Artigos

10 maneiras de reconhecer os colaboradores com custo zero

reconhecer os colaboradores

*Por Jorge Nahas

O mundo corporativo apresenta uma série de desafios às empresas, nas mais diferentes frentes. E muitas vezes, há dificuldades em coisas fundamentais, como na forma de lidar e reconhecer os colaboradores, pessoas que constituem a própria companhia.

Nova call to action

Por isso, é fundamental que uma empresa planeje medidas com o intuito de demonstrar a satisfação que ela tem em contar com cada pessoa.

O funcionário que é tratado com respeito no ambiente profissional e reconhecido pelo bom trabalho tem mais motivação para desempenhar melhor seu papel  — a empresa, além de melhorar o engajamento, também registra menores taxas de rotatividade (turnover).

Percebida a importância de reconhecer os colaboradores com maior eficiência, como os gestores podem fazer isso? É possível a custo zero?

A seguir, você confere 10 dicas interessantes para aplicar aos funcionários, de maneira fácil e com custo extremamente baixo (ou nenhum).

1 – Envie uma carta de próprio punho para o colaborador

Uma maneira muito boa de se comunicar com o colaborador pode ser via carta. Esse método reconhecidamente demonstra afeto, afinal, para uma escrita de próprio punho, o gestor precisa dedicar tempo e esforço para redigir o comunicado — o que é muito diferente de uma carta genérica e digitada em computador, de forma fria.

A carta também pode ser enviada à mãe do funcionário, uma partilha da satisfação que a empresa tem com o colaborador.

2 – Mande um áudio contagiante no WhatsApp

Em um domingo, por exemplo, é possível mandar uma mensagem contagiante via áudio ao funcionário, desejando um bom proveito do final de semana, descanso mais do que merecido após um período intenso de trabalho.

3 – Envie um e-mail de agradecimento com cópia

O e-mail é um dos métodos de comunicação mais utilizados nas empresas, por isso, ele pode ser um meio para enviar um agradecimento ao colaborador, em sinal de reconhecimento pelo bom trabalho feito. O e-mail pode ser enviado com cópia a outras pessoas — é importante que os outros saibam da boa atuação do colega — e a qualquer dia.

4 – Realize uma reunião para feedback

Expressar o grau de satisfação da empresa com o funcionário é fundamental para que a pessoa melhore no ambiente de trabalho. Por isso, o gestor pode realizar uma reunião de feedback positivo para demonstrar ao colaborador que gosta da atuação dele, seja o encontro individual ou coletivo.

5 – Convide para um almoço

Convidar o funcionário para um almoço e conversar sobre a satisfação da empresa em tê-lo pode ser muito importante para o futuro do trabalhador na companhia. Com uma boa conversa e um bom prato à frente, o clima organizacional tende a ficar cada vez melhor.

 

calendário de RH

6 – Dê folga em uma sexta-feira

O funcionário frequentemente realiza planos para aproveitar o final de semana, seja sozinho ou com a família. Por isso, pode ser muito gratificante receber uma folga na sexta-feira ou em um feriado prolongado. Esse é um dos melhores tipos de reconhecimento que um trabalhador pode receber pelo bom trabalho feito.

7 – Convide a família do colaborador para visitar o ambiente de trabalho

A empresa pode convidar a família do colaborador (filhos e cônjuge, por exemplo) para ir até o local de trabalho do funcionário. Isso é legal porque cria uma conexão de todos com a empresa e engaja também os familiares na atividade do trabalhador.

8 – Pergunte sobre a família e perspectivas

Uma empresa que preza pelos funcionários geralmente se importa com a família deles. Por isso, pode ser muito interessante perguntar às pessoas como estão as coisas em âmbito pessoal, quais são os sonhos delas e de que forma a empresa pode ajudar em caso de dificuldades.

9- Deixe um post-it com elogios no monitor

O trabalho diário muitas vezes dificulta feedbacks bem elaborados ou reuniões densas. Portanto, um simples post-it elogioso colado no monitor quando o funcionário não estiver à mesa pode colocar um sorriso em seu rosto e melhorar o dia de trabalho.

10 – Dê um chocolate que o colaborador gosta

Quem não gosta de chocolate? Ganhar um da empresa, então, pode ser ainda mais saboroso. Afinal, qualquer reconhecimento pelo bom trabalho pode ser melhorado por um pedaço generoso da guloseima depois do almoço.

Gostou do artigo? Conta pra gente aqui nos comentários o que a sua empresa vem adotando para reconhecer os colaboradores!

*Jorge Nahas é CEO de O Melhor Da Vida, empresa pioneira em Experience Marketing no Brasil

 

rh week 2022

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH