logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Capacitação profissional: aprenda a melhor forma de preparar a sua equipe

Sumário

Capacitação profissional: aprenda a melhor forma de preparar a sua equipe

Entenda a importância da capacitação profissional e veja os benefícios de contar com um time preparado.

Não há dúvidas de que a capacitação profissional é um recurso importante não apenas para os colaboradores em si, mas também para as empresas.

Enquanto as pessoas desenvolvem novas competências para sua carreira, as organizações passam a ter profissionais ainda mais preparados em seus postos de trabalho. Isso está claro para todos.

Por isso, neste texto falaremos sobre os melhores tipos de treinamentos nas empresas e mostraremos como ter sucesso na ação. Aproveite as dicas!

O que é a capacitação?

Primeiramente, quando falamos em capacitação profissional estamos nos referindo ao processo que visa preparar o colaborador através de desenvolvimento de habilidades essenciais para desempenhar suas funções na empresa.

Qual o objetivo da capacitação?

Sem dúvida, é ampliar a qualificação da equipe e transformar isso em resultados. Afinal, com desempenhos melhores, empresa e profissional tendem a ter mais sucesso.

Como entregar uma capacitação profissional adequada?

De fato, os treinamentos oficiais feitos por empresas especializadas ganharam uma nova versão a partir da pandemia de covid-19. A grande maioria, que era realizada presencialmente, migrou para o on-line.

Assim, ficou mais fácil realizar essa qualificação ao encurtar distâncias, reduzir custos e engajar um número maior de pessoas que normalmente não teriam condições de participar das atividades presenciais.

Além disso, há o componente do trabalho remoto com as medidas de restrição, possibilitando a busca por novas formas de se manterem atualizados.

Em um primeiro momento, os profissionais buscaram sozinhos a sua qualificação profissional. As alternativas on-demand atraíram interessados pela possibilidade de se ajustarem a qualquer hora da agenda do profissional. Afinal, é preciso reconhecer que o profissional não estará sozinho em seu trabalho remoto.

Ele precisa dividir a atenção com os filhos, a casa e demais tarefas que também se digitalizaram. Mas reflita rapidamente: como uma pessoa que passou o dia inteiro em uma jornada dupla consegue aprender e render em cursos de treinamentos?

Dessa forma, uma alternativa mais eficiente e interessante para melhorar a capacitação profissional é a contratação de treinamentos por empresas especializadas. São elas que conseguem potencializar as habilidades necessárias das pessoas na utilização de soluções de tecnologia.

A importância dos treinamentos para a capacitação profissional

equipe participando de capacitação profissional

Logo, fazer um treinamento profissional por conta própria exige que o colaborador conheça sozinho todos os atalhos o que faz essa jornada ser bem mais difícil e desafiadora para a capacitação profissional.

Em contrapartida, quando conduzida por instrutores, há maior comprometimento e engajamento entre os participantes, aumentando a qualidade das entregas e a produtividade.

Ainda é cedo para avaliar os impactos que essa onda de qualificação vai trazer ao ambiente corporativo. Contudo, trata-se de um caminho sem volta para os profissionais e as organizações.

A tendência é que o trabalho remoto continue no futuro, uma vez que todos perceberam que as atividades remotas podem muitas vezes funcionar tão bem quanto as presenciais e apresentam diversos benefícios desde que se mantenha o engajamento da equipe o que, necessariamente, envolve a realização de treinamentos para deixar todos alinhados com os desafios e as tendências que virão pela frente.

Modelos de treinamento

Sem dúvida, capacitação e treinamento devem andar lado a lado. Afinal, enquanto a primeira prepara o profissional, o segundo aprimora seus conhecimentos.  E por falar nisso, separamos alguns modelos interessantes para equipe do seu negócio:

Treinamento interno

Nesse tipo de capacitação interna, é realizado na própria empresa e são divididos em duas etapas – a primeira é o treinamento introdutório. Nesta fase, são transmitidas as primeiras informações para o colaborador desde a entrada do mesmo na empresa.

Na segunda etapa é realizado o acompanhamento do colaborador na empresa ao longo da sua permanência, conhecendo seus conhecimentos prévios e aperfeiçoando-os para serem aplicadas no decorrer do tempo.

Treinamento externo

Funciona como consultorias especializadas, cursos e palestras de empresas terceirizadas que trabalham com temas específicos. Este tipo de treinamento pode ser dividido em dois principais grupos:

Treinamento in company, que são treinamentos voltados para a ministração, especialmente para funcionários de uma mesma empresa; e o treinamento aberto que é a participação de um grupo em um treinamento envolvendo colaboradores de várias empresas (MARRAS, 2011).

Neste cenário, ambos os treinamentos podem ser adotados pelas empresas, e, sua escolha irá depender das condições econômicas, de infraestrutura e capacidade de treinadores de cada empresa.

Inscreva-se agora em nosso curso formando multiplicadores de treinamentos e aprenda gratuitamente sobre estilos de aprendizagem, desenvolvimento de competências e muito mais!

Por que a capacitação contínua em RH é crucial?

profissional aplicando treinamento em empresa

A gestão de Recursos Humanos envolve lidar com pessoas, processos e regulamentações em constante evolução. Aqui estão algumas razões pelas quais a capacitação contínua é crucial para a equipe de RH:

Evolução das Leis e Regulamentações Trabalhistas

As leis e regulamentações trabalhistas estão em constante mudança. É vital que a equipe de RH esteja atualizada com as últimas leis para garantir que a empresa esteja em conformidade e evite litígios desnecessários. A capacitação contínua pode ajudar a equipe a entender as implicações das mudanças nas leis e a implementar práticas atualizadas.

Tecnologia em evolução

A tecnologia desempenha um papel crescente na gestão de RH, desde sistemas de gerenciamento de recursos humanos até plataformas de recrutamento e seleção, sem contar a grande quantidade de plataformas disponíveis para os Tech Recruiters.

A capacitação contínua permite que a equipe de RH aproveite as últimas ferramentas e tecnologias para melhorar a eficiência e a eficácia de suas operações.

Desenvolvimento de habilidades

A gestão de Recursos Humanos envolve uma variedade de habilidades, desde comunicação até resolução de conflitos e análise de dados. A capacitação contínua oferece oportunidades para desenvolver e aprimorar essas habilidades, tornando a equipe mais eficaz em suas funções.

Retenção de talentos

Uma das dificuldades que o setor de RH das empresas enfrenta está na retenção de talentos. Oferecer oportunidades de capacitação contínua pode aumentar a satisfação e o comprometimento dos funcionários.

Os colaboradores que veem a empresa investindo em seu desenvolvimento estão mais propensos a permanecer na organização a longo prazo, reduzindo a rotatividade de pessoal e economizando custos de recrutamento.

Quais as diferenças entre treinamento e capacitação?

Apesar da similaridade entre os termos, treinamento e capacitação têm diferenças, especialmente no contexto das empresas. Para entender as particularidades de cada conceito, vamos analisá-los no ambiente organizacional. 

A capacitação prepara um indivíduo para desenvolver atividades com autonomia, criando nele competências e habilidades para exercer uma nova função.

Já o treinamento é o ato de potencializar um conhecimento já existente, aperfeiçoando habilidades e comportamentos em uma função ou cargo que o profissional já exerce. 

Na prática, a capacitação usa o ensino para tornar alguém capaz de desenvolver uma atividade específica e o treinamento prepara uma pessoa, pela orientação ou instrução, para que ela possa desenvolver algo. 

Nas empresas, a capacitação torna um colaborador capaz de exercer determinada função. Agora, o treinamento aperfeiçoa habilidades para que o profissional realize melhor uma atividade. 

Quais são os tipos de capacitação profissional?

Existem muitos tipos de treinamentos com diferentes objetivos. Aqui, vamos dividi-los em técnicos e comportamentais. 

Treinamentos técnicos

Conhecidos como treinamentos em hard skills, têm foco no aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências técnicas dos colaboradores. Essa tendência de treinamento envolve todos os conhecimentos e habilidades consideradas essenciais para um profissional executar sua função. 

Como exemplo de treinamentos técnicos, temos aqueles voltados ao uso de ferramentas específicas, ensino de processos ou aplicação de normas de segurança. 

Treinamentos comportamentais

Ao contrário dos treinamentos técnicos, os comportamentais buscam desenvolver soft skills e estão focados nas atitudes do colaborador. Especialmente aquelas que precisam ser aprimoradas para que ele possa ter êxito na função. 

Nessa modalidade, entram os treinamentos de liderança, de inteligência emocional e desenvolvimento de habilidades de comunicação. 

Quais os benefícios de utilizar uma plataforma de educação?

pessoa em capacitação profissional

Incluir a educação corporativa entre os benefícios da organização é uma forma de valorizar a companhia e se destacar como um bom lugar para se trabalhar. Se investir puramente em educação já é um bom negócio, as plataformas EAD trazem ainda mais vantagens para a empresa, como vamos explicar a seguir. 

Simplificação

Esse tipo de ferramenta centraliza tudo o que o gestor precisa em um só lugar. Dessa forma, o processo se torna muito mais simples, já que é possível realizar todas as comunicações necessárias com o aluno em uma única plataforma, sem precisar se dispersar com e-mails ou comunicações via WhatsApp, por exemplo. 

Além disso, a grande vantagem de investir em treinamentos remotos é a otimização dos processos. Nessa modalidade de ensino, os instrutores só precisam planejar o conteúdo das aulas, sem precisar se preocupar, por exemplo, com a locação de espaços, coffee breaks, materiais impressos e outros elementos. 

Flexibilidade

Outra vantagem das plataformas é a flexibilidade. Isso porque, elas permitem que os colaboradores acessem cursos e treinamentos de qualquer dispositivo e consigam estudar na hora e local mais apropriados para eles. 

Esse é um benefício, inclusive, para empresas que trabalham no modelo remoto e que têm funcionários em diversos cantos do país.

Assim, em vez de precisar reunir todo o time em uma cidade só, os treinamentos podem ser oferecidos para todos no ambiente online, trazendo mais autonomia e flexibilidade para o desenvolvimento profissional. 

Personalização

Uma plataforma de educação corporativa também permite que a empresa personalize melhor os cursos e treinamentos oferecidos, customizando os conteúdos e deixando-os com a cara do negócio e da forma mais atraente possível aos colaboradores. 

Para complementar ainda mais essa personalização, é possível agregar na plataforma, além de conhecimentos técnicos, materiais e ferramentas que ajudem os profissionais a se conhecerem melhor e desenvolverem habilidades comportamentais importantes para o seu crescimento profissional. 

Redução de custos

Por fim, podemos citar como vantagem das plataformas de ensino a redução de custos. Com esse tipo de ferramenta pronta, não é preciso criar a estrutura do zero e nem sofrer com as despesas envolvidas em um treinamento presencial. 

Essa redução de gastos possibilita que o RH trabalhe com um orçamento mais tranquilo, podendo investir em bons instrutores para garantir resultados mais eficientes. 

Por que promover a capacitação remota?

Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento aos colaboradores é essencial para manter a equipe bem treinada e retida. De acordo com um relatório desenvolvido pelo LinkedIn, em 2021, 59% das empresas estão focando em aprimoramento e requalificação profissional. 

Nesse cenário, a capacitação remota se torna uma importante aliada, já que permite que o colaborador tenha acesso ao conteúdo, independentemente de onde ele esteja. Uma pesquisa do Harvard Business Review apontou que 96% dos trabalhadores valorizam a flexibilidade, embora apenas 47% vivam isso na prática nos ambientes de trabalho. 

A plataforma de educação veio para trazer mais flexibilidade à área de treinamento e desenvolvimento, além de ser uma importante ferramenta para aumentar as competências técnicas e comportamentais dos talentos, garantindo mais produtividade aos diferentes setores da empresa e mais motivação e engajamento

Use a tecnologia a seu favor

Uma boa plataforma de educação corporativa pode ajudar a empresa a implementar os treinamentos remotos. Assim, é indicado verificar diferentes fornecedores para entender o que cada um deles tem a oferecer e quais os seus diferenciais. Se possível, peça para realizar uma demonstração gratuita. 

A Sólides oferece uma plataforma completa de RH que pode ajudar o setor a identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, possibilitando uma estratégia completa focada na capacitação dos profissionais. 

Por fim, utilizando ferramentas como o mapeamento de perfil comportamental e o People Analytics, o RH consegue identificar pontos de melhoria para, então, traçar um plano de implementação estratégico focado no desenvolvimento das habilidades necessárias. 

O que é considerado curso de capacitação profissional?

Um curso de capacitação profissional é uma modalidade de ensino que visa desenvolver ou aprimorar habilidades e conhecimentos específicos para uma área profissional.

Características

  • Duração curta: em geral, possuem carga horária menor que cursos técnicos e graduações.
  • Foco prático: priorizam a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos.
  • Temas específicos: concentram-se em áreas específicas de uma profissão.
  • Certificação: emitem certificados de participação ou conclusão, mas não diplomas.

Exemplos

  • Cursos de informática
  • Cursos de idiomas
  • Cursos de gestão de projetos
  • Cursos de primeiros socorros
  • Cursos de culinária

Benefícios

  • Atualização profissional: permitem que profissionais se mantenham atualizados com as novas tecnologias e práticas do mercado.
  • Aprimoramento de habilidades: ajudam a aprimorar habilidades e conhecimentos específicos para uma área profissional.
  • Melhoria de desempenho: podem contribuir para a melhora do desempenho no trabalho.
  • Aumento de chances no mercado de trabalho: tornam os profissionais mais competitivos no mercado de trabalho.

Conclusão

Sem dúvida, a capacitação profissional é crucial para o desenvolvimento individual e profissional, proporcionando habilidades, conhecimentos e competências necessárias para enfrentar desafios no mercado de trabalho, promovendo o crescimento pessoal, a empregabilidade e a adaptação às demandas em constante evolução do mundo profissional.

Portanto, analise as possibilidades e escolha o melhor modelo para sua equipe. Assim, colherá resultados cada vez melhores.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
CEO e Co-Founder da Sólides, empresa de tecnologia para gestão de pessoas, que integra o ranking das 100 startups mais promissoras do país em 2021 e tem um ecossistema completo de RH, com o intuito de ajudar as PMEs a automatizar processos e criar dados e inteligência para melhor gestão e tomada de decisão sobre pessoas.
Assine a nossa Newsletter