logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Marketing, Vendas e Atendimento > Relacionamento com o cliente: entenda a melhor forma de atender seus parceiros

Sumário

Relacionamento com o cliente: entenda a melhor forma de atender seus parceiros

Saiba o que é preciso para aprimorar as estratégias e atender os clientes da sua empresa de uma forma adequada e vantajosa!

Temos que ser empáticos. Esse é um aprendizado que carregamos e repassamos a cada colaborador. Colocar-se no lugar do outro. É uma questão de respeito com quem faz as empresas crescerem e se consolidarem. Por isso, o relacionamento com o cliente é uma questão tão importante.

A importância dessa relação deve ser tratada como prioridade e, como resultado, essa proximidade é retribuída em forma de confiança e reconhecimento.

Aliás, muito se fala em satisfação do cliente, mas poucos atrelam esse sentimento à experiência do cliente com a empresa. A pesquisa Customer Experience Trends Report 2020, da Zendesk, por exemplo, apontou que 74% dos clientes se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa.

E sabe qual fator é decisivo para torná-lo um cliente fiel? Para 80% dos brasileiros, o principal aspecto é o atendimento. Ou seja: a satisfação e a fidelidade do seu cliente está muito relacionada à forma que você o recebe, dá suporte e atenção.

Pensando nisso, no texto de hoje mostramos as diferentes e melhores formas de se relacionar com o cliente e ter sucesso na ação. Leia e anote as dicas!

Qual o objetivo do relacionamento com o cliente?

Sem dúvidas, o relacionamento com o cliente é uma peça fundamental no cenário empresarial moderno, já que uma boa parceria se torna benéfica para todos. Desse modo, o principal objetivo desse relacionamento é estabelecer laços duradouros, baseados na confiança, satisfação e compreensão mútua.

Outro objetivo crucial é proporcionar uma experiência consistente em todos os pontos de contato. De fato, seja por meio de atendimento ao cliente, redes sociais ou interações presenciais, manter uma experiência uniforme reforça a imagem da marca e constrói uma reputação positiva.

Como é o relacionamento com os clientes?

Primeiramente, o relacionamento com o cliente busca criar uma ligação emocional entre a as empresas. Isso vai além da qualidade do produto ou serviço oferecido, envolvendo a construção de uma narrativa que ressoa com os valores e necessidades do cliente. Uma conexão emocional fortalece a fidelidade do cliente, incentivando-o a escolher a empresa repetidamente.

Além disso, o relacionamento com o cliente visa entender as necessidades individuais e preferências de cada cliente. Ao adotar uma abordagem personalizada, as empresas podem adaptar seus produtos, serviços e interações para atender às expectativas específicas de cada caso. Isso não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também demonstra um compromisso genuíno em compreender e atender às suas demandas exclusivas.

Desse modo, a boa parceria com o cliente desempenha um papel vital na coleta de feedback. Ouvir atentamente as opiniões dos clientes fornece insights valiosos para aprimorar produtos e serviços, antecipar tendências do mercado e resolver problemas de maneira proativa.

Quais são os principais tipos de relacionamento com o cliente?

Existem diferentes tipos de relacionamento com o cliente. Conheça os principais deles:

Transacional

  • Focado em transações comerciais rápidas e eficientes
  • Geralmente associado a produtos ou serviços de compra única;
  • A ênfase está na conclusão da transação e na eficácia do processo.

Colaborativo

  • Busca estabelecer parcerias de longo prazo entre a empresa e o cliente;
  • Envolve a co-criação de valor, com ambas as partes contribuindo para o sucesso mútuo;
  • A comunicação aberta e a colaboração contínua são fundamentais.

Relacionamento baseado em confiança

profissionais conversando com clientes
  • Construído na transparência, integridade e confiabilidade;
  • Enfatiza a honestidade nas interações e a entrega consistente;
  • Os clientes confiam na empresa como um parceiro confiável.

Relacionamento de serviço

  • Destaca o suporte ao cliente e a prestação de serviços de qualidade;
  • Focado em resolver problemas, responder a perguntas e garantir a satisfação do cliente;
  • Pode incluir serviços pós-venda e assistência técnica.

Experiência do cliente

  • Centrado na criação de uma experiência positiva e memorável;
  • Envolve personalização, antecipação das necessidades do cliente e foco na jornada do cliente;
  • Busca criar clientes leais por meio de experiências excepcionais.

As vantagens de oferecer recompensas instantâneas

homem atendendo cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar incessantemente estratégias que possam garantir clientes satisfeitos. Nessa corrida, largam na frente as companhias que desenvolvem projetos que não só valorizam a parceria com o cliente, mas também estimulam o estreitamento e a fidelização do mesmo com os seus produtos.

Neste contexto, cresce a procura por soluções que aproximem o público das marcas em todas as áreas de mercado. E quem tem brilhado na solução deste objetivo é o chamado marketing de engajamento baseado em recompensas instantâneas, em que as empresas oferecem benefícios aos seus clientes para estimular a compra de produtos ou simplesmente por usar os serviços.

O que são essas recompensas?

Trata-se de benefícios imediatos oferecidos como reconhecimento ou incentivo imediato após uma interação comercial. Isso pode incluir descontos instantâneos, pontos de fidelidade aplicados imediatamente, brindes ou ofertas exclusivas. O objetivo é criar uma experiência positiva, aumentar a satisfação do cliente e incentivar a fidelidade.

Ou seja, ao proporcionar benefícios tangíveis imediatos, as empresas não apenas reconhecem o valor do cliente. Elas promovem a repetição de negócios e fortalecem a conexão emocional, construindo uma relação mais duradoura, fidelizando a clientela já existente e, até mesmo, conquistando novos parceiros.

Leia também:

Como reter o cliente mesmo em períodos de crise?

Sem dúvida, a pandemia acelerou a transformação digital. Antes dela, era impossível, imaginar que o mundo iria sofrer uma crise tão forte a ponto de mudar profundamente nossas vidas. A nova realidade fez com que as empresas e nós mesmos mudássemos nossos comportamentos, processos, hábitos, valores e atitudes.

No mercado de trabalho, as transformações nos obrigaram a responder muito rápido e buscar soluções para nos mantermos em pé. Novas estratégias foram traçadas, novos canais de comunicação e processos foram criados e, principalmente, mudou o olhar para as empresas parceiras.

A seguir, separamos algumas dicas sobre como realizar o melhor atendimento ao cliente para conseguir sua retenção.  Veja:

1 – Mostre presença no universo digital

Analise estrategicamente os rumos do negócio e o comportamento de suas personas, atenda às necessidades do seu público-alvo, encontre soluções para os problemas. O que sua empresa precisa oferecer é qualidade, criatividade e, claro, um custo-benefício relevante.

2 – Seja flexível

Sabemos que o momento exige flexibilidade e foco em resultados. Para nos mantermos firmes no mercado, precisamos estar flexíveis às mudanças, e, principalmente, fortalecer a parceria com cada cliente, tendo empatia, criatividade e proximidade. Agora é uma fase em que temos de mostrar a importância do nosso trabalho. Desse modo, sugira novas ideias e ações, invista em um bom atendimento e crie maneiras diferentes nos processos.

3 – Saiba tudo sobre o seu cliente

Como já dizia Philip Kotler que “reter clientes pode ser de cinco a sete vezes mais econômico do que investir em novos clientes”. Então, dê um passo à frente e aproveite esse cenário para reformular sua visão sobre esse que é seu principal ativo.

Então, criar uma relação de confiança é um bom começo, mas agora é o momento de fortificar esses laços. Esteja pronto para se aproximar e se fazer disponível aproveitando os meios que você tem, como as redes sociais e o WhatsApp. Todos estão procurando uma forma de economizar e ser mais rentáveis — pois o próprio consumidor final está revendo orçamentos e apertando o cinto. A vantagem é que, quando um cliente é fiel à sua marca, você geralmente não é lembrado em momentos de cortes.

Comprometimento é a palavra-chave para reter o cliente. E precisamos ir além: entender o negócio, suas personas, as estratégias, tudo isso é fundamental para que possamos atingir um resultado efetivo. Para sermos assertivos, precisamos ouvir mais o cliente e encontrar soluções que sejam de fato aquilo de que ele precisa.

Aprenda mais em nosso curso Comunicação Eficaz. Assista ao conteúdo gratuitamente e entenda como se comunicar de uma forma realmente eficiente com clientes, equipe e parceiros!

Cliente feliz é fruto de uma equipe feliz

equipe de trabalho de relacionamento com o cliente

Certamente, no fundo, atrás de um resultado “mais ou menos” está, muito provavelmente e na maioria dos casos, uma equipe que não está satisfeita. Uma equipe infeliz, como sabemos, não brilha e sem brilho não há grande potencial de sucesso.

Os líderes de empresas não podem dar-se ao luxo de não criar o contexto ideal para que as suas equipes brilhem. Independentemente do seu estilo de liderança, os recursos humanos são uma peça-chave e têm de ser valorizados.

As crises financeiras não podem, nem devem ser desculpa para a desvalorização das pessoas até porque a motivação e a realização nem sempre encontram a sua causa na remuneração. E são esses momentos de maior dificuldade que nos devem obrigar a puxar pela imaginação e por algumas competências às vezes esquecidas.

Por outro lado, nos momentos de ótimos resultados, é preciso partilhar os sucessos que não são só nossos. Aliás, é mais que necessário reconhecer as competências dos outros e celebrar os sucessos conjuntamente. Caso contrário, ou ficarão desmotivados ou partirão para outros caminhos.

Ou seja, se quisermos talentos, teremos de os segurar. E os clientes agradecem. Pois, sem colaboradores felizes não existem clientes felizes e sem clientes felizes não existem empresas felizes.

Conclusão

De fato, o objetivo do relacionamento com o cliente vai muito além da venda de um produto ou serviço. Visa construir uma parceria duradoura, baseada na compreensão, confiança e comprometimento. Quando as empresas priorizam o estabelecimento dessas relações sólidas, não apenas prosperam no curto prazo, mas também garantem uma base sólida para o crescimento sustentável a longo prazo.

Por isso, invista em cuidados para se relacionar com o cliente de forma cada vez mais eficiente. Assim, colherá excelentes frutos em sua empresa!

Nosso artigo acaba de chegar ao fim. Mas, se gostou do conteúdo, continue acessando nosso portal para ler outros textos como este!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Graduada em Gestão de Recursos Humanos, com MBA em Gestão de Negócios e Pós em Marketing e Comunicação Digital, já atuei na área de RH, comunicação, atendimento ao cliente como customer success, e atualmente realizo treinamentos com foco na Gestão comportamental e estruturação de projetos.
Assine a nossa Newsletter