Artigos

Qualidade e produtividade: a fórmula certa para o sucesso de uma organização

Com a globalização da economia, não é possível assegurar a sobrevivência da empresa apenas exigindo resultados, mas é preciso empregar métodos que envolvam as pessoas internas e externas em direção aos objetivos empresariais. As organizações que não têm qualidade em seus produtos e serviços, assim como, as empresas que não têm produtividade ou eficiência no processo produtivo, tendem a desaparecer. A qualidade é a característica inerente do produto ou do serviço, enquanto que a produtividade é a medida da eficácia do uso dos recursos para a produção ou para a prestação do serviço. Sem produtividade os custos se elevam e os prazos de atendimento ficam prejudicados, o que contribui para o aumento dos preços e perda ao negócio.

A qualidade tem sido um conceito que vem se alterando ao longo do tempo. A qualidade já deu ênfase ao produto, concentrando esforços na forma como ele é apresentado; já focou o processo, ressaltando as linhas de produção e a forma como os produtos são fabricados; e mais recentemente, o processo passou a ser associado à produção de qualidade do produto, o que implica considerar o processo produtivo como parte fundamental.

Então, além do produto, serviço ou método, a qualidade também deve estar presente no processo produtivo. Os mercados de quase todos os segmentos econômicos apresentam competição acirrada, globalização de seus concorrentes e de sua cadeia de abastecimento, margens pressionadas para baixo, prazos de entrega cada vez menores demandados pelos clientes, qualidade dos produtos e serviços como um pré-requisito fundamental para a sobrevivência da empresa. A produtividade só é obtida, se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operações, e, assim, a qualidade com produtividade gera competitividade. A qualidade no processo produtivo envolve a implantação de atividades agrupadas em três etapas: eliminação de perdas; eliminação das causas das perdas e otimização do processo.

Nova call to action

Os mercados convivem com mudanças tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, que requerem constante monitoramento e adaptação às novas realidades, e que transcendem as portas da própria empresa. O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar tornou-se vantagem competitiva, pois, à medida que este ritmo se acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade. As empresas competitivas procuram a inovação, através da oportunidade de desenvolvimento: não como um mero aperfeiçoamento de suas práticas, mas mantendo-se em mudança permanente.

A qualidade e a produtividade sempre existiram, com maior ou menor importância e intensidade nas empresas. Acontece que a constante evolução do mundo moderno e, principalmente, o rápido desenvolvimento da tecnologia fizeram com que se abrisse um canal muito fluente de informações. A empresa competitiva está apoiada sobre dois pilares: qualidade e produtividade. Sem qualidade, o cliente fica insatisfeito e não compra mais; sem produtividade, os custos ficam elevados e a empresa não terá competitividade.

A importância da qualidade requer que se acompanhe todo o processo de produção. A sua avaliação se confunde com a avaliação dos sistemas que a produzem. A qualidade dos produtos e serviços da empresa pode ser vista como o resultado das atividades desenvolvidas pela estrutura que a suporta. Apesar de muitas ferramentas e estratégias de viabilização, a implantação de um programa para a qualidade ainda é um processo sensível, e a qualquer sinal de alteração de comportamento ou de falta de credibilidade no programa, as ações saem da direção prevista.

Enfim, a gestão da qualidade era tida apenas como uma área da gestão da produção, bem caracterizada e com contornos bem definidos. Atualmente, passou a conter a gestão da produção e a ser considerada uma variável estratégica das empresas, capaz de gerar diferenciais competitivos.

0 0 vote
Article Rating

Por: Grasielly Pereira

Formada em Administração de Empresas e Graduada em Gestão de Empresas e Gestão Financeira. Aluna dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments