Artigos

5 passos para otimizar o recrutamento de desenvolvedores

recrutamento de desenvolvedores

Conheça boas práticas para deixar o recrutamento de desenvolvedores mais ágil e eficiente.

Garantir um processo seletivo eficiente é uma das principais necessidades de qualquer RH. Em alguns casos, como no recrutamento de desenvolvedores e profissionais de TI, esse desafio é ainda maior. Como o setor de tecnologia envolve grande complexidade e também a escassez de especialistas, a questão é: como contratar novos talentos sem perder tempo e assertividade?

Nova call to action

A resposta está na forma como as etapas do recrutamento são executadas e também nas soluções utilizadas nos processos. Mesmo que a área de TI envolva conhecimentos técnicos e específicos, é preciso pensar em como ganhar autonomia, agilidade e eficiência na contratação dos desenvolvedores e na composição das equipes.

Segundo dados da IDC Brasil, com o importante papel do desenvolvimento de softwares na transformação digital, a tendência é que a área de TI cresça 7,6% ainda este ano. Ou seja, a demanda por Devs seguirá aumentando e com ela a escassez de candidatos para as vagas.

Sendo assim, ganhar agilidade no recrutamento e aumentar a assertividade dessas contratações será um excelente fator competitivo para os recrutadores e organizações de modo geral.

Pensando nisso, criamos este conteúdo com 5 dicas que podem te auxiliar na otimização do recrutamento de desenvolvedores. Boa leitura!

1 – Deixe a vaga atrativa para desenvolvedores

Para atrair os melhores candidatos para uma determinada vaga e agilizar o recrutamento, é essencial ser estratégico desde a divulgação do processo. Por isso, é importante se manter atualizado sobre o que o mercado está oferecendo aos desenvolvedores para não ficar atrasado em relação aos demais. Além de observar como as outras empresas têm se comportado na busca por Devs, é importante pensar em detalhes que possam diferenciar seu anúncio de outros.

Destaque, por exemplo, as conquistas de maior orgulho da empresa, os diferenciais da vaga, assim como os principais benefícios, vantagens e objetivos. Outra dica preciosa é que bons desenvolvedores gostam de desafios e inovações. Por isso, mostre as ambições da organização e como seus profissionais podem crescer de forma contínua dentro de processos desafiadores.

2 – Seja estratégico e objetivo na descrição da vaga

Como mencionamos no tópico anterior, é fundamental ser estratégico e pensar naquilo que de fato irá chamar a atenção de bons Devs. Entretanto, ser estratégico também inclui ser objetivo e claro na descrição da vaga.

A ausência de uma única informação, como a exigência do conhecimento das linguagens de programação usadas na empresa, por exemplo, podem comprometer a assertividade de uma contratação ou até mesmo dificultar o andamento de um processo.

Enfim, nesta etapa é fundamental analisar junto ao setor de TI quais competências são necessárias para que o profissional ocupe a vaga. Dessa forma, poderá descrever exatamente quais tecnologias e linguagens de programação o candidato deve conhecer para participar do processo. Isso te fará ganhar tempo e qualidade nas contratações.

3 – Trabalhe com indicações

Estar aberto a indicações também é um excelente caminho para contratar bons desenvolvedores. Afinal, existem diversas comunidades de Devs espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Com isso, você pode se beneficiar do networking e da indicação de um colaborador.

Entretanto, é importante que essa estratégia seja utilizada juntamente com outras soluções, para que sua empresa não dependa unicamente de indicações. Entendendo isso, você pode instigar os colaboradores criando um clube de indicação, por exemplo, para que os mesmos recomendem seus colegas Devs para vagas. Vale lembrar que este “boca a boca” também é uma forma de divulgar sua empresa dentro das comunidades, afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

4 – Use a tecnologia em benefício do recrutamento

É impossível levar agilidade ao recrutamento de desenvolvedores sem facilitar as tarefas durante o processo. Afinal, aproveitar melhor o tempo é crucial para proporcionar uma experiência melhor aos candidatos e ser efetivo na busca. Atualmente, a tecnologia oferece diversos recursos que podem agilizar muitas atividades e não aproveitá-los é perder uma enorme oportunidade.

A tecnologia permite, por exemplo, realizar entrevistas online, criar questionários, divulgar vagas, realizar videoconferências, entre outras possibilidades que podem ser exploradas para otimizar o processo seletivo. Basta ser criativo na hora de usar as ferramentas ou implementar soluções disponíveis.

5 – Otimize o teste de desenvolvedores

Como falamos no tópico anterior, a tecnologia pode ser usada para facilitar tarefas complexas e trazer agilidade para o processo. No recrutamento de desenvolvedores, algumas necessidades são extremamente complexas e desafiadoras.

Se você é recrutador, você sabe que testar um Dev, por exemplo, pode render uma baita dor de cabeça. Afinal, para avaliar a performance técnica dos candidatos e suas habilidades de programação é imprescindível ter um bom conhecimento sobre a área. Isso exige que muitos processos seletivos fiquem dependentes da equipe de TI, que nem sempre pode parar as demandas para acompanhar os processos de perto.

Por isso, utilizar a tecnologia para descomplicar o teste de desenvolvedores é uma excelente forma de ganhar autonomia, agilidade e eficiência no recrutamento desses profissionais.

Esse tipo de otimização pode ser extremamente benéfica para a empresa de modo geral, afinal, nenhum desenvolvedor gosta de testes prolongados e cansativos. Nada melhor do que uma ferramenta de testes ágil para melhorar a experiência tanto dos candidatos quanto do próprio RH.

Conclusão

Enfim, encontrar e recrutar bons desenvolvedores não é uma tarefa fácil. É preciso ser rápido e preciso para aproveitar as melhores oportunidades e sair na frente pelos melhores talentos.

Em um mercado amplamente competitivo, que investe cada vez mais no desenvolvimento de softwares, é essencial garantir que os recrutamentos sejam ágeis e dinâmicos. Entretanto, não basta ter apenas praticidade, é preciso de fato garantir que você estará contratando a pessoa certa. Para isso, ter atenção às necessidades de TI da sua empresa é crucial.

Para não errar e contratar a pessoa certa para sua vaga é preciso testar os desenvolvedores e perder tempo nesse processo não pode ser uma opção.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments