Artigos

Quociente De Adversidade Fator Determinante Para O Sucesso Pessoal E Profissional

Nas empresas, esses conceitos têm estado em alta, compondo a avaliação da performance de profissionais das diversas escalas hierárquicas da organização.

QA – Quociente de Adversidade, termo utilizado por Paul Stoltz, pesquisador norte-americano, que desenvolveu um modelo para indicar o quanto uma pessoa consegue lidar adequadamente com acontecimentos indesejados, porém corriqueiros do nosso dia a dia: as adversidades.

Segundo Paul, “…quem possui um alto QA, supera imprevistos mais facilmente e apresenta mais chances de crescer mesmo sem ser gênio”. É preciso trabalhar bem com adversidades e, nesse caso, “trabalhar bem significa ter um mecanismo pessoal que lhe permita manter-se emocionalmente equilibrado mesmo em momentos de crise”, diz Stoltz, que conclui ainda que “manejar adversidades é algo que pode ser aprendido e ensinado”.

Os exemplos são muitos e acontecem a todo momento. Desde o momento que acordamos, transitamos pelas nossas rotinas, até o momento de novamente descansarmos; as adversidades estão presentes. São inerentes ao viver.

Mas como enfrentarmos os imprevistos com inteligência e, acima de tudo, com equilíbrio emocional?

Vamos imaginar um dia comum: quando acorda e pensa que tudo está na mais perfeita ordem. No trabalho, uma reunião o aguarda, com a responsabilidade de apresentar um importantíssimo projeto.

Todo material foi preparado com atenção e cuidado. No início da manhã, se veste com bastante esmero e está otimista e seguro para o evento. Porém, durante o caminho o pneu do carro fura. Não há muito tempo para a troca e ninguém que um visual descuidado minutos antes de uma apresentação. Pronto! Lá se vai o bom humor, expectativas positivas e até a segurança necessária para sua apresentação.

No entanto, como você irá resolver esse problema e com que nível de controle emocional você ficará é o que determina seu nível de QA.
Diante de situações adversas, de conflitos nas relações interpessoais e de eventos estressantes, saber lidar com o problema de modo equilibrado, certamente será um fator de sucesso pessoal e profissional.
E como desenvolver essa capacidade?

Primeiramente identificar a necessidade e desejar desenvolver essa competência. Mudança de padrão mental e outras técnicas utilizadas para melhoria de comportamento fazem parte do processo de Coaching, um processo interativo que auxilia a pessoa a realizar modificações necessárias para satisfaça e sucesso, quer na vida pessoal e ou profissional.

Outras metodologias também podem ser eficazes nesse processo. De qualquer maneira, ter claro a necessidade de desenvolvimento, já é um grande passo para tornar-se um melhor e mais competente profissional, com uma carreira promissora.
Para finalizar, se não conseguir administrar o problema do pneu com sucesso, talvez não esteja tão preparado para a apresentação do projeto na empresa.

Eline Rasera, psicóloga, coach e professora do curso de Pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV. E-mail: eline.rasera@hotmail.com

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of