Artigos

Repensando as opções de carreira entre os jovens: capitalizando desafios e oportunidades

Mudança revolucionária

Não podemos fazer uma escolha de carreira sábia com base principalmente no cargo. Muitos dos empregos que existem hoje serão transformados com a chegada de novas indústrias ou mesmo com o desaparecimento das atuais (Selingo, 2016). Além disso, existem milhares de empregos e provavelmente seria impossível conhecer todos eles. A maioria dos adolescentes conhece apenas um número limitado. Por outro lado, despertar o interesse necessário em um adolescente para estudar mais profundamente suas vastas opções de trabalho a fim de encontrar melhor o emprego ideal seria uma tarefa difícil. Ficar atento a todas essas denominações em constante mudança em nosso mundo em constante mudança não vale mais o esforço, porque muitos empregos correm o risco de ser perdidos em favor da inteligência artificial ou de outras novas tecnologias (World Economic Forum, 2016). Dadas todas essas restrições, uma nova abordagem que coloque menos ênfase no título do trabalho é necessária.

O Método do Desafio

Com essa nova abordagem, estamos nos afastando do processo tradicional de escolha de carreira com foco em empregos e seus nomes (Michel, 2016). O Método Desafio ajuda os jovens a ver mais longe: para os desafios, problemas e possibilidades que existem na sociedade e, mais particularmente, no mundo do trabalho. Empregos e carreiras estão sujeitos a mudanças, mas sempre haverá desafios. Na verdade, novos desafios surgirão à medida que alguns problemas evoluem ou persistem. Entre os principais desafios que continuaremos enfrentando estão a reformulação do sistema de saúde, a coleta e uso de dados massivos e a melhor gestão dos resíduos do planeta (Michel, 2016). Esses desafios são exemplos de oportunidades que podem se transformar em um trabalho significativo e estimulante para os jovens. Além disso, quando os alunos descobrem esses desafios durante o processo de escolha da carreira, eles passam a conhecer questões atuais, eles se abrem para um mundo além dos empregos que já conhecem e se preparam. realmente participam da criação de seu futuro.

Existem também outras formas de ajudar os jovens na escolha da sua carreira. Os professores podem ajudar seus alunos a encontrar uma conexão entre seu projeto escolar e os desafios relacionados no mundo do trabalho. Os conselheiros orientadores podem buscar a ajuda dos pais e incentivá-los a discutir desafios e oportunidades com seus filhos diariamente. Os consultores educacionais podem ajudar os jovens a identificar os desafios que os interessam por meio da exploração direcionada da mídia, como impressos, revistas, livros e sites. Além disso, os conselheiros podem usar cartões de desafiopara facilitar o processo de escolha da carreira. Este conjunto de 25 cartas descreve os desafios atuais no mundo do trabalho nas áreas de saúde, tecnologia, sociedade, meio ambiente e economia. Para saber mais sobre o uso dos Cartões de Desafio e do Método do Desafio no processo de escolha de carreira e para ajudar os jovens a se prepararem bem para o futuro.

Nova call to action

Participação ativa na escolha de uma carreira: a trajetória de um aluno

Veja, por exemplo, Amanda *, uma aluna minha que recebeu esse tipo de ajuda. Nós a ajudamos a se afastar do processo tradicional de escolha de carreira e, em vez disso, identificar desafios e problemas. Um dos meus consultores primeiro pediu a Amanda que olhasse um exemplar da revista Você S/A, que traz artigos sobre questões profissionais e econômicas atuais, e escolhesse o artigo que mais a interessava. Uma vez encontrado, ele pediu a Amanda que identificasse quaisquer desafios ou oportunidades no conteúdo do artigo. Amanda escolheu um artigo sobre um novo tipo de alga desenvolvido para limpar cursos d’água poluídos por um derramamento de óleo. Ela leu cuidadosamente o artigo para identificar os desafios e oportunidades associados à limpeza da água poluída de um derramamento de óleo.

Depois de identificar os desafios e oportunidades, Amanda conduziu uma pesquisa para descobrir quais empresas estão trabalhando para enfrentar esses desafios. Ela até investigou de que forma esta empresa está tentando abordá-los e chegou a entrevistar funcionários que lideram diretamente esses esforços. Nesta pesquisa, Amanda descobriu o campo da engenharia científica de materiais. Em última análise, este é o campo que ela escolheu estudar. Essa abordagem ao processo de escolha de carreira ajudou Amanda a fazer uma escolha de carreira com foco na necessidade real da empresa e na solução relacionada. Além disso, ela aprendeu novas habilidades que a ajudarão a identificar desafios e problemas ao longo de sua vida.

Uma nova abordagem importante para os jovens

Com as enormes mudanças ocorrendo no mundo do trabalho e a velocidade com que essas mudanças estão ocorrendo, fazer uma escolha de carreira com base no cargo é cada vez menos útil. Para preparar adequadamente os jovens para o futuro, os conselheiros de orientação precisam parar de se concentrar em carreiras e empregos específicos e, em vez disso, focar em descobrir os desafios, problemas e oportunidades que existem no mundo. Esta mudança, por mais simples que seja, abre novas oportunidades, oferece uma perspectiva diferente sobre o futuro e permite-nos adotar uma abordagem única e voltada para o sucesso.

5 2 votes
Article Rating

Por: FELIPE NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Expertise em abertura de filiais em estados diferentes, definição e análise de KPI´s, implantação de métricas operacionais, negociação com clientes, acompanhamento de projetos, gestão remota, acompanhamento de resultados, direcionamento, alinhamento estratégico, treinamentos e desenvolvimento com foco em change management da atuação de cada colaborador. Sou um agente de mudança dinâmico, motivado e composto, com uma paixão robusta por alcançar o inatingível, utilizando comunicação, análise e colaboração. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments