top voice no LinkedIn

Organizar as políticas internas: criadas e gerenciadas pelos profissionais de RH, as políticas internas de uma empresa são fundamentais para que os colaboradores sejam conduzidos ao grande objetivo da empresa. Além disso, são essas regras que determinam como a empresa vai ser vista no mercado externo.

Uma pesquisa da Catho (2023) revela que 72% das empresas consideram o recrutamento e seleção como a função de RH mais importante para o sucesso do negócio.

Experiência do colaborador: é muito importante que o profissional de RH esteja constantemente atento aos colaboradores, para entender como eles se sentem frente a organização. Quando bem feito, esse é um dos serviços que faz com que a retenção de talentos gera mais resultados.

Participa de processo seletivo: dificilmente uma empresa consegue ser bem-sucedida, se o processo for mal feito. Cabe a responsabilidade para o profissional de RH, identificar os melhores candidatos para ajudarem a empresa a alcançar o sucesso.

Gestão de ponto: é papel do profissional de RH realizar o controle e a gestão de pontos dos colaboradores da empresa. Assim, sua função é analisar quando o funcionário entra e sai da empresa, assim como horas extras ou banco de horas. Realizar a gestão de horário, é fundamental para que a empresa não tenha problemas trabalhistas.

Diminuir o turnover e absenteísmo: tanto o absenteísmo quando o turnover são indicadores essenciais para o setor de Recursos Humanos, pois, ambos mostram o quão feliz os colaboradores estão na empresa. Quando altos, ambos os índices podem prejudicar a empresa. Para evitar, o profissional de RH precisa entrar em cena.

Clima organizacional: com o foco no colaborador, os profissionais de RH devem realizar melhorias constantes no clima organizacional da empresa para promover a motivação da equipe e deixá-los mais engajados, o que contribui para o aumento da produtividade. Saber como realizar essas ações é fundamental para o sucesso da empresa.

Análise de avaliação de desempenho e KPIs: como mencionado anteriormente, é essencial para profissionais de RH entender os processos da avaliação. Essa análise permite identificar necessidades de treinamento e avaliar a eficácia dos mesmos, além de mensurar resultados. Avaliar KPIs, como turnover e objetivos alcançados, é essencial para garantir uma avaliação de desempenho.

Gestão de Treinamento e Desenvolvimento: o profissional de RH desempenha um papel vital desde o o primeiro contato com o colaborador em potencial até o desenvolvimento contínuo dentro da organização. A estratégia de treinamento e desenvolvimento desempenha um papel crucial nesse processo.

Acompanhamento do processo de recrutamento e seleção: o recrutamento e seleção (R&S) é essencial para o sucesso empresarial. Contratar uma equipe alinhada aos objetivos da empresa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento organizacional. Assim, o papel do profissional de RH é crucial nesse processo.

Gestão de Benefícios: como profissional de RH, você pode implementar estratégias como planos de carreira, políticas de salário emocional e bonificações, além de cuidar de aspectos como planos de aposentadoria, licenças, folgas, férias e reajustes salariais. Isso contribui para aumentar a satisfação dos colaboradores e impulsionar a produtividade, garantindo uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho para todos na empresa.

Seis profissionais de RH que estão influenciando o mercado e atuam no RH Portal

1. Eduardo Felix:

Eduardo Felix: profissional de RH

Eduardo Felix é especialista em Recursos Humanos, Carreiras & Recolocação, além de administrador de empresas com 3 pós-graduações completas em Gestão de Pessoas (PUC-PR), Gestão Pública (UFF) e Gestão em Saúde (UFF). Ainda, tem especializações em Recursos Humanos (University of Minnesota) e Liderança (Conquer).

Atualmente, cursa Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense e atua como Analista Comportamental, DISC e Profiler, Scrum Certified e Black Belt, Life and Business Coach.

Com mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas em posições de linha e staff, Eduardo é reconhecido como HR Influencer Latam (2019), SAP HR Business Influencer (2020), Embaixador da Escola Conquer (2020), do Aprende Aí (2021) e do Grupo Voitto (2022).

Atualmente, trabalha com treinamento para entrevistas de emprego, com mais de 300 clientes recolocados ao redor do mundo desde 2019. Além disso, oferece treinamentos para profissionais e gestores.

2. Rosimeire Moreira:

Sócia fundadora da Solute RH, Rosimeire Moreira é gestora de Recursos Humanos e especialista em gestão de pessoas por competências, atuando há 9 anos na área de RH. 

Palestrante e analista comportamental, ministra o minicurso gratuito RH, na Prática, onde ensina gestão de pessoas de forma descomplicada para ajudar outros profissionais a se destacarem no mercado.

Leia também:

3. Elissandra da Mata:

Formada em Psicologia pela PUC Goiás, Elissandra da Mata tem especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados e pós-graduação em Administração de Empresas.

É fundadora do Instituto RH, na Prática, que capacita profissionais de RH com as melhores práticas do mercado, e sócia-proprietária da DMO Desenvolvimento Humano e Empresarial, que oferece consultoria em gestão de pessoas.

Em 2022, Elissandra foi uma das embaixadoras de conteúdo do RH Portal no Conarh. Além disso, a colunista contribuiu para o portal com os seguintes artigos:

4. Emanuella Velez:

Emanuella Velez: profissional de RH

Emanuella Velez é psicóloga, mestranda em Business Administration, cursando pós-graduação em Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial e foi Top Voice LinkedIn em 2020.

É especialista em gestão de pessoas por competências, indicadores e coaching e, também, em avaliação psicológica, além de gestão estratégica de Recursos Humanos e analista comportamental DISC e Profiler.

Atua há mais de 9 anos à frente da área de gestão de pessoas como gestora e consultora organizacional em grandes empresas. Ainda, desenvolve trabalhos de mentoria de carreira e reposicionamento no mercado.

  • Explore o curso Cultura de Saúde Mental ministrado pela professora Emanuella Velez na Escola de Pessoas. Descubra a relevância de promover uma cultura de saúde mental nas organizações e os impactos positivos que ela tem no desempenho, satisfação no trabalho e retenção de talentos.

5. Vitória Reis:

Vitória Reis é formada em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduanda em Direito do Trabalho e Contabilidade Trabalhista. Atuou diretamente no Departamento Pessoal de contabilidade, atendendo diferentes clientes.

É fundadora da página Dicas do RH no Instagram, onde traz informações relevantes sobre processos de RH e DP, na prática, além de ser criadora do curso online RH e DP Juntos.

Vitória foi uma das embaixadoras de conteúdo do RH Portal no Conarh 2022 e marcou presença trazendo insights sobre os painéis. Também gravou um curso de Capacitação de líderes nas rotinas de Departamento Pessoal na Escola de Pessoas.

6. Valesca Rodrigues:

Valesca Rodrigues é especialista em Recursos Humanos com mais de 15 anos de prática em empresas consolidadas, especialmente na área de:

  • Recrutamento;
  • Seleção;
  • Desenvolvimento humano.

Formada em pedagogia, com MBA em Gestão de Recursos Humanos e extensão em Coaching e Mentoring, atua como:

  • Mentora de carreira e liderança;
  • Consultora em elaboração de currículo;
  • Entrevista simulada;
  • Edição de perfil LinkedIn.

Conclusão

Acompanhar profissionais de RH e colunistas do RH Portal que são referências é fundamental para se manter atualizado e por dentro das novidades. Então, fique de olho nos artigos produzidos por eles e não se esqueça de segui-los nas redes sociais para conferir tudo o que essas pessoas têm a dizer.

Assim, além de investir em conhecimento para os profissionais do setor, é importante que o RH também invista no desenvolvimento dos colaboradores para garantir resultados mais completos.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Gerente de RH da Sólides Tecnologia, com mais de 15 anos de experiência em segmentos de varejo e tecnologia. Atuação em diversas áreas da gestão de pessoas, como Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento, Seleção, Departamento Pessoal, Remuneração e Performance. MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Psicologia Organizacional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching Psicóloga
Assine a nossa Newsletter