Artigos

Quanto tempo seu RH leva para recrutar desenvolvedores?

recrutar desenvolvedores

Recrutar desenvolvedores para a sua startup pode ser algo demorado. Afinal, há carência de mão de obra na área, especialmente em algumas senioridades e tecnologias específicas. No entanto, o tempo que se leva para encontrar a pessoa ideal para a vaga pode ser reduzido com algumas boas práticas. Confira neste conteúdo reflexões sobre este tema que poderão te auxiliar no dia a dia. 

O mercado tech está em crescimento no Brasil. Para se ter uma ideia, o país passou da 10.ª para a 9.ª posição no ranking mundial de TI (Tecnologia da Informação) de 2019 para 2020, segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software). 

Nova call to action

Entretanto, essa tendência de crescimento é acompanhada por um déficit de programadores. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que o mercado vai precisar de 70 mil novos desenvolvedores por ano até 2024. 

É neste cenário de escassez que a sua startup precisa preencher as vagas da equipe de desenvolvimento e, ainda, dentro de um prazo adequado, que não comprometa os projetos dos seus clientes.

Processos seletivos são mais lentos no Brasil 

Uma pesquisa do Glassdoor, site de empregos e recrutamento, identificou que o Brasil tem um dos processos seletivos mais lentos. O dado se refere a todas as categorias profissionais, não apenas de desenvolvedores. 

Um processo seletivo no Brasil leva, em média, 39,6 dias. Na França e na Suíça, a média é semelhante. Nos Estados Unidos, em contrapartida, leva-se aproximadamente 23,8 dias para finalizar um processo de recrutamento e seleção. 

Mas, afinal, o tempo é um quesito importante na contratação de talentos? Por um lado, sim, pois a empresa corre o risco de perder produtividade com a lentidão dos processos. Porém, obviamente, que não se pode perder de vista a qualidade em cada etapa do processo, com análise do currículo, entrevista, teste técnico e comportamental. 

Prazo ideal para preencher uma vaga tech 

Diante disso, podemos pensar se existe ou não um prazo ideal para preencher uma vaga tech. Ele pode levar de duas a três semanas, contudo, é bom frisar que o processo seletivo vai depender da característica da vaga. Posições de liderança, por exemplo, podem consumir mais tempo do tech recruiter ou empresário responsável por recrutar desenvolvedores. 

É claro que o desejado por todo time de RH é encontrar o candidato perfeito em curto espaço de tempo. Entretanto, entre a expectativa e a realidade pode haver um lapso que será sanado apenas com medidas mais estratégicas e a adoção de boas práticas no recrutamento tech. 

Entendendo as fases do processo seletivo para programadores 

A vaga para desenvolvedor é aberta quando a startup recebe um aporte financeiro e está em expansão, quando um antigo funcionário saiu da empresa, quando um novo setor está sendo criado ou ainda quando a empresa está em sua fase inicial. 

Dessa maneira, surge a necessidade de recrutar desenvolvedores. Esse fluxo varia conforme a empresa, mas normalmente ocorre da seguinte forma: 

  • geração da vaga: o líder formaliza a vaga ao RH; 
  • definição do tipo de recrutamento: a equipe discute qual é o melhor modelo de recrutamento, se interno, externo ou misto; 
  • criação do job description: descreve as tarefas, stacks desejadas, diferenciais das pessoas candidatas, formato de contratação, salário, horário de trabalho etc; 
  • divulgação da vaga: a oportunidade começa a ser divulgada nos canais aderentes, como plataformas especializadas, site corporativo, redes sociais, canais do Slack, entre outros; 
  • gestão das candidaturas: começa a seleção dos currículos e, neste momento, softwares de automatização são muito importantes para dar mais agilidade ao processo; 
  • perfil comportamental: hoje em dia, as soft skills (habilidades comportamentais) são muito valorizadas na composição de equipes. Nesse sentido, identificar o perfil da pessoa candidata através do perfil comportamental pode fazer a diferença no sucesso da contratação; 
  • teste técnico: as tech challenges são recomendadas para validar os talentos da pessoa desenvolvedora, ou seja, tudo aquilo que ela expressou no currículo e na entrevista pode ser comprovado dentro das necessidades da sua empresa. 

É bom ressaltar que o candidato ou candidata merece receber feedback entre uma etapa e outra. Isso contribui para uma percepção positiva da empresa, principalmente quando se trabalha o employer branding. 

Também não podemos nos esquecer que muitos fatores interferem no prazo dedicado a todas essas etapas. A pressão dos diretores, a falta de mão de obra qualificada, o grau de complexidade da função, o valor da remuneração, entre outros aspectos. 

8 dicas para otimizar o tempo e encontrar bons candidatos 

Em meio a tantos desafios, o tech recruiter precisa mais do que sorte para encontrar bons candidatos e candidatas ao recrutar desenvolvedores. Confira, portanto, 8 dicas para aprimorar o seu processo de recrutamento e seleção de developers. 

  1. Conte com uma boa tecnologia de recrutamento e seleção, com o auxílio de programas com inteligência artificial. 
  2. Mantenha uma comunicação clara e objetiva em todas as etapas do processo, seja com o seu gestor seja com a pessoa candidata. 
  3. Estabeleça metas que possibilitem entregas mais rápidas, como por exemplo, dar feedback ao DEV candidato em até 24h após o primeiro procedimento.
  4. Dê preferência para o recrutamento remoto, pois assim você consegue administrar melhor o tempo. 
  5. Considere contratar uma empresa de recrutamento tech para selecionar os melhores candidatos das stacks desejadas e recebê-los já validados para a contratação. 
  6. Estude as falhas do processo e busque corrigi-los na próxima etapa. 
  7. Envie feedback aos candidatos reprovados.
  8. Tente fazer um banco de talentos e remanejar as pessoas para outras possíveis vagas futuras. 

Conclusão 

Em síntese, é possível recrutar desenvolvedores com assertividade, qualidade, indo além do currículo e dentro de um tempo satisfatório. 

Afinal, reduzir o tempo de contratação pode reverter em mais produtividade para a sua empresa. Segundo uma pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers) os custos do RH giram em torno de 28% das despesas operacionais de uma empresa. Por essa razão, a contratação de um novo colaborador deve ser bem embasada.

Texto realizado por Coodesh.

gestão de talentos

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments