Artigos

Recrutamento On-line

O recrutamento on-line tem sido umas das ferramentas mais usadas e de grande importância para a área de RH. Esse serviço tem se expandido muito ajudando as empresas a manterem um crescimento constante em seus bancos de dados de currículos.
Algumas empresas que prestam esse serviço podem cobrar uma mensalidade do candidato para poder gerenciar seus currículos, já outras não cobram pelo serviço que prestam ao candidato, mas sim, cobram uma mensalidade da empresa que solicita esse serviço de gerenciamento.
Os candidatos também encontram nesses sites algumas dicas de como se sair bem em uma entrevista, como se comportar, verificar como está o mercado de trabalho e como montar um bom currículo.
Esse tipo de recrutamento possibilita ao candidato que ele procure vagas de acordo com seu perfil, sem precisar fazer grandes esforços, basta escolher a vaga que mais combina com seu perfil, enviar um currrículo vitae e aguardar o resultado.
Uma vantagem do recrutamento on-line, é que ele abre muitas portas para candidatos que nem sempre moram na mesma cidade ou no mesmo estado onde a empresa se localiza, e uma desvantagem é que dependendo da localização da empresa, o candidato deverá se locomover até ela, fazendo com ele arque com as despesas. Mas vale lembrar que algumas empresas proporcionam aos candidatos o pagamento dessas despesas, normalmente para as vagas em programas de trainee.
A vantagem desse recrutamento para as empresas, é que elas além de manter o banco de dados de currículos sempre atualizado, também não precisam se preocupar em gerenciar todo o processo, já que pagam para uma empresa terceirizada fazer esse serviço. Elas podem também ter a possibilidade de conseguir ótimos candidatos de diversos lugares e culturas diferentes. Uma desvantagem é que esse processo pode ser um pouco mais demorado.
O que é válido nesse tipo de recrutamento, é que empresas e candidatos acabam se aproximando. Esse serviço é muito comum nos dias de hoje, mas há também o próprio banco de oportunidades que ficam disponíveis nos sites das empresas, no caso as empresas que não contratam serviço terceirizado, mas sim, preferem que o próprio RH da empresa cuide desse processo.
Costumam ser divulgadas em seus sites todo tipo de vagas, desde a operacional, passando por estágios, trainees e cargos gerenciais. Essa sem dúvida é uma ferramenta que acrescenta muito a área de RH. É o RH inovando e usando a tecnologia a seu favor.
Vale à pena ficar de olho nessas vagas e manter um acompanhamento contínuo, uma grande oportunidade pode estar diante de seus olhos, bem aí na telinha do seu computador.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jorge Cunha Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jorge Cunha
Visitante
Jorge Cunha

Excelentes as dicas, vou compartilhei com os meus amigos.

Quero montar o meu currículo online para cadastrar nos sites de empregos…. depois que eu li a matéria no blog Como Fazer Currículo http://comofazerumcurriculo.net.br/curriculo-online/ estou organizando minhas informações para montar meu currículo online.

Até para o cadastro online é preciso seguir um passo a passo para o currículo ficar melhor posicionado no banco de dado da empresa ou agência de emprego 🙂