Artigos

Quais as melhores estratégias das empresas para capacitação profissional?

capacitação profissional

Não há dúvidas de que a capacitação profissional é um recurso importante não apenas para os colaboradores em si, mas também para as empresas. Enquanto as pessoas desenvolvem novas competências para sua carreira, as organizações passam a ter profissionais ainda mais preparados em seus postos de trabalho. Isso está claro para todos.

A questão aqui é outra: como fazer isso em um cenário em que qualquer investimento precisa ser certeiro e garantir o máximo retorno rapidamente? Trata-se de uma pergunta difícil, mas cuja resposta, por incrível que pareça, é bem mais simples e passa pela adoção de treinamentos com instrutores especializados nas soluções desejadas.

Nova call to action

É uma necessidade estratégica que não pode mais ser ignorada no ambiente corporativo. A situação é bastante desfavorável no ponto de vista das empresas: em um estudo realizado pelo ManpowerGroup, divulgado no Fórum Econômico Mundial de 2020, 54% das organizações em todo o mundo admitiram dificuldades com a falta de capacitação de recursos humanos.

Retornando à pergunta inicial sobre como gerar maior capacitação do profissional nas soluções utilizadas pelas empresas, os treinamentos oficiais feitos por empresas especializadas ganharam uma nova versão  a partir da pandemia de covid-19. A grande maioria, que era realizada presencialmente, migrou para o on-line.

Assim, ficou mais fácil realizar essa qualificação ao encurtar distâncias, reduzir custos e engajar um número maior de pessoas que normalmente não teriam condições de participar das atividades presenciais. Além disso, há o componente do trabalho remoto com as medidas de restrição, possibilitando a busca por novas formas de se manterem atualizados.

Em um primeiro momento, os profissionais buscaram sozinhos a sua qualificação profissional. As alternativas on-demand atraíram interessados pela possibilidade de se ajustarem a qualquer hora da agenda do profissional. Afinal, é preciso reconhecer que o profissional não estará sozinho em seu trabalho remoto. Ele precisa dividir a atenção com os filhos, a casa e demais tarefas que também se digitalizaram. Mas reflita rapidamente: como uma pessoa que passou o dia inteiro em uma jornada dupla consegue aprender e render em cursos de treinamentos?

Dessa forma, uma alternativa mais eficiente e interessante para melhorar a capacitação do profissional é a contratação de treinamentos por empresas especializadas. São elas que conseguem potencializar as habilidades necessárias das pessoas na utilização de soluções de tecnologia. Logo, fazer um treinamento por conta própria exige que o profissional conheça sozinho todos os atalhos – o que faz essa jornada ser bem mais difícil e desafiadora. Em contrapartida, quando conduzida por instrutores, há maior comprometimento e engajamento entre os participantes, aumentando a qualidade das entregas e a produtividade.

Ainda é cedo para avaliar os impactos que essa onda de qualificação vai trazer ao ambiente corporativo. Contudo, trata-se de um caminho sem volta para os profissionais e as organizações. A tendência é que o trabalho remoto continue no futuro, uma vez que todos perceberam que as atividades remotas podem muitas vezes funcionar tão bem quanto as presenciais e apresentam diversos benefícios desde que se mantenha o engajamento da equipe – o que, necessariamente, envolve a realização de treinamentos para deixar todos alinhados com os desafios e as tendências que virão pela frente.

* Marcos Farias é CEO e sócio-fundador da Arki1, empresa especializada em treinamentos oficiais de Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, que em abril de 2020 a escolheu como Google Cloud Authorized Training Partner of the Year 2019 na América Latina – e-mail: arki1@nbpress.com   

Sobre a Arki1 

Fundada em 2016, a Arki1 é uma empresa especializada em treinamentos oficiais de treinamento especializada em Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, o que torna “oficiais” os seus treinamentos. Seus clientes são companhias de grande e médio porte, muitas das quais dos setores fabril, financeiro, de saúde ou do varejo, que precisam capacitar suas equipes para implementar ações que as ajudem a recuperar mais rapidamente o investimento realizado para o ponto de equilíbrio financeiro. Fornece seus treinamentos para organizações instaladas na América Latina ou mesmo em outras regiões, como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Índia. Em Abril de 2020, foi premiada pelo Google com o prêmio Regional Authorized Training Partner of the Year 2019 para a América Latina.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments