logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Recrutamento especializado em TI: como encontrar os melhores profissionais

Sumário

Recrutamento especializado em TI: como encontrar os melhores profissionais

Veja como contratar os maiores talentos da área de Tecnologia da Informação!

Como os desenvolvedores e programadores são pessoas técnicas, o conhecimento generalista já aplicado no recrutamento e seleção de outros perfis analistas não será suficiente. 

Como pessoa recrutadora, você irá se deparar com siglas nunca antes vistas na hora de montar o job description da vaga, como C#, DDD ou SQL. É importante ter uma noção do que os termos significam e como encontrar peritos nestas e outras tecnologias. 

Além disso, há outros desafios nessa jornada, como, por exemplo, testar o conhecimento dos candidatos. Porém, é possível transpor as barreiras iniciais e encontrar profissionais bastante talentosos para a sua empresa.  

Nesse artigo, os tópicos que serão abordados serão:

  • O que é um especialista em TI?
  • O que é recrutamento especializado em TI? 
  • Onde encontrar talentos com a ajuda do recrutamento especializado em TI? 

O que é um especialista em TI? 

Um especialista em TI, ou Tecnologia da Informação, é um profissional altamente capacitado e especializado no campo da computação e sistemas de informação.

Com um profundo conhecimento das mais recentes tecnologias, infraestruturas de rede e sistemas de software, o especialista em TI desempenha um papel essencial no planejamento, implementação e manutenção de soluções tecnológicas para organizações e empresas.

Seu conjunto de habilidades abrange desde a administração de bancos de dados e segurança cibernética até o desenvolvimento de aplicativos e suporte técnico.

Além disso, o especialista em TI é constantemente desafiado a se manter atualizado com as inovações tecnológicas em um setor em constante evolução, garantindo que a empresa possa aproveitar ao máximo o potencial das novas tecnologias para alcançar seus objetivos e impulsionar o crescimento.

O que é recrutamento especializado em TI? 

Pode parecer óbvio, mas o entendimento do que é recrutamento especializado em TI pode ser dividido em dois momentos. 

O primeiro é da empresa ou profissional liberal que são especialistas em recrutamento de profissionais de tecnologia. Estamos falando de plataformas especializadas ou headhunters treinados para mirar nos melhores desenvolvedores. 

O segundo é de psicólogos, ex-desenvolvedores e analistas em Gestão de Pessoas que estudam e se especializam na contratação de equipes de TI. Os tech recruiters fazem parte do recrutamento especializado em TI dentro dos RHs. Eles dão suporte às lideranças técnicas e fazem toda a parte burocrática do processo seletivo

Onde encontrar talentos com a ajuda do recrutamento especializado em TI? 

onde recrutar profissionais de TI

Mas onde estão os profissionais de tecnologia habilidosos? Segundo a pesquisa mundial da Stack Overflow, edição de 2023, 69,28% dos desenvolvedores estão empregados. Como a área tech está aquecida, é mais difícil preencher as vagas com os talentos desejados. Por isso, as empresas concedem benefícios e salários mais atrativos para tentar chamar a atenção de candidatos mais alinhados às expectativas do setor. 

Ir direto ao ponto é fundamental na hora de fechar uma vaga. Isso inclui divulgar a oportunidade em lugares certos, contratar plataformas especializadas, ter uma rede de contatos própria e estar atento às oscilações e tendências deste mercado. 

Portanto, saiba agora as inúmeras possibilidades que existem ao procurar profissionais tech ao fazer recrutamento especializado em TI.

  • LinkedIn;
  • Edtechs e programas de estágio;
  • Programas de indicação;
  • Blogs Técnicos;
  • Portal de Vagas Sólides;
  • Eventos de TI;
  • Hackathons;
  • Comunidades;
  • Plataformas de freelancers.

 Agora, explicaremos de forma aprofundada sobre cada uma delas:

1. LinkedIn 

É o primeiro da lista, com 63 milhões de usuários no Brasil. O LinkedIn é a rede social profissional mais utilizada. Entretanto, é preciso ficar atento a um detalhe. Como muitos desenvolvedores de nível pleno e sênior são abordados por tech recruiters nesta rede, uma grande parte dos profissionais está deixando-a para investir mais energia nas comunidades tech. Mas, tech recruiter não desiste nunca, não é mesmo? Para buscar talentos no LinkedIn, use o campo de buscas da plataforma com palavras-chave da carreira, nome completo dos talentos (se souber), faça networking nas comunidades e mande mensagens personalizadas para possíveis interessados. 

2. Edtechs e programas de estágio 

Com o crescimento do interesse na profissão de desenvolvedor, surgiram muitas edtechs no mercado brasileiro. Essas escolas de tecnologia que ensinam as principais estruturas para programação têm alunos iniciantes que podem surpreender em seu processo seletivo. Faça networking com as escolas, promova ações em conjunto e entre em contato com os novatos para futuros processos seletivos.

3. Programas de indicação 

Antes de iniciar seu processo seletivo para encontrar novos talentos, peça indicação aos desenvolvedores e profissionais de tecnologia da sua empresa. Haverá quem queira contribuir com o RH fornecendo os contatos, mas também quem não se engaje na proposta. Portanto, a dica é criar um programa de indicações, com brindes ou taxa de sucesso para os desenvolvedores que fornecerem dicas úteis que virem contratações. 

