Artigos

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

ELIANE BATISTA MARIANO 

27-09-2012

Atualmente, no mundo globalizado, as empresas competem entre si em busca de profissionais qualificados que se enquadrem no perfil desejado da organização. Desta forma, no processo de recrutamento e seleção, as organizações utilizam de vários procedimentos e técnicas, visando atrair os candidatos qualificados capazes de ocupar o cargo dentro da empresa.

No entanto, levando em consideração que existe uma grande dificuldade para as organizações em conseguir manter os talentos dentro do perfil em que o mercado de trabalho exige, pelo fato de estar escasso os profissionais qualificados. Conforme o colunista Ângelo Peres (2011) ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação. 

A partir da análise em foco percebe-se a tamanha relevância do recrutamento e seleção nas empresas. Nesse sentido o objetivo geral do presente trabalho será analisar a importância do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações para que se diferenciem na concorrência diária empresarial. Na qual, a diferença existente entre os tipos de recrutamento e seleção são observados em testes e medidas adotados do contratante. Dessa forma, ao analisar os vários tipos e etapas estipuladas com base na vaga, é que fornecem respostas e conclusões perante o perfil adequado conduzindo à contratação mais adequada.

Por fim, reforçando o tema abordado, o gestor deve estar atualizado das novas tendências que giram no âmbito organizacional adotando de vez os processos de recrutamento e seleção. Afinal, no mundo globalizado e competitivo, a empresa que possuir pessoas com conhecimento, habilidades, perfil adequado, e que acima de tudo que se enquadram na cultura organizacional, irá garantir a sua sobrevivência e permanência no mercado, fazendo com que tenha benefícios individuais e organizacionais.














Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of