Artigos

Recrutamento E Seleção De Pessoas – Módulo 3

Neste Conteúdo, você desenvolverá as seguintes competências:

– Compreender o processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas para formar uma equipe com perfil adequado ao seu negócio.

– Identificar os meios mais adequados para Recrutamento e Seleção de sua equipe de trabalho.

Nova call to action

– Conscientizar-se da importância de realizar um processo de recrutamento e seleção de forma a atrair pessoas potencialmente qualificadas para a sua equipe.

– Desenvolver um processo eficaz de escolha de um profissional para sua empresa por meio de uma entrevista estruturada.

Módulo 3 – Importância do Recrutamento e Seleção de Pessoas

Com a necessidade da contratação de um profissional para determinada função, inicia-se a fase de recrutamento, que pode ser considerada uma das mais simples na Gestão de Pessoas.

Recrutar é atrair pessoas com as competências desejadas para o desempenho da função.

É possível realizar o recrutamento de pessoas de duas formas básicas:

• Recrutamento Interno: buscar no atual quadro de colaboradores alguém para a função necessária no momento.

• Recrutamento Externo: buscar profissionais no mercado de trabalho por meio de anúncios em jornais ou rádio, agências de empregos, solicitações em escolas técnicas e profissionalizantes.

DICA:

Valorize sua equipe pelo recrutamento interno e solicite indicações. Use o boca-a-boca.

Você deve estar se perguntando se é mais vantajoso realizar o Recrutamento Interno ou Externo. Então, aproveitamos para apresentar os pontos críticos de ambos os tipos de recrutamento:

Vantagens de utilizar o Recrutamento Interno:

– Aproveitar e valorizar os talentos da equipe.

– Motivar os colaboradores.

– Incentivar a permanência do profissional na empresa.

– Menor custo e tempo necessários para recrutar e selecionar.

– Menor necessidade de treinamento quanto ao ambiente e normas da loja.

E quais os pontos críticos?

– Pode bloquear a entrada de novas ideias e a renovação da cultura de trabalho dentro da loja.

– Pode gerar conflitos de interesse e competição negativa,

– É limitante, conforme a organização hierárquica estabelecida: chega um momento em que o colaborador não tem mais como mudar de função.

Vantagens de utilizar o Recrutamento Externo:

– Oportunidade de trazer novas ideias, “sangue novo”, enriquecendo a equipe.

E quais os pontos críticos?

– Maior custo e tempo necessários para recrutar e selecionar.

– Pode afetar a motivação e produtividade da equipe, se for adotado frequentemente sem a combinação com o Recrutamento Interno.

É possível, ainda, combinar as duas formas de recrutamento, ou seja, selecionar entre os colaboradores atuais e outros profissionais do mercado, o que é chamado Recrutamento Misto.

Listaremos a seguir alguns meios adequados para o recrutamento:

– jornal,

– rádio,

– Sistema Nacional de Emprego (SINE),

– agência de emprego,

– anúncio no local

– intercâmbio com colegas

A contratação de um profissional deve seguir os seguintes passos do Planejamento de Recrutamento e Seleção:

1-necessidade de contratação,

2-recrutamento,

3-avaliação das fichas de cadastro ou curriculum,

4-entrevistas de seleção,

5-exames admissionais e registro do colaborador,

6-período de experiência e

7-avaliação do desempenho e contratação efetiva

Ao finalizarmos esse Módulo, já podemos constatar a importância de planejar o Recrutamento e Seleção de Pessoas para, então, realizar a contratação de colaboradores.

Veja no nosso próximo módulo.

AUTORIA

Versão Original – Elimara Clélia Rufino

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of