4. Blogs técnicos 

Também é interessante ficar de olho nos blogs técnicos, pois há profissionais que mantêm blogs pessoais atualizados dentro da sua área de atuação. Se eles não se interessarem pelas suas vagas, com certeza terão indicações valiosas. Você pode procurar essas referências dentro das comunidades tech, do Discord, do GitHub ou até mesmo nos eventos, como lives e webinários. 

5. Portal de vagas Sólides 

Portal de vagas é uma plataforma de hospedagem de código-fonte com mais de três milhões de usuários no Brasil. Se você ainda não está cadastrado, é bom fazer o seu perfil gratuito o quanto antes. Utilize a barra de busca pela carreira desejada e entre em contato.  

Saiba mais:

6. Eventos de TI 

dicas de recrutamento de TI

Que tal fazer uma planilha com os principais eventos de TI voltados ao público desenvolvedor? Você pode participar dos mais estratégicos e aumentar sua rede de contatos. Além disso, sua empresa pode patrocinar alguns encontros conforme o orçamento disponível. 

7. Hackathons

Hackathons também são eventos presenciais que podem ser muito úteis no seu recrutamento especializado em TI. Os eventos duram de dois a três dias e concentram participantes de diversas áreas. Você não irá fechar uma vaga participando do evento, mas com certeza aumentará a divulgação da sua empresa e o seu banco de talentos. 

8. Comunidades

Você pode estar presente nas comunidades tech do LinkedIn, Telegram, Facebook, WhatsApp, mas não necessariamente para divulgar suas vagas e sim para gerar conteúdo de valor para os profissionais participantes. Que tal criar um e-book simples com o uso da Inteligência Artificial com dicas de áreas de atuação e como se sair bem nas entrevistas de emprego? Lembre-se de criar conexão com este público e criar caminho para a divulgação das suas oportunidades.

9. Plataformas de freelancers 

Se o seu objetivo é contratar freelancers, há muitas plataformas no mercado, como Workana99FreelasToptal e até mesmo o LinkedIn. Cadastre-se como empresa e anuncie suas vagas. Mas lembre-se de avaliar os candidatos com testes práticos, pois independentemente de ser um trabalho temporário é importante se certificar que o profissional fará uma boa entrega. 

10. Plataformas especializadas 

Você pode contratar desenvolvedores mais rápido e mais alinhados às vagas da sua empresa por meio de plataformas especializadas. Para isso, basta fazer uma busca na internet e comparar os serviços de acordo com os valores dos planos. É fundamental que, além de oferecer suporte no recrutamento, a plataforma escolhida possibilite a testagem do profissional, visto que o recrutamento TI exige a validação técnica. Do contrário, você poderá contratar um profissional que não atenderá às expectativas. 

Coodesh oferece recursos para recrutamento e seleção, testes de hard e soft skills e diagnósticos de skills para programas de desenvolvimento. Além disso, há plataformas como FilteredTests4GeeksSphere Engine, entre outras.

Como garantir o melhor recrutamento TI?

recrutamento de profissionais de TI

De fato, realizar o melhor recrutamento TI envolve uma abordagem estratégica e abrangente. Aliás, para isso, alguns passos são importantes, como:

  • Compreensão das necessidades: antes de iniciar o processo de recrutamento, é crucial ter uma compreensão clara das necessidades específicas da equipe de TI. Isso inclui habilidades técnicas, conhecimentos específicos e qualidades interpessoais necessárias para o ambiente de trabalho;
  • Canais de recrutamento diversificados: utilize uma variedade de canais para alcançar candidatos de TI qualificados. Isso pode incluir plataformas online especializadas, redes sociais, eventos de tecnologia e parcerias com instituições educacionais;
  • Descrições de Cargo Claras e Atraentes: crie descrições de cargo detalhadas, destacando os desafios interessantes que os profissionais de TI enfrentarão na função. Certifique-se de incluir informações sobre a cultura da empresa e oportunidades de crescimento;
  • Avaliação técnica efetiva: desenvolva métodos de avaliação técnica que se alinhem às habilidades necessárias para a posição. Isso pode incluir testes práticos, entrevistas técnicas e avaliações de projetos;
  • Avaliação de habilidades sociais: além das habilidades técnicas, avalie as habilidades interpessoais e a capacidade de trabalho em equipe. A comunicação eficaz é fundamental em ambientes de TI colaborativos;
  • Valorização da diversidade: promova uma cultura de diversidade e inclusão desde o início do processo de recrutamento. Equipes diversas tendem a ser mais inovadoras e eficazes.

De fato, ao adotar uma abordagem holística que equilibra as habilidades técnicas com as habilidades interpessoais e valores culturais, as empresas têm mais chances de atrair, recrutar e reter profissionais de TI talentosos e alinhados com seus objetivos organizacionais.

Aprenda mais. Inscreva-se agora em nosso curso gratuito Tech Recruiter: recrutamento para TI e veja como contratar os melhores talentos da área!

Conclusão 

Em resumo, contratar desenvolvedor, programador e demais profissionais de tecnologia demanda estratégias de divulgação assertivas das vagas e hunting ativo. Se a empresa tem Talent Sourcer e Talent Acquisition na equipe, fica mais fácil encontrar os talentos, mas se a estrutura é mais enxuta é necessário que o recrutador expanda sua atuação. 

Dessa forma, nesse contexto, é muito importante contar com a parceria de plataformas especializadas em recrutamento TI. Para saber mais, leia também o conteúdo sobre marketplace de recrutamento tech

Gostou do nosso conteúdo sobre recrutamento TI? Então, continue de olho em nosso portal e confira outros textos como este!

Cofundador e CEO na Coodesh.
Assine a nossa Newsletter