Artigos

Consultoria: quais s√£o as causas do aumento da demanda por consultores?

Consultoria Empresarial √© um processo interativo de um agente de mudan√ßas externo √† organiza√ß√£o que assume a responsabilidade de auxiliar os dirigentes da empresa nas suas decis√Ķes, n√£o tendo, entretanto, o controle direto da situa√ß√£o.

A consultoria representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas sempre têm prestado auxílio e realizado consultas a outras, nos mais diversos assuntos.

Mas, somente nas √ļltimas d√©cadas √© que ela se tornou uma atividade remunerada e consequentemente um neg√≥cio, o qual vem apresentando grande desenvolvimento.

Nova call to action

Esse desenvolvimento √© sustentado pelo crescimento da competitividade das ind√ļstrias brasileiras e pelos novos estilos de administra√ß√£o das organiza√ß√Ķes. Diante disso, pode-se perceber que as principais causas do aumento de demanda por consultoria empresarial s√£o a busca de novos conhecimentos e de inova√ß√Ķes para enfrentar a globaliza√ß√£o da economia e a necessidade das organiza√ß√Ķes em obter vantagem competitiva perante a concorr√™ncia.

O incremento dos processos de terceiriza√ß√£o e a necessidade das empresas de melhorarem continuamente s√£o fatores que contribuem para o aumento da demanda por Consultoria Empresarial. Por√©m, o aumento do n√ļmero de professores e universidades que prestam servi√ßos de consultoria tamb√©m contribui decisivamente para o aumento dessa demanda.

Embora a maioria das universidades ‚Äď principalmente as de Administra√ß√£o ‚Äď esteja relativamente distante das realidades empresariais, certamente essa √© uma tend√™ncia importante a ser considerada. Atualmente os principais servi√ßos que essas institui√ß√Ķes prestam para as organiza√ß√Ķes s√£o relativos √† pesquisa e ao treinamento de funcion√°rios.

Mas, pode-se considerar que a representatividade dos serviços de consultoria para os professores das universidades deverá ser cada vez maior, em função da evolução natural desse negócio no cenário nacional. A Consultoria Empresarial pode ser considerada uma profissão, bem como um negócio perigoso porque é muito fácil uma pessoa despreparada aventurar-se neste setor de atuação. Porém, o principal problema é manter-se, pois esta profissão requer vocação e competência.

Plano de Carreira para Professores atuarem como Consultores

O Plano de Carreira de um Consultor Empresarial deve estar baseado no seguinte tripé:

1. Sustentação Conceitual

A carreira de um consultor deve ser efetivada atrav√©s de um bom curso de p√≥s-gradua√ß√£o na √°rea de atua√ß√£o escolhida, podendo ser um curso ‚ÄúLato Sensu‚ÄĚ se o foco for a obten√ß√£o de conceitos relacionados √† abordagem pr√°tica, ou um curso ‚ÄúStricto Sensu‚ÄĚ se o consultor quiser atuar como professor em universidades renomadas, obtendo sinergia profissional.

2. Experiência Profissional Com Foco de Atuação

O consultor deve ter um foco de atua√ß√£o. Ou seja, ele dever√° ser ‚Äúespecialista‚ÄĚ em um determinado assunto, o qual se tornar√° seu ‚Äúproduto‚ÄĚ ofertado ao mercado.

3. Publica√ß√Ķes Com Apresenta√ß√Ķes

O consultor procurar escrever artigos, pareceres e livros, bem como as correspondentes apresenta√ß√Ķes por meio de semin√°rios, palestras e treinamentos em geral. Dessa forma, para o professor se efetivar como consultor deve redigir n√£o apenas relat√≥rios para as empresas-clientes, mas tamb√©m escrever livros, artigos e realizar palestras e confer√™ncias.

A forma como ele exp√Ķe suas ideias representa a abordagem m√°xima para a atividade mercadol√≥gica e de desenvolvimento profissional do consultor. Sendo assim, pode-se concluir que a Consultoria Empresarial √© para os professores universit√°rios ‚Äď com elevado conhecimento sustentado em algum assunto t√©cnico-administrativo ‚Äď uma das melhores formas de consolidar um futuro profissional.

comportamento dos colaboradores

Fonte: Consultoria Empresarial
Qualidade Brasil – O seu portal brasileiro de Gest√£o

De:

0 0 votes
Article Rating

Por: Gisele V√°lido

Gestora de Recursos Humanos de formação atuando desde 2007 com Administração de Pessoal, Folha de Pagamento, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Consultoria Empresarial e de Carreiras.

Subscribe
Notify of
guest
0 Coment√°rios
Inline Feedbacks
View all comments