Artigos

Qual a diferença entre liderança transacional e transformacional?

Quando se está inserido em uma empresa, no papel de liderança, há alguns cenários que podem ser seguidos para melhor comandar as equipes e ser considerado um bom líder no geral. Nesse contexto é importante saber a diferença entre liderança transacional e transformacional.

Essa escolha parte de uma análise sobre os estilos e qual melhor se encaixaria com a cultura organizacional, com os objetivos e com as metas que desejam alcançar. Neste post, contaremos um pouco sobre as principais diferenças entre a liderança transacional e a transformacional.

O papel da liderança

Para iniciar esse tópico, é importante deixar claro que líder e chefe são duas funções e posições diferentes.

Nova call to action

Um chefe está lá para dar ordens, passar tarefas e certificar que você as cumpra, sem maiores preocupações. Não se importando muito com o seu crescimento pessoal e profissional ou como a sua vivência pode acrescentar à equipe e à empresa.

Já um líder tem o papel de motivar, guiar e inspirar dentro da sua equipe e empresa. Para tanto, ele se encarrega de distribuir tarefas de maneira igualitária, certificando que todos poderão contribuir um pouco com o projeto. Ainda, está sempre aberto aos feedbacks dos membros da sua equipe e a uma conversa direta, disposto a aprender e ouvir os que estão ao seu redor. 

Além disso, procura o crescimento mútuo a todo tempo e traça estratégias para que as metas sejam alcançadas em conjunto. Ele preza por uma equipe em sintonia e bem conectada, sempre focado em “nós” ao invés de “eu”.

A liderança transacional

Para a liderança transacional, temos um responsável pela equipe que adota um comportamento e modo de liderar mais puxado para a performance de um chefe e não de um líder.

Nesse modelo, ele age focado em metas e cumprimento de objetivos, sem se preocupar muito com a satisfação, opinião ou inputs de sua equipe. Trata-se de uma prática mais antiga, aplicada em empresas mais formais e que dão menos liberdade para os seus colaboradores. 

A liderança transformacional

Já a liderança transformacional é aquela em que o líder realmente age como um líder, preocupando-se com a satisfação e crescimento mútuo da sua equipe, ainda, sempre se reinventando.

Assim, ele lidera a sua equipe mantendo uma proximidade com todos os colaboradores, procurando motivá-los dia após dia. O líder vê a importância de ter uma equipe satisfeita com o trabalho que faz, o que leva a bons resultados e ao batimento de metas estipuladas. Todos trabalhando lado a lado e colaborando com as suas funções. 

Por fim, a equipe de um líder tem acesso direto a ele em caso de necessidade. Um canal de conversa está sempre aberto, uma vez que o líder faz questão de estabelecer um bom relacionamento com os seus liderados.

As principais diferenças entre a liderança transacional e a transformacional 

Agora que o conceito das duas lideranças está fresco em sua cabeça, vamos fazer um breve resumo sobre as principais diferenças:

  • Transacional: o líder age como um chefe;
  • Transformacional: o líder age como um líder de verdade;
  • Transacional: o líder se preocupa apenas com cumprimento de tarefas e metas;
  • Transformacional: o líder se preocupa com o bem-estar de sua equipe e deseja que eles estejam satisfeitos em suas funções;
  • Transacional: o líder não estabelece relacionamento com a sua equipe;
  • Transformacional: o líder faz questão de ter um relacionamento com a sua equipe, conhecendo o que os motiva e inspira na sua função;
  • Transacional: o líder não tem um canal aberto de comunicação com os colaboradores;
  • Transformacional: o líder faz questão de ouvir e dar feedbacks constantes, focando no crescimento dele e de sua equipe. O canal de comunicação está sempre aberto. 

Se você gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre os demais tipos de liderança existentes no mercado de trabalho, continue por aqui para se inteirar sobre todos os formatos.

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments