Artigos

Recrutamento E Seleção De Pessoas – Módulo 2

Neste Conteúdo, você desenvolverá as seguintes competências:

– Compreender o processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas para formar uma equipe com perfil adequado ao seu negócio.

– Identificar os meios mais adequados para Recrutamento e Seleção de sua equipe de trabalho.

– Conscientizar-se da importância de realizar um processo de recrutamento e seleção de forma a atrair pessoas potencialmente qualificadas para a sua equipe.

– Desenvolver um processo eficaz de escolha de um profissional para sua empresa por meio de uma entrevista estruturada.

Módulo 2 – Minha Equipe de Trabalho: Funções e Descrição de Cargos

A formação de uma equipe de trabalho exige ações planejadas. Acompanhe o raciocínio:

– Quando você faz a definição das funções necessárias para o funcionamento de seu estabelecimento, está pensando na divisão do trabalho e no tamanho da equipe.

– Quando você faz a descrição dos cargos, está pensando na competência da equipe, resultado da competência individual das pessoas envolvidas, isto é, o que as pessoas precisam saber para que o trabalho alcance o resultado esperado.

Muitas vezes, nas micro e pequenas empresas, existe o acúmulo de funções, devido ao reduzido número de colaboradores. Mesmo nessas situações, é importante que cada função tenha sua descrição de perfil e responsabilidades.

Verifique a seguir um excelente modelo de Ficha de Descrição de Cargo que utiliza como exemplo a função de Operador de Caixa:

MODELO – Ficha de Descrição de Cargo

Cargo (função):

Operador de Caixa

Atribuições (responsabilidades):

– Registrar as compras dos clientes.

– Informar problemas de cadastro de possíveis produtos.

– Conferir e fechar seu ponto de caixa no final do seu expediente.

Características e habilidades ideais (perfil):

– Ser atencioso e cuidadoso com os itens comprados pelo cliente.

– Ter bom conhecimento de matemática.

– Saber os procedimentos existentes para reconhecer notas, moedas, cartões e cheques falsos.

– Saber as condições de pagamento oferecidas pela loja.

– Conhecer técnicas de atendimento aos clientes.

– Ter disposição para trabalhar em equipe.

Conclusão:

Descrição de um cargo é a listagem das tarefas, registradas de forma organizada.

Ao final deste módulo podemos concluir que a descrição de cargo favorece as relações entre os membros da equipe de trabalho; o conhecimento das atribuições e responsabilidades; as relações entre empregados e o empregador; o recrutamento e seleção de pessoas de forma adequada.

Assim, diante de um cargo descrito, é possível realizar as etapas de recrutamento e seleção com maior segurança.

Veja no nosso próximo módulo.

AUTORIA

Versão Original – Elimara Clélia Rufino

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of