Artigos

Quais são as características de um bom profissional?

características de um bom profissional

As organizações estão cada vez mais exigentes em relação aos seus colaboradores, procurando pessoas dinâmicas e que tenham um perfil empreendedor. Quais as características de um bom profissional?

Além das habilidades técnicas e da qualificação profissional, que é um conjunto de características que podem ser muito úteis para o desenvolvimento da empresa, é preciso ter um bom desempenho no que se refere às habilidades relacionadas ao comportamento (ética profissional) e às características de personalidade.

Nova call to action

Atualmente, os principais requisitos para a contratação e a permanência na empresa são: responsabilidade, assertividade, descrição, equilíbrio emocional e ainda forte princípios éticos.

Também são exigidas do mercado de trabalho que compõem o perfil do profissional atual: Habilidades para trabalhar em equipe, ter ideias inovadoras e criativas que contribuam para o desempenho das atividades e para os fluxos e processos organizacionais, ter vontade de aprender, estar aberto ás mudanças, saber buscar e aplicar soluções para os problemas, evitar conflitos no ambiente de trabalho, enfim, ser um profissional dedicado, que procura constantemente se desenvolver, cresce e se atualizar, tendo em vista o alcance dos objetivos da empresa.

As principais características de um bom profissional

1. Iniciativa

Ter iniciativa própria; não esperar que as coisas aconteçam.

2. Paixão pelo que faz

A paixão supera todos os obstáculos e leva o indivíduo a encontrar todas as soluções para os seus problemas técnicos e de relacionamento.

3. Liderança

Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Seja proativo e auto motivável.

4. Humildade

O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é dono da verdade, para ouvir o que os outros tem a dizer, aceitar sugestões e reconhecer que o trabalho em equipe é um dos elementos essenciais para o sucesso de cada um dos colaboradores.

5. Sigilo

Manter os sigilos da empresa é uma das características obrigatórias para todos os profissionais.

6. Atenção aos detalhes

Deve-se sempre procurar atingir aspectos do trabalho com qualidade. Os detalhes são diferenciais dos profissionais.

7. Vontade de aprender

Costuma ser curioso, observador e gosta de coisas novas. Tem a capacidade de procurar as respostas por si próprio, capacidade de modificar, transformar e converter seu comportamento em função de fatos novos.

8. Comunicação

Saber se expressar de forma clara e precisa, tanto no modo escrito como falado, é fundamental para um bom relacionamento no ambiente de trabalho seja interno ou externo. A excelência na capacidade de comunicar-se repercute de forma altamente positiva no seu desenvolvimento profissional.

9. Trabalhar em equipe

Ter a capacidade de se relacionar de forma harmoniosa com seus colegas de trabalho, de forma a cooperar, unindo esforços com um mesmo proposito. Tratar aos outros como gostaria de ser tratado.

10. Otimismo

Diante das perspectivas das sociedades modernas o profissional precisa e deve ser otimista para acreditar na capacidade do seu comandante e dos seus comandantes, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com bom humor.

11. Educação

Dirigirem-se sempre as pessoas dedicando toda atenção, pois tal atitude poderá influenciar diretamente na imagem da empresa que você representa.

12. Responsabilidade

Procure sempre cumprir seus compromissos e tarefas, fazendo sempre um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são estabelecidos. Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Não fugir da responsabilidade.

13. Inovação

Busque apresentar novas ideias, seja criativo e encontre novos métodos de trabalho que possam melhorar ainda mais o dinamismo da empresa.

14. Inteligência emocional

É importante estar preparado para superar e suportar adequadamente as adversidades que sugiram na empresa e fora dela.

Portanto, não se deixe enganar pela expressão “sou formado em”, mas mantenha uma rotina de leitura, observações e estudos sobre sua área de atuação.

rh week

Acompanhe de perto as novidades de sua profissão. Interesse-se pela empresa em que trabalha e demonstre tal atitude no seu cotidiano ao envolver-se ativamente na dinâmica e na busca do comprimento das metas da empresa.

Tenha sempre em sua mente a missão, visão e valores da empresa, saibam quais são suas atribuições e responsabilidades, seja pontual e trate a todos com respeito e seja honesto em qualquer situação.

Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso de efetiva colaboração e equipe. Tenha compromisso com a produtividade, não torne-se um simples frequentador ou visitante da empresa.

Enfim, um bom profissional é aquele que procura estar sempre bem informado, trabalha com amor e dedicação, que não escolhe a profissão apenas pelo retorno financeiro, mas porque realmente gosta do que faz. Possui uma postura decisiva no desenvolvimento de um profissional de sucesso.

Aproveite que você está se informando sobre as características de um bom profissional e baixe agora o calendário do RH 2022 para acompanhar todas as datas e obrigações ao longo desse ano.

calendário de RH

 

4.1 27 votes
Article Rating

Por: Grasielly Pereira

Formada em Administração de Empresas e Graduada em Gestão de Empresas e Gestão Financeira. Aluna dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BELIZAR
BELIZAR
3 anos atrás

isto é contribuitivo e maravilhoso

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
4 meses atrás
Reply to  BELIZAR

Muito obrigada pelo seu comentário, Belizar! 💜
Confira outros artigos que separamos para você neste link.

Nivaldo Bispo
Nivaldo Bispo
2 anos atrás

Muito bom esse artigo, está de parabéns, me ajudou muito.

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
4 meses atrás
Reply to  Nivaldo Bispo

Que bom que esse artigo te ajudou, Nivaldo! Muito obrigada pelo seu comentário. 💜
Confira outros artigos que separamos para você neste link.

vasco calisto spiro
vasco calisto spiro
2 anos atrás

Obrigado pela informação , foi muito útil, mais uma vez muito obrigado!!!

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
4 meses atrás

Que bom que esse artigo foi útil para você! Muito obrigada pelo seu comentário. 💜
Confira outros artigos que separamos para você neste link.

marla
marla
8 meses atrás

Muito bom esse artigo,obrigada pele informação,me ajudou muito.

Equipe RH Portal
Editor
Equipe RH Portal
4 meses atrás
Reply to  marla

Olá, Marla. Ficamos muito felizes que esse artigo tenha te ajudado. 🤩
Muito obrigada pelo seu comentário!
Não deixe de conferir mais artigos como esse neste link. 💜🚀

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH