Recrutamento E Seleção De Pessoas – Módulo 2
Neste Conteúdo, você desenvolverá as seguintes competências:
– Compreender o processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas para formar uma equipe com perfil adequado ao seu negócio.
– Identificar os meios mais adequados para Recrutamento e Seleção de sua equipe de trabalho.
– Conscientizar-se da importância de realizar um processo de recrutamento e seleção de forma a atrair pessoas potencialmente qualificadas para a sua equipe.
– Desenvolver um processo eficaz de escolha de um profissional para sua empresa por meio de uma entrevista estruturada.
Módulo 2 – Minha Equipe de Trabalho: Funções e Descrição de Cargos
A formação de uma equipe de trabalho exige ações planejadas. Acompanhe o raciocínio:
– Quando você faz a definição das funções necessárias para o funcionamento de seu estabelecimento, está pensando na divisão do trabalho e no tamanho da equipe.
– Quando você faz a descrição dos cargos, está pensando na competência da equipe, resultado da competência individual das pessoas envolvidas, isto é, o que as pessoas precisam saber para que o trabalho alcance o resultado esperado.
Muitas vezes, nas micro e pequenas empresas, existe o acúmulo de funções, devido ao reduzido número de colaboradores. Mesmo nessas situações, é importante que cada função tenha sua descrição de perfil e responsabilidades.
Verifique a seguir um excelente modelo de Ficha de Descrição de Cargo que utiliza como exemplo a função de Operador de Caixa:
MODELO – Ficha de Descrição de Cargo
Cargo (função):
Operador de Caixa
Atribuições (responsabilidades):
– Registrar as compras dos clientes.
– Informar problemas de cadastro de possíveis produtos.
– Conferir e fechar seu ponto de caixa no final do seu expediente.
Características e habilidades ideais (perfil):
– Ser atencioso e cuidadoso com os itens comprados pelo cliente.
– Ter bom conhecimento de matemática.
– Saber os procedimentos existentes para reconhecer notas, moedas, cartões e cheques falsos.
– Saber as condições de pagamento oferecidas pela loja.
– Conhecer técnicas de atendimento aos clientes.
– Ter disposição para trabalhar em equipe.
Conclusão:
Descrição de um cargo é a listagem das tarefas, registradas de forma organizada.
Ao final deste módulo podemos concluir que a descrição de cargo favorece as relações entre os membros da equipe de trabalho; o conhecimento das atribuições e responsabilidades; as relações entre empregados e o empregador; o recrutamento e seleção de pessoas de forma adequada.
Assim, diante de um cargo descrito, é possível realizar as etapas de recrutamento e seleção com maior segurança.
Veja no nosso próximo módulo.
AUTORIA
Versão Original – Elimara Clélia Rufino