Artigos

Quais as melhores estratégias para o desenvolvimento de líderes?

O desenvolvimento de líderes não é um assunto que se restringe ao RH das empresas. Nesse contexto, consultores e coaches também devem se manter atualizados sobre as melhores práticas para desenvolver seus clientes. Até porque, o trabalho de uma pessoa independente pode ser mais especializado, o que aumenta a percepção de valor do negócio.

Neste artigo, vamos explicar o que é o desenvolvimento de líderes e quais são as principais características que um bom líder deve apresentar. Em seguida, falaremos sobre os benefícios de investir nisso e como fazer para desenvolver as pessoas que desejam se tornar grandes líderes no mercado. Confira!

O que é o desenvolvimento de líderes?

Trata-se de um processo que consiste na otimização de competências específicas dos profissionais, de forma a transformá-los em gestores com grande eficiência e competência. Em geral, ele é feito dentro das empresas, pelo próprio setor de RH, mas em cargos mais estratégicos para o negócio, é comum contar com a ajuda de um especialista externo, que pode ser um consultor ou um coach.

Nova call to action

Quais são as principais características de um bom líder?

Para desenvolver um líder, antes é importante conhecer quais são as características que as empresas mais valorizam em seus gestores. Veja os principais exemplos, a seguir.

Grande conhecimento técnico

Nem sempre quem tem um grande conhecimento técnico sobre um determinado assunto se torna o gestor de um time. Contudo, todo bom líder deve entender muito bem sobre a área em que atua, de preferência, ter vivências práticas na operação do setor, com atividades que o ajudem a compreender os principais desafios do cotidiano do seu futuro time.

Além disso, a parte técnica também ajuda a construir uma postura de referência para o grupo. Quando uma pessoa fala sobre um assunto com confiança, ela passa maior credibilidade e isso é fundamental para manter um time unido e produtivo.

Capacidade de se adequar à cultura organizacional

A cultura organizacional é um conjunto de comportamentos e práticas que acompanham os colaboradores em todos os momentos dentro da empresa. Eles se relacionam intimamente com os valores das pessoas e do negócio, sendo essencial que estejam alinhados para que não ocorram conflitos e desavenças que atrapalhem o bom andamento dos processos da organização.

Excelente relacionamento interpessoal

Mais do que lidar com um setor, seus processos e suas entregas, um gestor atua diariamente com pessoas. Mesmo em áreas que exigem uma grande capacidade de raciocínio lógico e matemático, os melhores líderes não são aqueles que lidam melhor com os números, e sim com os seus liderados.

Habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva

Ainda em relação às pessoas, um bom líder precisa ter uma comunicação clara e objetiva com seus liderados. Assim, ele precisa saber o que dizer, quando dizer e como dizer cada coisa. Acima de tudo, um bom líder é um excelente ouvinte, que escuta o que seu time tem a dizer, considera diferentes opiniões e age de forma cooperativa.

Quais são os benefícios de investir no desenvolvimento de lideranças?

O desenvolvimento de líderes é um esforço que pode levar bastante tempo, e sabemos muito bem que no universo empresarial, tempo é dinheiro. Por isso, é importante compreender os benefícios que essa iniciativa tem a oferecer para não encará-la como um custo, e sim um investimento. Acompanhe!

Para o coach ou o consultor de RH

Para quem atua como coach ou consultor de RH, o desenvolvimento de lideranças pode ser uma verdadeira mina do tesouro. É fato que será preciso investimento em aprimoramento de técnicas e conhecimento sobre gestão de pessoas, mas isso já faz parte da rotina de quem escolhe essa área de atuação.

Mas os projetos dessa natureza têm um grande valor agregado, o que permite que o preço a ser cobrado possa ser maior que em outros tipos de serviços. Afinal, você estará ajudando a empresa a desenvolver pessoas estratégicas para o negócio.

Para o profissional

Do ponto de vista do profissional, basicamente, só existem pontos positivos. Uma vez que ele conta com um acompanhamento especializado para se desenvolver na carreira. Com isso, aumentam suas chances de ganhar uma promoção e, ainda, consegue evoluir profissionalmente com mais rapidez e qualidade.

Para a empresa

No que diz respeito à empresa, o desenvolvimento de líderes por meio de uma consultoria externa tira esse peso do RH e permite que ele possa focar nas atividades de impacto mais abrangente para o negócio. Além disso, a organização passa a contar com profissionais preparados para assumir mais responsabilidades e liderar times com mais competência e eficiência.

Como desenvolver o perfil de liderança nas pessoas?

Uma pessoa pode nascer com um perfil de liderança mais proeminente ou ele pode ser desenvolvido ao longo do tempo. Como consultor especializado, você deve guiar o profissional para que ele aperfeiçoe as características que citamos anteriormente, por meio de ferramentas e metodologias de gestão específicas.

A seguir, listamos medidas que geram ótimos resultados em qualquer situação. Confira!

Trabalhe o autoconhecimento

Como especialista, você sabe a importância que o autoconhecimento tem na vida e na carreira de uma pessoa, e nem sempre os profissionais têm consciência disso. O seu papel é despertá-los para essa questão, utilizando diferentes métodos para certificar que seu cliente se conheça melhor e reconheça todo o seu potencial de crescimento.

Crie um PDI

O PDI é a ferramenta de base para qualquer trabalho de desenvolvimento pessoal. Sendo assim, ajude o profissional a criar um PDI que esteja voltado para os fatores de liderança, sem se esquecer de integrar todas as ações às metas pessoais e profissionais identificadas. Com isso, você o fará enxergar os próximos passos com mais clareza.

Acompanhe de perto a evolução do profissional

Por fim, não deixe de manter um acompanhamento próximo e constante com esses profissionais. Em muitos casos, eles podem precisar de mais atenção no começo até se acostumarem com o ritmo das mudanças, logo, sua presença e orientação são o fatores-chave para o sucesso dessas pessoas.

Como você pôde ver, o desenvolvimento de líderes é algo que gera bastante valor, tanto para os profissionais e empresa quanto para os próprios consultores e coaches. A escolha das estratégias a serem seguidas nesse caminho dependerão das suas habilidades e conhecimentos profissionais, por isso, mantenha-se sempre atualizado e pronto para atuar em um novo projeto.

E por falar em se manter atualizado, que tal aprofundar seus conhecimentos e obter uma certificação de uma das maiores empresas de Gestão de Pessoas do país? Comece agora mesmo o curso gratuito de Liderança Comportamental.

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments