Artigos

8 dicas essenciais para ter mais qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho interfere nos resultados das empresas? A pergunta, relativamente simples, pode causar estranheza aos mais desavisados. Afinal, o local onde desenvolvemos nossas atividades profissionais deveria ser, também, um lugar propício ao relaxamento e ao bem-estar?

A resposta para essas e outras questões, você vai encontrar nesse conteúdo. Aqui, explicaremos o que significa qualidade de vida no trabalho, qual sua importância e como as empresas podem contribuir para aumentar a satisfação de seus colaboradores. Confira!

Nova call to action

O que significa ter qualidade de vida no trabalho?

Para ter qualidade de vida no trabalho, as empresas precisam adotar uma série de ações capazes de aumentar a satisfação dos colaboradores. 

Para isso, é indispensável que eles sintam prazer nas funções que desempenham, no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais. É essa sensação de bem-estar que vai garantir resultados positivos para a organização. 

Portanto, o conceito de qualidade de vida no trabalho prega a promoção e a implementação de diversas melhorias que possam garantir a saúde e o bem-estar, pessoal e profissional, dos colaboradores. 

Como surgiu a expressão qualidade de vida no trabalho?

A expressão “qualidade de vida no trabalho” ou, simplesmente, QVT teve origem na década de 1960, durante o período de transição da era industrial para a digital. Na época, a preocupação com os avanços tecnológicos fizeram com que profissionais de RH e gestores começassem a pensar a respeito. 

No entanto, o conceito tornou-se popular na década de 1970, quando Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, definiu o bem-estar, a saúde e o desempenho dos colaboradores utilizando a expressão ‘qualidade de vida no trabalho’.

Mas Davis foi além e apontou problemas que as empresas estavam enfrentando por terem, em seus quadros, profissionais desmotivados, doentes, acidentados ou estressados. Nesse sentido, o cenário de desinteresse das equipes era catastrófico para as organizações e representava uma clara negligência sobre a qualidade de vida dos colaboradores

As observações do professor Louis Davis logo repercutiram entre pesquisadores de ciências sociais, sindicalistas e empresários. Todos estavam interessados nas constatações obtidas e nos reflexos da QVT na produtividade e no rendimento dos colaboradores. 

O estudo da qualidade de vida no trabalho foi importante para despertar nas organizações o entendimento de que bens materiais e tecnologia são importantes para o crescimento econômico. Ainda, que valorizar e proteger o capital humano garante o sucesso do negócio.

Qual a importância?

A qualidade de vida no trabalho é relevante sob dois aspectos: para a empresa e para o trabalhador. No caso dos colaboradores, há benefícios pessoais e profissionais. Mas além da motivação para evoluir em suas carreiras, a QVT provoca bem-estar e satisfação no ambiente corporativo

Ademais, as vantagens para as empresas são muitas. Além de torná-las mais competitivas, é possível atrair profissionais de alta performance, comprometidos e capazes de entregar os melhores resultados. 

Confira outras razões que tornam os investimentos em qualidade de vida tão importantes para as organizações:

  • aumenta a produtividade;
  • melhora o clima organizacional;
  • atrai talentos;
  • promove maiores lucros;
  • potencializa os resultados positivos do capital humano;
  • gera inovação e qualidade nas entregas. 

Como praticar na empresa?

Ações que promovem a qualidade de vida no trabalho dependem de criatividade e algum investimento. Nesse sentido, as organizações podem criar espaços de lazer e convivência para que os colaboradores desfrutem da empresa para além do trabalho. Mesas de sinuca, espaço do café, videogames e área de relaxamento são bons exemplos. 

Outras mudanças também são bem-vindas. Entre elas, qualificar a iluminação do ambiente e otimizar a comunicação interpessoal são atitudes salutares. Todas são iniciativas válidas e interessantes, mas não devem ser as únicas. Para realmente ter QVT é preciso investir em uma profunda mudança de hábitos

As organizações devem respeitar os colaboradores nos aspectos físico e mental. Dessa maneira, as condições de trabalho começam a melhorar para todos. 

8 dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Fora da teoria, melhorar a qualidade de vida no trabalho exige ações práticas, tanto no ambiente presencial quanto no home office. Nesse contexto, algumas exigem investimento, outras são bastante simples e pedem apenas a mudança na cultura organizacional

Pensando nisso, elencamos 8 dicas para tornar o ambiente laboral um bom lugar para o que as empresas têm de mais valioso: as pessoas.

1. Organize a rotina

Manter a organização para executar as atividades diárias contribui para otimizar o tempo e priorizar o que realmente é necessário. Uma agenda, física ou eletrônica, pode ajudar nessa tarefa. Então, anote o que precisa fazer, reuniões previstas e outros compromissos. 

Ainda, defina momentos do dia para atividades comuns, como ler e responder e-mails, fazer planejamento, receber pessoas ou outras que exijam alguma burocracia. Organizar a rotina torna a vida profissional menos caótica. 

2. Defina prazos para realizar as tarefas

Algumas atividades não têm uma data definida de entrega, mas precisam ser concluídas. Por isso, acostume-se a definir prazos para tudo o que deve fazer. Se possível, divida as tarefas em etapas menores, como pequenas metas por período. 

Mas lembre-se que definir prazos não é só função das lideranças. O RH também pode contribuir organizando cronogramas para a resolução de tarefas que dizem respeito a vários setores. Portanto, divulgue os calendários de produção em redes internas, assim, todos podem acompanhar as entregas. 

3. Priorize o clima organizacional

Contar com equipes unidas e motivadas gera um ambiente de trabalho saudável e leve. Nesse contexto, os colaboradores sentem prazer em realizar suas funções e buscam alcançar os objetivos previstos pela organização.

Sendo assim, promova dinâmicas para qualificar os relacionamentos interpessoais entre gestores e colaboradores. Ainda, sempre que possível, dê feedbacks sobre os resultados atingidos e o desempenho dos profissionais para manter o clima em alta. 

4. Foco e disciplina são fundamentais

As empresas lidam com um grande volume de informações diariamente. Esse cenário pode prejudicar a disciplina e a concentração, já que é possível surgir brechas para a procrastinação, um problema que pode afetar até mesmo o profissional mais dedicado. 

Logo, para fortalecer a qualidade de vida no trabalho, estabeleça intervalos de descanso bem definidos. Mas não perca o controle para que a conclusão das tarefas não seja prejudicada. 

5. Use a tecnologia para aumentar a produtividade

Embora alguns profissionais de Recursos Humanos tenham receio, a tecnologia não pretende tirar o lugar de ninguém. Pelo contrário, ela é uma grande aliada do RH e se tornou protagonista nas empresas, já que oferece ferramentas para otimizar a rotina de trabalho, simplificar a burocracia, minimizar erros e evitar o retrabalho. 

Nesse sentido, a Sólides auxilia as organizações a desenvolverem melhor a gestão de pessoas. Para isso, criamos softwares específicos para pesquisa de clima organizacional e de engajamento, além de muitos outros

Assim, os gestores conseguem conhecer a impressão que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho. 

6. Buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

O tempo que passamos no trabalho é bastante longo para ser mal aproveitado ou frustrante. Por isso, para evitar o adoecimento físico e mental, os colaboradores precisam saber equilibrar a vida pessoal com a profissional. E a gestão de pessoas pode contribuir para isso. 

Uma maneira disso acontecer é promover políticas claras sobre a jornada de trabalho e somente cobrar horas extras quando for necessário. Mas quando elas estiverem acima do aceitável, sugira que o colaborador troque horas por períodos de folga. 

7. Incentive práticas saudáveis na empresa

Incentivar e promover práticas saudáveis também é uma forma de ajudar os colaboradores a equilibrar vida pessoal e profissional. Nesse sentido, a gestão de pessoas pode sugerir o uso de transportes alternativos, como a bicicleta. Para isso, é importante ter uma estrutura adequada com bicicletário e vestiário. 

Ainda, estimule bons hábitos alimentares, mudando o cardápio do refeitório, se for o caso, ou transmitindo informações sobre comida saudável e nutrição. Outra iniciativa eficaz é implementar a prática de ginástica laboral, bastam alguns minutos por dia para pequenos alongamentos e movimentos que trarão muitos benefícios. 

Por fim, se houver possibilidade, promova atividades esportivas que envolvam diferentes setores. Além de saudável, isso contribui para o engajamento dos times. 

8. Qualifique o ambiente de trabalho

Conquistar qualidade de vida no trabalho não exige grandes investimentos. Talvez um pouco no quesito melhorias no ambiente. Se a empresa tiver orçamento para criar uma sala de descanso ou de jogos, perfeito. O retorno dos recursos aplicados virá no aumento da produtividade e do engajamento.

Por outro lado, se o caixa está enxuto, uma alternativa interessante é organizar uma pequena biblioteca para os colaboradores. A empresa pode doar obras para o acervo e estimular os funcionários a trazerem livros e trocarem entre si. 

Outras ações de baixo custo, mas que trazem ótimos retornos, são melhorias na luminosidade dos ambientes, na acústica e na temperatura do espaço de trabalho. Por fim, não descuide da ergonomia dos móveis e equipamentos, já que existe uma regularização para este fim, a NR17

Como você viu nesse conteúdo, a qualidade de vida no trabalho pode ser responsável pela satisfação dos profissionais ou o motivo para pedirem desligamento de suas funções. Assim, entre uma opção e outra, a empresa pode perder em produtividade, resultados e engajamento, além de desperdiçar talentos. Pense nisso!

Aproveite para ampliar seus conhecimentos baixando hoje mesmo nosso e-book sobre como fazer recrutamento online com a Sólides.

3 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments