Artigos

Área de Recursos Humanos (T&D) em prol das finanças dos colaboradores

Dificuldade de descontrole orçamentário por parte dos colaboradores – os prejudica, no dia-a-dia, na concentração e no raciocínio, provocando reflexos negativos na vida pessoal e profissional. A produtividade, rendimento e desempenho do colaborador, que tem uma vida desregrada em relação às finanças pessoais, diminuem consideravelmente.

Notadamente, muitas empresas sofrem com este problema, mas ainda não se deram conta de que a área de Gestão de Pessoas (Recursos Humanos), através de seu subsistema de Treinamento & Desenvolvimento, pode contribuir positivamente para que os colaboradores alcancem maior sucesso na administração de suas finanças pessoais e controle orçamentário. Para tanto, é preciso implantar ações educativas no que tange conquistar a atenção dos colaboradores para a importância do tema.

Disponibilizar artigos ou textos, criar informativos, jornal interno, disparar e-mails ou qualquer outro canal de comunicação no intuito de disseminar informações relevantes sobre a questão. Até mesmo, promover um curso de educação financeira pessoal, onde o assunto será tratado com maior ênfase, permitindo um esclarecimento da temática e a oportunidade de tirar dúvidas sobre a mesma.

Conscientizar os colaboradores da importância de que controle é fundamental quando o assunto é dinheiro, porém, mais do que isso, o problema, muitas vezes, está no comportamento – portanto, promover ações que, além do controle, os ajudem a obter um comportamento mais adequado como: determinação, disciplina e compromisso.

Ao proporcionar estímulos e instrumentos, para que as pessoas melhorem seus hábitos financeiros e até mesmo orientem seus familiares com gastos pessoais, os benefícios experimentados poderá ocorrer para todos os envolvidos, ou seja, os colaboradores, ao ter as finanças em dia, desfrutarão uma maior qualidade de vida e em contrapartida as empresas terão profissionais mais concentrados e dispostos para um melhor desempenho de suas atribuições.

*Alcides Ferri tem formação Superior em Recursos Humanos e Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Experiência de 14 anos na área de Recursos Humanos. Experiência de 09 anos na área Administrativa/Financeira. Atuou nos segmentos de Construção Civil, Rede Educacional/Religiosa e Consultoria de RH. Participante ativo no CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, com projetos voltados para área de RH. Atualmente atua como Consultor Palestrante Comportamental – realizando palestras, in company, na área de Treinamento & Desenvolvimento e Gestão da Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, objetivando inspirar e persuadir as pessoas a se engajarem na busca constante de seu autodesenvolvimento, visando à superação das lacunas e carências existentes em suas competências a fim de atingirem sustentabilidade na carreira.

Contato: alcidesferri@bol.com.br
http://www.alcidesferri.blogspot.com/

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of