Artigos

Qual é o seu perfil profissional?

Qual é o seu perfil profissional

Existem vários tipos de profissionais. Você sabe qual é o seu perfil profissional?

O excelente-que faz bem, mais do que se espera dele;

Nova call to action

O bom-que faz bem, o que se espera dele;

O regular-que faz apenas o que se espera dele;

O ruim-que faz mal, o que se espera dele;

O medíocre-que fazem menos e mal, o que se espera dele.

Vou discorrer aqui sobre os dois extremos, o profissional excelente e o medíocre. O excelente é aquele que, como diz o filósofo Mário Sérgio Cortella: “faz o melhor na condição que tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”. É o que excede em tudo o que faz, que tem respostas inesperadas a situações que você acha que já estão encerradas por não ter mais o que fazer.

O excelente sempre acredita que dá pra fazer mais e melhor, e o faz. Ele não se contenta em dizer que é assim mesmo, que não tem jeito, que sempre foi assim. Isso é com o medíocre. O excelente quer ver um resultado diferente do que sempre foi, quer ver um resultado melhor do que sempre foi, por isso não se contenta enquanto não consegue esse resultado melhor.

Você não ouve o excelente dizer que não dá pra fazer antes mesmo de tentar fazer, isso quem diz é o medíocre.

O profissional excelente não espera condições melhores para fazer bem feito, ele não reclama da falta de tempo, das ferramentas ruins, do ambiente de trabalho inadequado, ele simplesmente transforma tudo isso em combustível para seu aperfeiçoamento. Já o profissional medíocre, mesmo com tempo sobrando, ferramentas de qualidade, ambiente perfeito sempre encontra um problema para não fazer ou fazer mal feito o seu trabalho.

O profissional excelente será excelente em todos os lugares em que trabalhar, o medíocre será medíocre em todos os lugares em que trabalhar. Ele dirá que é porque não gosta de estar onde está, que em outro lugar, com outras circunstâncias ele também será excelente, mas isso é uma mentira que ele conta para ele mesmo e para os outros.

Toda empresa tem vários tipos de profissionais, por isso, aproxime-se dos excelentes, porque eles sempre querem levar quantos puderem a fazer as coisas com excelência. O excelente jamais se torna um medíocre, porque não aceita as coisas mal feitas.

Em contrapartida, o medíocre pode sim se tornar um excelente, desde que mude seu pensamento e passe a valorizar o seu trabalho, porque o mesmo esforço que o excelente faz para fazer tudo da melhor maneira o medíocre também faz para fazer tudo de qualquer jeito.

E aí, qual é o seu perfil profissional? Que tipo de profissional você quer ser? Como você quer ser visto por quem trabalha com você? Como você quer ser visto por aqueles que recebem o seu trabalho? E o mais importante, como você se vê profissionalmente quando se olha no espelho?

Pense nisso, a excelência está ao alcance de todos, basta querer!

Ivan Gomes De Lima
Administrador, MBA em Liderança e Coaching, Pós Graduado em Gerontologia e Saúde do Idoso, Pós Graduando em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, Perito Grafotécnico.

Veja também

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH