Artigos

Relações humanas no trabalho: qual a importância e como colocar em prática

Manter um bom clima organizacional nas empresas pode ser um desafio constante para os profissionais de recursos humanos. São diversas pessoas, cada uma com uma trajetória de vida, um comportamento diferente e passando um bom tempo dos seus dias juntas.

Por isso, é sempre importante prezar pelas relações humanas no trabalho, pois assim se mantém o respeito e a empatia pelo próximo e, consequentemente, uma boa convivência no ambiente organizacional.

No artigo de hoje, vamos te mostrar a importância das relações humanas no trabalho e o que fazer para manter uma boa convivência entre os colaboradores. Não deixe de ler!

Relações humanas no trabalho: qual a importância?

Em qualquer organização, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, existem várias pessoas trabalhando juntas. Pessoas que por mais que se deem bem são diferentes, têm histórias de vida, experiências e comportamentos diferentes. E isso pode dar margem para uma relação conturbada e diminuição da produtividade e resultados da empresa.

É assim que as relações humanas no trabalho se fazem tão importantes. Elas vão além de hierarquias e processos, são colegas, gestores, diretores que passam muito tempo juntos e precisam ter uma boa convivência.

Dessa forma, o setor de recursos humanos tem que estar sempre atento a essas relações, pois elas interferem diretamente no grau de motivação e engajamento dos profissionais, no clima organizacional e na produtividade da empresa.

Como manter as relações humanas no trabalho?

A gestão de pessoas pode desenvolver ações e estratégias para manter a boa convivência entre os colaboradores. Veja abaixo as dicas que separamos para vocês:

Promova a Inteligência Emocional

Essa é uma prática muito válida e que tem o potencial de ajudar nas relações humanas no trabalho. Inteligência emocional é a capacidade de identificar as nossas próprias emoções e as do outro, conseguindo lidar e gerir bem todas elas. Dessa forma, a pessoa consegue lidar melhor com os seus próprios sentimentos, comportamentos e personalidade e, consequentemente, com os dos próximo.

Por isso, é importante promover a inteligência emocional no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito através de dinâmicas, feedbacks, mapeamento comportamental e, se possível, até oferecendo consultas com psicólogos.

Dê feedback

Promover feedbacks na empresa é muito importante, principalmente o de 360° onde todos têm a oportunidade de se expressar e de receber o retorno quanto ao seu trabalho, além de fazer sua própria avaliação. Com eles, é possível entender a percepção que cada um tem do outro e sobre si mesmo e como melhorar as questões pendentes. Isso é válido para todos os colaboradores, desde estagiários até os diretores.

Pense em um determinado período para realizar os feedbacks, eles devem ter uma constância. Não adianta dar um feedback logo nos primeiros meses de empresa do colaborador e depois só quando ele sair, assim ele não conseguirá saber o que precisa ser melhorado.

Aplique pesquisa de clima organizacional

Aplicar pesquisas de clima é muito importante para conseguir manter as relações humanas no trabalho. Elas são uma forma de identificar problemas no ambiente de trabalho e o que pode ser feito para resolvê-los.

A vantagem da pesquisa é que, como normalmente os colaboradores não são identificados, eles se sentem mais à vontade na hora de responder o que realmente pensam e sentem em relação ao trabalho e aos seus colegas. Elas também precisam ter uma periodicidade para serem aplicadas, pois só assim será possível perceber melhorias.

Desenvolva a Gestão Comportamental

Promover a Gestão Comportamental também irá ajudar nas relações humanas no trabalho, com ela é possível mapear o comportamento dos colaboradores, realizando assim uma gestão mais estratégica e humanizada. Conseguindo entender o outro de forma mais profunda, empática e criando relações mais sólidas e baseadas no respeito.

Além disso, esse tipo de gestão traz benefícios para a produtividade e resultados da empresa! Sabendo como o colaborador se sente motivado e qual a sua forma de trabalhar é mais fácil de criar um ambiente favorável a isso.

Invista em eventos

Para manter as relações humanas no trabalho saudáveis é importante também investir em eventos como festas, happy hours, celebrar datas comemorativas que sejam importantes para a organização, entre outros que sejam válidos.

Isso faz com que os colaboradores convivam não só no dia a dia de trabalho, que às vezes pode ser muito cansativo e gerar relações estressantes, mas também em ocasiões prazerosas e que não envolvem problemas, tendo a possibilidade de conhecer o colega de trabalho de uma outra forma.

É muito importante prezar pelas relações humanas no trabalho. Por isso, não deixe de colocar essas dicas em prática e manter um bom ambiente na sua empresa, gerando motivação, engajamento e melhores resultados! Quer entender melhor sobre como promover qualidade de vida no trabalho para os seus colaboradores? Clique aqui e acesse!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of