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Implantação do programa de endomarketing

Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia de marketing direcionada para o público interno de uma empresa, ou seja, seus próprios funcionários. O objetivo do endomarketing é fortalecer a cultura organizacional, motivar e engajar os colaboradores, aumentar a produtividade e, consequentemente, melhorar os resultados da empresa.

Atualmente diversas empresas buscam alinhar os objetivos dos seus colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa. Sendo assim, buscam implementações de marketing voltada para o público interno, é daí que surge o programa de endomarketing.

Que é o marketing para dentro, onde o objetivo é trabalhar a imagem da empresa para o seu público interno de forma estratégica, com a finalidade de transformar seus colaboradores em “promotores”. O programa de endomarketing é relacionado com a empresa e o empregador, trabalhando, integração, incentivos, engajando os colaboradores para que traga bons resultados para a empresa.

As empresas que investem no endomarketing só têm a ganhar com isso, os benefícios são bastante relevantes, as ações da empresa irão ganhar bastante visibilidade, os lucros aumentarão consideravelmente, as vendas, uma vez que, terá uma equipe bem engajada, motivada e preparada.

Pois consequentemente reflete nos clientes externos, fazendo com que os mesmos retornem mais vezes para consumir mais. Porém fazer um planejamento é fundamental, é importante pesquisar, fazer análise dos clientes internos, para elaborar boas campanhas de endomarketing, gerando bons resultados.

Implantação do programa de endomarketing

As ações do endomarketing precisam ser muito claras e objetivas. Afinal, a informação é essencial para que todos se sintam integrados e satisfeitos com a empresa.

Como havia dito, é imprescindível fazer um bom planejamento sobre o endomarketing, para haver bom êxito no programa, para isso, será necessário identificar os pontos que precisam ser trabalhados, fazer um mapeamento, e isso deve ser feito de acordo com uma análise sobre a cultura da empresa e o clima da empresa.

A fase inicial para implementar o programa de endomarketing baseia se em 3 passos. Confira!

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1. Pesquisa de marketing

Que é o levantamento de informações. Essa parte tem muita relevância, pois nessa fase, identifica os problemas, as características, identifica o clima da empresa, a cultura, identifica os gaps, que são a brecha que a empresa pode estar tendo, as divergências, descobre pelo que os colaboradores são motivados, quais são as metas da empresa, e tudo mais.

Pois nada pode passar despercebido, visto que, é nessa fase que juntamos todas as informações, para partir para o planejamento, que é a segunda fase da implementação, ou seja, cada informação é valiosa, para se fazer um bom programa de endomarketing.

2. Planejamento

O planejamento vem logo em seguida, depois das informações coletadas, sendo assim, depois de se fazer um mapeamento dentro da empresa, precisamos elaborar ações consistentes que irão da resultados, baseado nas pesquisas feitas.

É nesse momento que será lançado estratégia para haver um alinhamento com o colaborador e a empresa, para juntos alcançar os objetivos e metas, onde há orientação sobre uma nova perspectiva dentro da empresa.

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3. Implementação

A parte da implementação, é onde de fato o projeto será posto, onde os colaboradores estarão sendo envolvidos para uma nova fase dentro da empresa, com o processo de mudança com o projeto, onde terão responsabilidade com as melhorias, e resultados.

E assim que implantado, será necessária uma monitoração, pois assim, terá as medições dos resultados e se necessários alguns ajustes.

Com relação aos gestores, sabendo que o endomarketing tem se tornado extremamente importante para as empresas, pois as empresas sempre buscam a inovação dos seus produtos com a intenção de se tornarem cada vez mais à frente do mercado.

Os gestores das empresas se preocupam em chamar a atenção dos seus colaboradores, percebendo que o endomarketing, pode gerar bons resultados para a empresa se bem aplicado.

É imprescindível o gestor criar uma boa relação com os seus colaboradores, saber informar e se comunicar, uma informação bem dada, engaja seus colaboradores e os motiva, um clima favorável e produtivo, gera uma integração positiva na empresa e vantagem competitiva no mercado.

Pois essa é uma das importâncias do programa de endomarketing. Contudo, é imprescindível coordenar todas as pessoas que trabalham na empresa, na efetivação e operacionalização de ações mercadológicas, para que as ações sejam eficazes, atingindo objetivos e metas.

Finalizo dizendo que os gestores e líderes são peças fundamentais em todo esse processo, pois representam a empresa. O líder em especial fica diariamente a frente com os seus colaboradores, por isso é necessário, que estejam bem informados e que repassem as informações assertivas, assim todos saem ganhando.

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Bibliografia

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para qualidade, 4 ed. Rio de janeiro: Qualimark, 2005
BEKIN, Saul F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo. Ed. Person, 2004.

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