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5 formas de reduzir o tempo de contratação

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Recrutar os candidatos certos dentro do prazo é um dos principais desafios do departamento de RH. Muitas vezes, o processo de contratação se torna lento e burocrático, o que compromete a agenda dos profissionais e acaba sobrecarregando o setor.

Mas você sabia que é possível tornar o R&S muito mais ágil e dinâmico com apenas algumas mudanças? 

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Neste post, listamos 5 dicas importantes para otimizar os processos seletivos e explicamos como uma ferramenta de automação pode fazer toda a diferença. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

Por que o tempo de contratação é importante? 

O RH é um setor com alta demanda de atividades demoradas e que exigem muita concentração e dedicação. Por conta disso, os profissionais da área precisam saber gerenciar seu tempo da melhor forma, para não ficarem sobrecarregados. 

Além disso, o processo de recrutamento e seleção é uma das principais funções do departamento e é responsável por grande parte do tempo gasto pelos profissionais. Em resposta a esse cenário, as tecnologias mais recentes têm como principal objetivo otimizar tarefas e garantir um recrutamento e seleção mais dinâmico e assertivo. 

Esse tipo de otimização traz diversas vantagens para o departamento, conforme veremos a seguir. 

Melhora a experiência do candidato

Processos seletivos longos ou com uma grande quantidade de etapas acabam sendo bastante exaustivos, tanto para os recrutadores quanto para os candidatos. No caso das etapas presenciais, a situação é ainda pior, uma vez que os profissionais precisam se deslocar até a empresa, gastando tempo e recursos financeiros.

Dessa forma, processos mais ágeis e com etapas online se tornam muito mais agradáveis e dinâmicos para quem participa, garantindo que bons candidatos não desistam no meio do processo e fortalecendo o employer branding

Diminui custos

Diminuir o tempo de contratação também é uma forma de reduzir custos e gastos desnecessários. Imagine que você esteja com uma posição em aberto e precise remanejar colaboradores para cobri-la, por exemplo, pagando horas extras. Nesse caso, quanto mais tempo demorar o processo de seleção, mais horas extras serão necessárias.

Além disso, recrutamentos longos e com diversas etapas demandam gastos excessivos com salas de reuniões, testes e horas de trabalho dos recrutadores.

Traz mais eficiência e produtividade ao RH

Com contratações mais rápidas e efetivas, os profissionais de RH não precisam ficar tanto tempo resolvendo questões de recrutamento e seleção, assim, podem se dedicar a outras tarefas importantes para uma gestão de pessoas estratégica.

Ademais, ao utilizar uma solução tecnológica para otimizar as contratações, é possível, ainda, torná-las muito mais eficientes e produtivas, encontrando os candidatos certos e que tenham perfil alinhado com a empresa.

Como reduzir o tempo de contratação da sua empresa?

Afinal, quais estratégias podem ser utilizadas para diminuir o tempo dos processos seletivos e garantir mais eficiência, desafogando os profissionais de RH? A seguir, listamos 5 dicas práticas para você implementar na sua empresa.

1. Encontre os gargalos do processo

O primeiro passo para otimizar as rotinas do recrutamento e seleção é analisar os processos anteriores para entender quais são os gargalos. Nesse momento, vale a pena questionar, por exemplo:

  • quais fases são mais lentas e geram mais atrasos?
  • quais vagas são mais difíceis de preencher dentro do prazo e por quê?
  • quais processos podem ser otimizados de forma prática?

Com base nos pontos identificados, é possível traçar metas e buscar ferramentas que ajudem a acelerar as etapas mais demoradas, tornando todo o processo mais otimizado. 

2. Trace um perfil de candidato ideal

Entender claramente qual o perfil que você precisa para preencher a vaga é fundamental para acelerar as etapas e filtrar os profissionais da melhor forma, tornando não só o processo mais rápido, mas também mais eficiente.

Para isso, é preciso entender quais habilidades técnicas o candidato precisa ter e qual o perfil comportamental desejado. Nesse caso, avaliar as soft skills é uma parte importante do recrutamento, assim, se o RH já tiver um perfil ideal definido, é possível filtrar os profissionais logo no início do processo, evitando passar por várias etapas com alguém que não está alinhado com a empresa e o time.

3. Recicle recrutamentos anteriores e tenha um banco de dados

É muito provável que nos últimos processos seletivos da empresa você tenha se deparado com excelentes candidatos que, no final, não foram escolhidos. Então, por que não aproveitar esses talentos para novas oportunidades que precisam dos mesmos requisitos?

Nessa hora, manter um banco de dados com os currículos cadastrados de acordo com suas competências é uma boa forma de otimizar o tempo do RH e tornar os processos de contratação mais rápidos. Isso porque, você já terá boa parte das informações que precisa sobre aquele profissional, eliminando etapas.

No entanto, para que a estratégia dê certo, é importante manter os candidatos engajados. Sendo assim, o RH deve sempre fornecer feedbacks após a realização dos processos seletivos.

4. Construa um perfil de vaga atraente

Construir uma boa descrição de vaga também é uma forma de otimizar o processo, atingindo exatamente as pessoas que você deseja. Assim, é interessante elaborar um bom descritivo, informando as atividades e responsabilidades do futuro contratado, quais requisitos são obrigatórios e quais são desejáveis.

Ainda, informar os benefícios oferecidos também é uma boa estratégia para atrair a atenção dos candidatos e tornar sua vaga mais interessante. Por fim, lembre-se de falar um pouco sobre a empresa e vincular os valores da organização.

Com uma descrição de vagas bem elaborada, o RH consegue filtrar os candidatos e tornar a triagem de currículos mais eficiente, ganhando tempo para as próximas etapas.

5. Seja criterioso antes de partir para as entrevistas com o gestor

Uma das etapas mais importantes e que demanda mais tempo no recrutamento são as entrevistas com os gestores. Dessa forma, a dica é que você encaminhe para essa fase, apenas aqueles candidatos que realmente estejam alinhados para a contratação.

Assim, antes da entrevista, o RH deve analisar todos os pontos do candidato, como histórico profissional, realizações, conquistas, perfil comportamental, fit cultural, pretensão salarial e resultados de testes técnicos.

Essa rigorosidade dará mais assertividade nas escolhas, poupando o tempo dos gestores e investindo apenas nos candidatos que realmente compartilham do perfil desejado.

Como um software de gestão ajuda a diminuir o tempo de contratação?

Os softwares de gestão são excelentes ferramentas para reduzir o tempo na contratação de colaboradores. Uma vez que permitem que o RH saia do papel e utilize a tecnologia para otimizar as etapas do processo seletivo, tornando-o mais rápido e produtivo.

Com a ferramenta de Recrutamento e Seleção da Sólides, o RH pode automatizar, desde a triagem de currículos até o processo de contratação, encontrando profissionais que tenham as habilidades técnicas e comportamentais necessárias e que compartilhem dos mesmos valores da empresa.

Investindo na solução, o time de Recursos Humanos consegue realizar uma melhor gestão de tempo, acelerando etapas iniciais e reservando mais tempo para entrevistas personalizadas e treinamentos no processo de onboarding.

Além disso, é possível cortar gastos desnecessários, uma vez que as contratações serão muito mais alinhadas, reduzindo o turnover de profissionais recém-admitidos. Quer entender melhor como funciona a ferramenta e quais atividades ela pode otimizar? Confira a seguir.

Captação e armazenamento

A plataforma Sólides automatiza o processo de captação de currículos e armazena os resultados na nuvem, o que agiliza o processo e traz mais segurança para os dados.

Ao se disponibilizar para uma vaga, o candidato faz seu cadastro e realiza uma avaliação de perfil comportamental online. Além de mais prático, esse processo garante a padronização dos currículos e evita duplicidades, tornando a triagem muito mais eficiente.

Análise de perfil comportamental

Um dos principais diferenciais da plataforma Sólides é a ferramenta Profiler, que realiza um mapeamento comportamental completo do candidato, oferecendo ao recrutador mais de 50 informações sobre o perfil do profissional, com características, habilidades e pontos de melhoria.

Dessa forma, o recrutador pode identificar quais candidatos estão no perfil ideal para cada vaga, filtrando os profissionais e otimizando a triagem.

Personalização do processo seletivo

A plataforma também permite que o gestor personalize a vaga, definindo as hard e soft skills necessárias, além de configurar filtros e testes personalizados.

Dessa forma, toda a triagem de currículos deixa de ser manual e passa a ser feita de maneira automatizada, possibilitando que o RH foque seu tempo em ações mais estratégicas para o sucesso do processo seletivo.

Automatização de análise

A análise do processo também pode ser feita de forma automatizada com o software da Sólides. Assim, o recrutador pode criar provas técnicas, definir notas de corte e estabelecer perguntas com caráter eliminatório.

Esse tipo de filtro ajuda a agilizar o processo, pois entrega ao recrutador apenas aqueles candidatos que estão 100% alinhados ao que a empresa necessita.

Como vimos, o processo de contratação é de extrema importância para a empresa, contudo, ele pode ser bastante lento, comprometendo o tempo e sobrecarregando o time de RH. Para otimizar o recrutamento e seleção, a dica é apostar em uma ferramenta específica, como a oferecida pela Sólides, que automatiza as etapas e traz dados importantes para o processo seletivo.

Agora que você já conhece essa funcionalidade, agende uma demonstração com a Sólides e descubra outras rotinas de RH que podem ser otimizadas com a tecnologia.

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